Chamar a atenção, despertar o desejo, atrair clientes. Esses são os sentimentos que o logo de uma lanchonete deve gerar no consumidor que passa por ela. Sua imagem deve remeter a uma experiência, o famoso “Hum!”.
Já sentiu a responsabilidade que seu logotipo deverá ter, não é mesmo? Envolvimento certamente deverá ser um elemento marcante. Quer saber mais? Então, acompanhe as dicas a seguir para criar uma identidade de impacto e alavancar vendas.
Dicas para criar logo de lanchonete
Não adianta simplesmente escrever um nome colorido, o logo de uma lanchonete precisa de uma criação cuidadosa, descubra como criar o seu.
Um cenário de dar água na boca
No Brasil, a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas, segundo a revista Forbes, e deve levar todo setor de food service a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao ano. E esse número pode crescer.
Para o Sebrae, montar um negócio no segmento de alimentação possibilita a criação de um ponto de encontro e de obter uma clientela assídua. Portanto, gere um ambiente atraente e criativo e some a isso, bom atendimento, com toque caprichado de uma comunicação inovadora e agradável.
Fique por dentro: Guia do design: Aprenda como criar logos do zero!
O logo para lanchonete começa com planejamento do negócio
Não basta apenas desenhar uma imagem legal e colocar na frente do estabelecimento. Como o logo de lanchonete representa a sua identidade, ele deverá trazer sua personalidade, seu jeito de ser.
E tal tarefa se inicia com o planejamento do próprio empreendimento, visando melhorar a gestão de desempenho empresarial.
Veja as dicas que selecionamos:
O público consumidor é bastante abrangente. Desta forma, definir o alvo certo é importantíssimo. Conheça a faixa etária, hábitos alimentares e faixas salariais;
Analise os concorrentes e crie uma estratégia de diferenciação. Ela pode ser obtida pela qualidade, pela variedade dos produtos comercializados e pela forma como as pessoas são recebidas no estabelecimento;
Pense em qual ambiente quer criar para seus clientes. Quer que seja um lugar descontraído e divertido? Um lugar charmoso? Irreverente? Retrô? Com base na experiência que quer oferecer, dirija seus esforços e, claro, sua comunicação.
Veja também: Plano de Negócio para um bar & lanchonete
As cores do logo para lanchonete devem traduzir um estilo
As cores têm o poder de provocar uma sensação, um sentimento. Por isso, o logo de lanchonete deve trazer os atributos do negócio. Se, por exemplo, você escolheu criar um ambiente no estilo anos 60, explore cores que reflitam isso.
Vale destacar que o vermelho é uma cor bastante usada por empreendedores do ramo alimentício, uma vez que estimula o apetite. Mas, para fazer uma escolha segura de que cor será o logo de lanchonete, conheça alguns significados:
Azul: honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade.
Vermelho: ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação.
Verde: equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado a natureza, meio ambiente e harmonia.
Laranja: otimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social.
Amarelo: estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. Cuidado com o excesso de amarelo, pois pode produzir a sensação de ansiedade.
Roxo: imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia.
Rosa: cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance.
Branco: seguro, conservador.
Preto: poderoso e sério.
Após escolher as cores do logo para lanchonete, teste o formato em preto e branco. É fundamental que ele também possa ser aplicado desta forma.
Confira mais detalhes: As 5 cores ideais para lanchonete dar água na boca!
3 Erros clássicos em logos de lanchonete
Muitas pessoas insistem em certos erros que se repetem constantemente. Destacamos aqui os mais comuns, pra você evitar a todo custo:
Exagerar no uso das cores no logo para sua lanchonete é um erro. Como a ideia é chamar a atenção, alguns acabam usando um verdadeiro arco-íris. O resultado é a ausência de comunicação e a presença de muito mal gosto;
Uso de banco de imagens na criação do logo de lanchonete. Para refletir um estilo, um logo deve ser único, não construído com imagens universais;
Uso de fontes de difícil leitura e com sombreado. Isso torna difícil a reprodução da marca.
Importante: ao desenvolver o logo para a sua lanchonete, pense em sua aplicação em diversas mídias: site, redes sociais, cartão de visita, fachada etc. Aproveite e crie um manual de uso da marca para padronizar formatos e todos seus detalhes. Afinal de contas, zelar por uma boa marca é cuidar de sua identidade. Pense nisso!
Dicas especiais: Aumente as vendas do seu bar, restaurante ou lanchonete
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