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Foto do escritorWe Do Logos

Evoluções e mudanças em logos internacionais

Antes de falarmos da evolução que muitos logos internacionais têm promovido para renovar suas marcas, dê uma olha nessas dicas sobre como são empregados os elementos e símbolos na hora de criar logos de marcas famosas.

Afinal, quando logomarcas internacionais evoluem, na maioria das vezes, são eles que recebem parte das alterações mais significativas.

Dicas do uso de símbolos em logos internacionais


A logo do Tiger Woods não é um taco de golfe, a da Crocs, como visto acima, não faz referencia alguma ao calçado (nem os pés do crocodilo aparecem!), a da Xerox não tem nada a ver com uma fotocopiadora.

Logosde marcas famosas do segmento da Informática não precisam mostrar elementos do mundo dos computadores, logos de médicos ou dentistas, não precisam mostrar bocas, sorrisos, pessoas ou estetoscópios.

Só porque algo é relevante, não significa que deve ser a escolha certa. A única regra é pensar em símbolos que não denigram a imagem que o seu cliente deseja transmitir. Todo o resto é permitido. Quanto mais criativo, melhor.

Veja neste e-book a importância de criar uma marca forte:


Logos de marcas famosas que evoluíram e se redesenharam recentemente

Mesmo as grandes marcas, muitas vezes, não eternizam seus logotipos. Muitas fazem pequenos ajustes neles com o passar dos anos, deixando-os com um ar mais moderno e renovado.

Recentemente, algumas grandes logomarcas internacionais decidiram que estava na hora de renovar suas imagens, entre elas, o Facebook.

Pela primeira vez desde a sua criação, a rede social decidiu mudar sua marca e logotipo. Junto com a rede de Zuckerberg, outros logos internacionais e algumas marcas famosas do Brasil também apostaram em uma reforma visual para buscar novas posições diante dos consumidores.

Abaixo, confira as marcas que mudaram seus logotipos em 2013.

Facebook

A rede social, durante o mês de abril, alterou seu logotipo e todos os ícones internos pela primeira vez em muitos anos.


Como podemos observar, o logotipo principal ficou mais limpo, pois perdeu a faixa azul clara que ficava na base da caixa, e a letra “F” chega até a margem do símbolo. O objetivo foi simplificar e padronizar os elementos gráficos da rede.

Dako

A conhecida fabricante de eletrodomésticos mudou seu logotipo em março deste ano. O objetivo é deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras, que são as mulheres modernas, jovens e que levam a vida de uma forma mais leve.


Desenvolvido pela equipe de marketing da empresa, em parceria com a Agência Deep, o logotipo mudou do vermelho para o roxo e traz agora um sorriso.

Banco Panamericano

O banco anunciou a mudança em sua marca no mês de maio, mudando o nome da instituição para Banco Pan. O logotipo, antes verde e amarelo, passou a exibir a cor azul.


A mudança é parte de um processo de reestruturação da companhia que tem acontecido nos dois últimos anos. A instituição, que antes pertencia ao grupo Silvio Santos, foi vendida para o BTG Pactual.

Brasil Pharma

No mês de abril, a Brasil Pharma também fez alterações em sua identidade visual. A rede trocou o Z de sua marca pelo S, deixando o nome mais brasileiro, além de ter mudado também seu logotipo.


Segundo a empresa, a nova identidade foi inspirada no símbolo da rosa dos ventos, que foi escolhido para retratar a abrangência territorial da rede, que está presente em todo o país.

Volkswagen

Em março, a Volkswagen renovou mundialmente seu  logotipo. O projeto foi desenvolvido pela equipe de Corporate Design da Volkswagen na Alemanha, onde está a sede da empresa.


O novo logotipo tem como características principais os traços hiper-realistas, que destacam a tridimensionalidade e o efeito cromado em relação ao logo anterior.

Chery

A empresa chinesa anunciou uma nova estratégia para a marca em abril, o que envolveu também a criação de um novo logotipo, deixando para trás o que tinha sido usado desde a fundação da empresa, em 1997.


A mudança faz parte de uma luta da empresa contra a recente crise de vendas e de identidade, trazendo um logotipo mais uniforme e moderno.

De logo a We Do Logos entende! Confira este projetos em que 20 de nossos designers enviaram 49 opções de logotipos para uma sorveteria!

9 exemplos da evolução de logos internacionais de marcas famosas

Dê uma olhada neste quadro que mostra o antes e o depois de vários logotipos internacionais.


Confira mais logos internacionais que evoluíram: 6 logomarcas famosas e sua evolução criativa

Exemplo de evolução de logotipo de marca famosa nacional

Outra marca que merece um estudo especial em nossa lista é a Tintas Coral.

Ao adotar a nova identidade visual, tinha como objetivo traduzir a missão da marca: “levar cor para a vida das pessoas”. O novo logo ficou bem mais colorido e apresenta o desenho de um humano pintando uma onda colorida sobre a tipografia. A fonte também foi alterada.

Criação by Design Bridge

Novo Logo


Logo antigo


Sua empresa precisa criar um logotipo e papelaria?


CASE de mudança de logo intranacional: FIAT

Conheça a história das evoluções no design de um dos logos internacionais mais famosos do mundo.

Os primeiros logotipos da maraca famosa de veículos, assim como a maioria dos símbolos na época, eram cheios de detalhes e funcionavam mais como brasões. O primeiro deles foi criado pelo pintor Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário. Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes às carruagens. A letra “A” peculiar dos primeiros símbolos permanece praticamente intacta até os dias de hoje no logotipo da marca.


Somente em 1925 a empresa lançou seu logotipo circular com a cor vermelha, no qual os adornos na moldura foram utilizados para celebrar a participação vitoriosa da FIAT nas primeiras corridas automobilísticas. Em 1929 foi introduzido um novo logotipo da marca, uma versão modernizada do utilizado na década de 20, moldura redonda com inscrição prateada. Em 1932 o logotipo adotou a forma retangular e após um ano ganhou o formato de escudo para se adaptar melhor as frentes dos novos modelos de carros. Esse símbolo permaneceu intacto por 36 anos, até o surgimento do famoso logotipo com 4 divisões no fundo azul. Esse logotipo começou a ser usado em 1968 e seu design foi ideia do diretor de design Mario Maioli.

Para comemorar os 100 anos de história, a FIAT introduziu uma nova identidade visual em 1999 com as características do logotipo de 1925, mas substituindo o vermelho por azul. O logotipo atual da marca italiana foi introduzido em 2006, inspirado no logo da década de 60, com a volta da cor vermelha, além de possuir mais sombras e curvas sinuosas. Foi usado pela primeira vez no modelo Bravo na Europa. No Brasil, sua estréia se deu através do Punto e logo após no Siena.

Hoje a Fiat está em 1* lugar como a maior fabricante de carros do Brasil e está em 8* lugar como a maior fabricante de carros do mundo.

Se quiser saber mais sobre a história da empresa acesse: http://www.fiat.com.br/mundo-fiat/novidades-fiat_5270.jsp

  1. Conheça outro case em que o design marcou o sucesso de uma empresa: História de sucesso: Point do Macarrão.

Se sua empresa precisa criar um logotipo ou evoluir sua marca, pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina onde mais de 85 mil designers esperam pelo seu pedido de material.


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