Logo, marca, logotipo e até logomarca são conceitos que ainda trazem confusão para alguns.
O que já podemos adiantar é que a maioria dos especialistas prefere não usar o termo logomarca, que seria um neologismo inapropriado, conforme já discutido em outra postagem deste blog.
Quanto a logo e logotipo, alguns consideram que são a mesma coisa, outros fazem pequenas diferenciações, veja:
Segundo a Professora Clotilde Perez, em seu livro Signos da Marca, “O logo pode ser definido como a imagem da palavra. Neste caso, cada palavra possui sua própria imagem tipográfica, muitos logos são constituídos de figuras que podem ser abstratas ou imitativas”.
No próprio livro da autora, ela cita Strunk, que tem uma opinião diferente: “Logotipo é a particularização da escrita de um nome. Sempre que vemos um nome representado por um tipo de letra, isso é um logotipo.”
De forma bem resumida: para alguns, logotipo é um tipo especial de logo que tem letras.
Para acabar com qualquer dúvida, juntamos diversas definições desses termos das fontes mais confiáveis, incluindo designers, professores, instituições de ensino, institutos de marcas e patentes e até dicionários.
Confira a seguir nossas duas listas de definições de marca, logo e logotipo, começando pelos mais controversos, logo e logotipo:
14 Definições de logo ou logotipo
Abaixo uma lista de definições de logo ou logotipo, começando com o famoso Paul Rand, lenda do design e criador de vários logotipos famosos.
1- Paul Rand
“Um logo serve como abreviação visual para uma organização, produto ou serviço.Um logo é menos importante do que o produto que ela significa; o que ele significa é mais importante do que o que ele parece.Um logo deriva seu significado da qualidade da coisa que ele simboliza, e não o contrário.Um logo é uma bandeira, uma assinatura, um escudo.Um logo não vende (diretamente), ele identifica.Um logo raramente é uma descrição de um negócio.”
Veja um artigo de Paul Rand (em inglês): Logos, Flags, and Escutcheons
2- Ana Luiza Escorel
Logotipo: “O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo. Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.”
3- Augusto Schwartz
Logotipo: “Conjunto de letras especiais que caracterizam uma marca comercial.”
4- Jacob Cass
“Um logo identifica um negócio em sua forma mais simples através da utilização de uma marca ou ícone.”
5- MIT Graphic Identity
Logotipo: “Parte de um sistema de identidade gráfica, um logotipo é um símbolo que incorpora elementos de uma organização, tais como valores, objetivos, missão e cultura”.
6- INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial de Portugal
Logotipo: “O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual determinada entidade pretende ser conhecida junto do público. O logotipo pode ser constituído por um sinal ou conjunto de sinais suscetíveis de representação gráfica, nomeadamente por elementos nominativos, figurativos ou por uma combinação de ambos.”
7- Guia do Designer Gráfico
Logotipo: “Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com uma personalidade própria. Elemento de identidade visual comumente denominado, abreviadamente, de logo. Marca comercial de uma empresa, constituída por uma ou mais palavras ou por um grupo de letras grafadas em desenho e estilo característicos.”
8- Dicionário de Marketing Powerminas
Logotipo: “Letras utilizadas para compor o nome de marca ou empresa.”
9- Oxford Dictionaries
Logo: “Um design impresso ou símbolo que uma empresa ou uma organização utiliza como sinal especial”.
10- Business Dictionary
Logo: “Desenho gráfico reconhecível e distintivo, nome estilizado, símbolo original ou outro dispositivo para a identificação de uma organização. Ele está afixado, incluído ou impresso em todos os materiais publicitários, edifícios, comunicações, literatura, produtos, artigos de papelaria e veículos. Não deve ser confundido com uma marca, que identifica um produto ou família de produtos. Também chamado de logotipo.”
11- Dicionário Priberam
Logotipo: “Conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc.”
12- Wikipedia
“Um logotipo é uma marca gráfica, emblema, ou símbolo comumente usado por empresas comerciais, organizações e até indivíduos para auxiliar e promover reconhecimento público instantâneo. Logos são puramente gráficos (símbolos / ícones) ou são compostos pelo nome da organização (um logotipo ou wordmark).”“O logotipo (ideograma) é a imagem que incorpora uma organização.”
13- Investopedia
Logo: “A marca gráfica utilizada para identificar uma empresa, organização, produto ou marca. Logos podem ser exibidos ao lado ou no lugar do nome de uma empresa, a fim de gerar a consciência de associação da empresa com um produto ou serviço particular. O grafismo especial usado para isso pode ser uma versão estilizada do lettering impressa (como um wordmark) ou abstrato (como uma forma não relacionada com o lettering da empresa).”
14- Wikidicionário
Logotipo: “Forma particular como o nome de uma marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica”
Como você viu, o logo marca a identidade da empresa.
Então, logo, marca ou logotipo? Ainda confuso? Seguem mais algumas definições, agora de marca:
11 Definições de marca
1- Philip Kotler
“Uma marca é uma oferta de fonte conhecida.”
“Em essência, uma marca identifica a empresa ou o fabricante. Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo. Uma marca, é essencialmente uma promessa de uma empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores.”
Confira matéria da PEGN: 8 lições de marketing de Philip Kotler
2- INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial (do Brasil)
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.”
3- American Marketing Association – AMA
Marca: “um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los da concorrência”
4- Departamento de mercadologia, EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV
Marca: “… praticamente, todos os meios de identificação [da oferta], exceto, talvez, a embalagem e a forma do produto.”
5- Polia Lerner Hamburger
“Marca é o nome, termo, símbolo, grupo de palavras ou letras, desenho ou combinação desse todos, usados para identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores, distinguindo-os dos demais produtos ou serviços concorrentes.”
6- Leo Burnett
Marca: “qualquer coisa que deixa uma imagem mental da identidade da marca.”
7- Heidi Cohen
“As marcas são mensagens taquigráficas de marketing que criam vínculos emocionais com os consumidores.”
8- Ann Handley
“Marca é a imagem que as pessoas têm da sua empresa ou produto. É o que as pessoas pensam que você é.”
9- David Ogilvy
Marca: “A soma intangível dos atributos de um produto: o seu nome, embalagem e preço, sua história, sua reputação, bem como a forma como ele é anunciado.”
10- Al Reis
“A marca é uma ideia singular ou conceito que você possui dentro da mente de um cliente potencial.”
11- Sergio Zyman
“A marca é essencialmente um recipiente para a experiência completa de um cliente com o produto ou com a empresa.”
Entendeu mais claramente as diferenças e semelhanças entre logo, marca e logotipo?
Se você precisa criar um logo para a marca de sua empresa e quer que ele siga todos estes conceitos, uma boa alternativa é a We Do Logos. Nosso site criativo permite que você envie um pedido de design de logo ou diversos outros materiais de marketing para nosso time de designers profissionais. Em até 48h você começa a receber propostas, analisa e pede ajuste online até chegar no resultados que sua empresa precisa.