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Logo para arquitetura: crie seu espaço no mercado

Arquitetos são profissionais criativos, que conhecem as últimas tendências, que buscam surpreender e encantar com seus projetos, trazendo mais conforto e funcionalidade à vida das pessoas.

E como a maioria deles lida com vários aspectos da arte e do design, mesclando técnicas visuais, texturas, materiais e estruturas para compor obras que agradam aos olhos, muitos se acham na obrigação de criar seus próprios logos de arquiteto.

Sim, é compreensível que esta peça de comunicação seja impecável visualmente neste ramo de atuação. Afinal, seus clientes querem beleza (conforto e funcionalidade também, claro!).

Mas será que além de todas as qualidades e competências que um arquiteto tem que dominar, ele ainda é obrigado a entender de marketing e publicidade?

É exatamente para auxiliar você, que precisa de um logo para arquitetura, a entender alguns conceitos dessa “praia” mercadológica que criamos esta postagem.

Depois, a escolha é sua: criar seu logo de arquiteto com suas próprias mãos e talento, ou terceirizar para um designer especializado nisso.

As 6 perguntas que vão te ajudar a criar um logo para arquitetura

Posicionamento e público-alvo são os primeiros conceitos que você deve dominar. Os outros são mais próximos de sua área, como o uso de cores, tipografias e formas.

Vamos começar, então, nosso questionário para criação de logos para arquitetura?

1- O que você faz?

Calma! Sabemos que você é arquiteto.

Mas o posicionamento envolve algo mais: O que você faz de diferente, melhor que os demais, e que torna seu trabalho desejado pelo seu público?

Além disso, existem diversos tipos de arquitetos: de interiores, de residências, de espaços públicos, paisagistas, existem arquitetos que faz até pontes, outros gostam de criar mobiliário e também são artista plásticos.

Por isso, defina claramente o que você faz, para depois traduzir isso em seu logo.

2- Para quem você faz?

O público-alvo são os seus clientes. Assim, um arquiteto que projeta prédios comerciais tem um público diferente de um que projeta residências e de outro que é arquiteto de interiores.

Além disso, existem características para cada público, divididas em 2 perfis:

  1. Perfil sóciodemográfico: qual a renda, classe social, nível de escolaridade, idade, gênero de seus clientes, etc.

No caso de empresas, além de fazer um perfil como este para o tipo de profissional com quem você trata, como diretores de empresas ou orçamentistas; você também pode traçar como é o perfil da empresa em si: quanto fatura, ramos de atuação, localização etc.

  1. Perfil comportamental: este é o mais importante. Quais os valores de seus clientes? Eles procuram conforto ou beleza? Sofisticação ou praticidade? Arrojo ou um estilo clássico?

Saber que tipo de música eles ouvem, como se divertem, que lugares frequentam e outros dados com estes, ajuda bastante a definir o perfil.

Caso você tenha vários tipos de clientes, pode criar mais de um perfil e até perfis familiares.

Agora você sabe o que valorizar em seu logo para arquitetura para que seu público se identifique com ele.

3- Meu logo terá um símbolo?

Resumindo, logotipos costumam ter 4 elementos principais:

  1. Um símbolo (não obrigatório)

  2. Uma tipografia (também não obrigatório)

  3. Cores

  4. Formas

Assim, o logo da Mercedes é uma estrela prateada de três pontas (alguns dizem que é uma hélice) dentro de um círculo. Ok, isso pode ser considerado um símbolo.

A estrela simboliza riqueza e luxo, o círculo a perfeição e o prateado mais luxo e riqueza. Repare que não usam tipografia, não há necessidade de letras para este logo já tão conhecido.

Por outro lado, o logo da Google não tem símbolo algum, são apenas letras coloridas.

Pense nisso na hora de criar seu logo de arquiteto.

4- Que cores usar?

Querer falar de cores para um arquiteto seria ensinar o padre nosso ao vigário. Mas é importante ter em mente que as cores na publicidade podem ter significados diferentes da arquitetura.

O preto, por exemplo, é muito usado para demonstrar luxo e sofisticação; o azul escuro, tradição e conhecimento; o amarelo, prosperidade e luminosidade; o verde, crescimento e juventude; o laranja, aconchego e calor; o vermelho, paixão e aventura e assim por diante.

Por isso, além de seus vastos conhecimentos sobre cores, pesquise como a publicidade as usa, na hora de pensar em seu logo de arquitetura.

5- Que tipografia usar?

A tipografia, escolha dos tipos de letras, é tão interessante que foi uma das poucas matérias que Steve Jobs cursou em Harvard, antes abandonar a escola.

Letras com serifas, por exemplo, são inspiradas na tipografia romana e grega, por isso, passam uma postura mais clássica e tradicional. Ao contrário, letras sem serifas, como as da Google, transparecem mais modernidade e tecnologia.

Tipos em itálico costumam ser associados a velocidade e dinamismo; letras bold, mais grossas, com solidez; letras light, mais finas, com tecnologia e precisão.

Qual destes valores quer passar em seu logo de arquiteto?

6- Quais as formas mais adequadas?

Linhas, traços, pontos, curvas, círculos, ângulos… como um mestre nessa arte, use todo seu talento e escolha a melhor maneira de usar as formas para criar o logo para arquitetura perfeito para seu escritório, transmitindo seus valores para o seu público.

Agora, se você está cheio de projetos para fazer, que tal usar o poder colaborativo da internet e terceirizar este trabalho, por meio de uma concorrência criativa?

Isso mesmo: em sites como o We Do Logos você passa seu briefing e diversos designers enviam suas criações para você dar sua opinião e pedir quantas alterações quiser, até seu logo de arquitetura ficar do jeito que você deseja.


Veja mais motivos para usar a We Do Logos:


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