Que um logo é importante, todos já sabem, né? (Se quiser saber mais sobre a Importância de um logo para o seu negócio, leia esse post aqui). E no caso de logo para farmácia, um negócio onde a confiança e a fidelidade são muito importantes, a criação dessa peça de comunicação pode fazer a diferença em uma empresa.
Indo além, as vezes não nos damos conta de que uma loja varejista como a farmácia, precisa e pode ter um logo. Um logo que faça a total diferença, fazendo com que essa farmácia aumente suas vendas e com que passe mais confiança e credibilidade para seus clientes. Até por que o cliente vai notar, ainda que involuntariamente, que se o dono da farmácia é um cara que investe nessa primeira impressão, ele investe também em algo melhor para seus clientes.
Portanto, quando você for buscar um profissional (aqui no We Do Logos temos mais de 80.000 designers especializados em projetos de logotipo) para fazer um logo para farmácia, tente pedir algo diferente, inusitado. Mesmo por que, você precisa se diferenciar de alguma forma dos seus concorrentes. Seja pelo posicionamento, seja pelo preço ou pelo logo. Não deixe que logos parecidas o influenciem.
Dica We Do Logos: Busque por cores diferentes (as mais usadas são azul e vermelho, mas você pode pedir variações dessas cores pra mudar um pouco); Tente um novo estilo do que aquela tradicional cruz que tem em quase todos os logos para farmácias; Ou seja mais ousado: não coloque a cruz 😉
Tendências de design adequadas para logos de farmácia
Você pensa que existe uma fórmula para logos de sucesso no design? You know nothing! Logotipos de sucesso dependem não só da experiência e vivência do designer em questão, como também da apropriada depuração do conceito que irá nortear o projeto. Uma leitura importante do mundo das grandes marcas atualmente é o conceito e valor agregado da marca como experiência. Para o empresário do setor de design Délcio Almeida, a questão do estilo próprio e o acesso a recursos infinitos fazem com que as configurações dos logos fiquem muito parecidas. “Uma marca deve traduzir o negócio da empresa ou do evento, não algo passageiro. O conceito sempre será o ponto mais importante de qualquer processo de criação, tanto nas escolhas visuais, quanto na utilização de símbolos’’, defende Almeida.
Um logo bem feito, que expresse a personalidade do produto, é elemento chave dentro do complexo processo de branding, que pertence mais aos consumidores do que à própria marca e deve unir seu conceito e aplicabilidade. Pensando nisso, destacamos 3 tendências universais da indústria de logos e como podem se adequar na criação de logotipos para farmácias.
1. Flat-Design
Na contramão da febre dos cinemas 3D em todos os shoppings do país, temos o flat-design e sua grande sacada de trocar a ilusão do 3D pela simplicidade do 2D, extraindo de ícones os sombreamentos e texturas. Com uso de monogramas e de tipografias estilizadas, o flat-design se destaca, fundamentalmente, pelas formas limpas, planas, de fácil leitura e compreensão. Um dos maiores propulsores da onda flat-design é o Windows 8. O seu layout clean – com botões de comando em forma de quadrados, retângulos e círculos – acaba deixando a interface com o usuário bem mais prática e tecnológica.
Simplicidade e praticidade são dois valores normalmente associados à saúde e ao bem-estar que esta tendência do design pode ajudar a se associar a um logo para farmácia.
2. Limpos e leves
Novamente: limpeza e leveza são conceitos que remetem à saúde, à higiene e à qualiddae de vida: tudo a ver com farmácias! E os logos estão cada vez mais sutis e leves, pois o mercado já percebeu que quando são de fácil leitura ou identificação, aumenta a probabilidade de fidelização com o cliente. No entanto, para se chegar a tal grau de simplicidade gráfica é preciso – mais uma vez – trabalhar e retrabalhar o conceito por trás do logo, tanto na linha do flat-design quanto do tradicional. Um grande exemplo deste trabalho vem de uma das maiores referências do design brasileiro e internacional, Alexandre Wollner, são logos como Itaú, Masp e Hering conhecidas mundialmente. Wollner segue uma linha simples sem muitos elementos visuais e sem perder a originalidade. Para o designer, um logotipo bem pensado nunca perde a sua atualidade e a potencialidade de representar os valores de determinada empresa, produto ou serviço.
3. Retrô
Tonalidades fortes típicas de cores “quentes” como laranja e vermelho e suas análogas instrumentalizadas com o efeito de opacidade são uma constante no catálogo retrô, assim como a infalível combinação entre preto, branco e vermelho. Em ações de rebranding, diversas marcas têm se revitalizado, testando cores novas em logos que voltem a impactar o consumidor. Muitas vêm aderindo ao conceito retrô, conquistando consumidores através da nostalgia. Como no caso da Granado, empresa de cosméticos e perfumaria fundada em 1870 que passou por recente processo de resgate da marca com enfoque na tradição das “pharmácias”, com o uso de fontes estilizadas nos logos. Vale lembrar que desenhar letras é uma arte minuciosa e utilizá-la para combinar com designer de uma logo é um trabalho cauteloso.
Para farmácias tradicionais, que contam com a fidelidade dos clientes, este tipo de logo pode ficar perfeito!
Agora que já descobriu as principais tendências do design para logos, está na hora de colocar as ideias em práticas! Que tal fazer um logo profissional, com muita agilidade e preço acessível, usando o maior site de concorrência criativa da América Latina: We Do Logos?
Confira alguns logos criados em projetos executados no We Do Logos!
Exemplos de logo para farmácia
Projeto: Logo para farmácia Gaia
Artes enviadas: 30
Designers participantes: 13
exemplo de proposta enviada:
Simples e objetivo a identidade do farmaceutico Gaia, farmácia de manipulação:
Confira mais exemplos de logotipo para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Farmácia Veterinária
Artes enviadas: 58
Designers participantes: 15
Proposta vencedora:
Farmácia voltada para o público animal:
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Projeto: Logo para Farmácia Bella Pelle
Artes enviadas: 24
Designers participantes: 17
Proposta vencedora:
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Projeto: Logo para farmácia Rondofarma
Artes enviadas: 46
Designers participantes: 14
Proposta vencedora:
OBS.: Esta concorrência ocorreu no modo oculto.
Projeto: Logo para drogaria Bem-estar
Artes enviadas: 53
Designers participantes: 27
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logotipos para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Drogaria Santa Luzia
Artes enviadas: 54
Designers participantes: 20
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logotipos para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para drogaria Santa Terezinha
Artes enviadas: 33
Designers participantes: 13
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logotipos para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Drogaria Jubileu
Artes enviadas: 53
Designers participantes: 15
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logotipos para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo e papelaria para Farmácia Nova
Artes enviadas: 114
Designers participantes: 32
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logomarca para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Farmácia Lippia
Artes enviadas: 68
Designers participantes: 22
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logomarca para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Farmácia Méthodus
Artes enviadas: 40
Designers participantes: 7
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logomarca para farmácia participantes deste projeto.
Projeto: Logo para Farmácia Dose Extra
Artes enviadas: 68
Designers participantes: 24
Proposta vencedora:
Confira mais exemplos de logomarca para farmácia participantes deste projeto.
10 identidades visuais de farmácia
Você sabia que o Brasil está na lista dos 5 países que mais consomem medicamentos no mundo ? Por isso, é grande o número de negócios farmaceuticos e cada vez mais donos das marcas que procuram criar para sua micro empresa.
Para ajudar na hora de gerar na ideia do seu negócio, separamos um portfólio com 12 projetos finalizados pela nossa plataforma para você se inspirar na hora de contratar sua marca. Vamos conferir ?
Ideia de parceria com seu consumidor é uma ótima estratégia
Cliente quis fugir do padrão e criou uma identidade visual personalizado parasua farmácia:
Logomarca para uma Loja da farmácia, confira como ficou a identidade visual:
Farmaceutico escolheu a marca com seu próprio nome:
Outra logo com cores personalizados para sua farmácia de manipulação:
Sacola e etiqueta personalizados com a marca do farmaceutico:
Marca de farmácia foca em preço:
Farmácia investe em toda identidade visual. Olha como ficou profissional!
Logomarca que originou a papelaria acima
Farmácia utiliza cores padrão: vermelho e azul
Azul e vermelho são cores presentes nas maiorias das farmácias:
Curtiu todas as marcas ? Conte pra gente qual foi sua favorita e qual estilo você aplicaria para o seu negócio. Se tem um amigo que vai abrir a sua, indique pra ele se inspirar também!
O que achou dessas propostas de logo para farmácia? Inicie agora o projeto do seu logotipo no We Do Logos! Depois de fazer seu pedido, em 24 horas já estará recebendo propostas de logo para selecionar e pedir ajustes até chegar no resultado que você quer! E se nenhuma ideia agradar, você pode pedir seu dinheiro de volta! Faça como mais de 30 mil empresas satisfeitas, agilize seus materiais de comunicação com o We do Logos!