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A psicologia dos logos nos logos de psicologia

Dia 27 de agosto comemora-se o Dia do Psicologo. O profissional que conhece melhor que ninguém nossa mente, tem a função de analisar comportamento e ajuda a solucionar os prolemas emocionais do indivíduo.

E você já pensou como um psicólogo faz para definir seu logo de psicologia? Afinal, simbolismos é a praia deste profissional!

Com um mercado cada vez mais em expansão, cresce o número de consultórios atendendo clientes em todas as áreas ou regiões. Com isso, é necessário criar uma marca forte para ter seu trabalho reconhecido com credibilidade e confiança.

Na We Do Logos, já recebemos muita demanda deste segmento e para homenagear a data, resolvemos separar um Portfólio de 7 projetos finalizados na nossa plataforma para inspirar na criação da sua Identidade Visual.

Mas, antes disso, confira algumas dicas da psicologia dos logos (para logo de psicologia ou qualquer outro ramo!)

A psicologia dos logos: saiba como sua logo impacta seus clientes

Você sabia que a logo da sua empresa comunica imediatamente sobre sua imagem e valores? Você sabia que hoje existem muitos estudos sobre criação de logotipos e psicologia atrelada ao processo? É como se os logos mexessem diretamente no cérebro do cliente e transmitissem uma mensagem rápida, a primeira visualização.

Com base nisso, os designers e profissionais de marketing trabalham para encontrar novas maneiras de explorar o cérebro. Isso pode ser chamado de “psicologia da marca”ou “psicologia dos logos“. Entender um pouco sobre ela pode ajudar na escolha da melhor logo para a sua empresa.

Confira algumas dicas sobre este assunto:

Interromper padrões e oferecer conforto

A psicologia dos logos segue a seguinte lógica: a mente humana sempre consegue detectar padrões com facilidade e quando isso acontece, a tendência é que a logo seja ignorada, afinal, ela nada mais é do que algo comum e corriqueiro para o cérebro da pessoa.

Se você conseguir interromper esse padrão ou tirá-lo de sintonia, a atenção do cérebro será acionada.

Ao testemunhar algo com o qual você está familiarizado, instintivamente você vai se sentir à vontade. Entretanto, se você vir algo estranho, você vai se perguntar por que você está vendo aquilo. A curiosidade é acionada – e isso é interessante para sua empresa.

É importante que o cérebro seja ativado sem que a capacidade de concentração seja muito afetada. Ou seja, você precisa criar algo diferente e que seja intermediário entre o “quebrar padrões” e “chocar com a novidade”.

Ao criar uma marca, o profissional precisa se colocar no lugar do consumidor e se perguntar o que faria você tomar uma atitude.

A cor e o cérebro

Dentro da psicologia dos logotipos, um dos itens mais importantes ao se identificar uma marca é a cor.

Por exemplo: quando você vê uma lata vermelha de refrigerante, no que você pensa? Certamente na Coca Cola, não é mesmo? E se for a letra M desenhada em amarelo? Praticamente impossível não se lembrar o Mc Donalds. Notou como a cor faz toda diferença?

De acordo com um estudo realizado pela Satyendra Singh, da Universidade de Winnipeg, aproximadamente 90% das pessoas julgam uma marca de acordo com a cor que ela estampa. Esse número é muito significativo, pois é quase a totalidade dos clientes.

Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax.

É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.  Além disso é importante notar se a logo também fica bem aplicada em camisas, bonés, canecas e em diferentes cores. Dessa forma você poderá propagar sua marca sempre que necessário.


A cor é o primeiro elemento reconhecido pelo cérebro ao olhar algo. Ela desencadeia reações químicas que levam a emoções subconscientes nas pessoas. Porém, cada cor desperta um tipo de emoção em cada pessoa. Ou seja, não há uma cor padrão que vá atrair a todos da mesma maneira.

  1. Você sabia que: Roxo significa Imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade. Não a toa uma das maiores marcas de cartão de crédito da atualidade, a Nubank, é roxa! Percebeu o quanto a cor impacta na percepção das pessoas?

  2. Você sabia que: Vermelho – Ação e paixão. Apropriado para empresas de fast food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.

Por isso, a cor certa para a logo da sua empresa é aquela que no geral chama mais a atenção do conjunto de pessoas que formam o seu público alvo.

Antes de começar a criar uma logo, é importante que o profissional e o cliente tenham uma conversa sobre o tipo de público que deverá ser atingido. Assim, tanto as cores quanto as tonalidades poderão ser voltadas para impactar essas pessoas.

Vale lembrar que uma pessoa é exposta de 3.000 a 10.000 anúncios de marcas diferentes diariamente e quase ninguém sabe responder o porquê de uma marca chamar mais a atenção do que a outra.

Para ganhar essa concorrência e atrair o público alvo, é de extrema importância que a psicologia da marca seja bem aplicada.

Como sua persona afeta a psicologia do logotipo

Antes de tudo, vamos recapitular o que é persona:

Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

As aplicações de uma buyer persona são inúmeras:

  1. Com buyer persona bem definidas significam que sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva.

  2. Uma boa persona, descreve com detalhes o seu comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço.

  3. Com uma boa persona você tem muito mais chances de achar uma melhor cor, uma melhor forma e um melhor briefing na hora de criar seu logo.

  4. Uma persona bem definida também vai te ajudar a entender melhor como fazer marketing, como vender e também como se comunicar com seu público alvo.

  5. Além disso, você vai usar a psicologia do logotipo para melhorar a percepção da sua marca.

7 logos de psicologia criadas online

Confira agora logos de psicólogogos e tente repara como usarma a psicologia dos logos em seu desenvolvimento:

1- Logo Psicologia – Consultório

Esse cliente apostou em um tom mais escuro para passar sofisticação


2- Logo Psicologia – Eryka Serur

Cliente apostou em uma Identidade mais clean nos cartões de visita


3- Logo Psicologia – Romualdo Nunes dos Santos

Só pelo layout já deu vontade de marcar uma consulta, não é verdade ?


4- Logo Psicologia & Nutrição

Veja como ficou o cartão e o envelope cartão abaixo


5- Logo Psicologia – Ana Piazza

Cores mais claras são preferências nesse segmento


6- Logo Psicologia – Nunes Consultoria

Mais uma Identidade com cor clara, mas desta vez trocou o azul pelo verde


7- Logo Psicologia – Carolina Veras

Cartão de Visita sofisticado e objetivo


Viu como os profissionais na área de psicologia investem na sua marca ? Depois de ver o portfólio acima você  ainda vai deixar seu cartão só com nome e telefone, ou vai investir em uma criação de verdade ?


E que tal agora cuidar da imagem do seu negócio? A sua empresa também pode ter um logotipo super criativo. Na We Do Logos sua marca é desenvolvida pelos melhores designers por um orçamento que cabe no seu bolso. Conheça a We Do Logos e confira nossos serviços.


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