A sua marca é seu maior ativo, e um logo vetorizado é sem dúvida a melhor forma de ter isso com qualidade alta e versatilidade para aplicar onde quiser, tanto no digital quanto nos impressos.
Pense que independentemente do tamanho atual da sua empresa, a sua logo será sempre o primeiro ponto de contato com o público, por isso, você não quer uma imagem distorcida no seu site ou nas redes sociais não é mesmo?
Então venha entender porque um logo vetorizado entrega a melhor qualidade e como isso pode valorizar ainda mais a sua marca, com aplicações diversas em vários tipos de ambientes.
Boa leitura.
O que é um logo vetorizado?
Para entender isso, precisamos antes falar sobre como as imagens são processadas pelos computadores.
A maioria das imagens que vemos na internet estão no formato conhecido como bitmap, que é um mapa de pixels basicamente, que o computador lê pontinho a pontinho para formar a imagem completa.
É como se fosse um grande quebra cabeças composto por quadradinhos de luz, então, quanto mais quadradinhos num determinado espaço, maior a resolução dessa imagem.
Por isso que por vezes pegamos uma foto qualquer no celular e ao jogar na tela maior ela fica embaçada, é justamente pois os pixels são “esticados” e perdem qualidade.
Com os vetores isso não acontece, por conta do processamento da imagem ser completamente diferente.
Um logo vetorizado, por exemplo, pega a imagem de uma marca e transforma em vetores matemáticos. Ou seja, ao invés de mapear os pixels, nós teremos uma fórmula que indica que aquilo é uma forma específica.
Com isso, o computador vai sempre interpretar os formatos da logo pelo vetor, independentemente do quanto você estique ou redimensione.
Por isso, um logo vetorizado não perde qualidade quando aplicado em telas maiores ou quando impresso.
O que é um arquivo vetorizado?
Seguindo a linha acima, o arquivo vetorizado é todo aquele que utiliza vetores matemáticos para ser formado, dispensado a necessidade dos pixels.
Por ser praticamente uma equação, os vetores são processados diferentemente de outras imagens, justamente para preservar suas características de alta qualidade.
Ter um logo em vetor é ter sua marca pronta para ser aplicada em qualquer tipo de mídia sem se preocupar com distorções ou borrados, que podem manchar a credibilidade do seu negócio.
Por que utilizar um logo vetorizado?
Os logos em bitmap, ou seja, compostos por pixels, podem parecer o suficiente, mas na hora do vamos ver, eles podem deixar a desejar em muitos aspectos.
É comum vermos casos de empresas que pegam a logo do site por exemplo e mandam para a gráfica aplicar em um outdoor, e o resultado é uma imagem totalmente ilegível e de baixa qualidade.
Com um logo vetorizado isso não acontece, pois ele tem vantagens práticas que todo designer conhece bem e você também conhecerá a seguir:
Redimensionar imagens sem perder qualidade
Por não ter nenhum pixel na sua formação, o logo em vetor pode ser tranquilamente aumentado ou diminuído para qualquer tamanho, que o processamento vai continuar interpretando os pontos vetoriais como curvas.
Isso é fundamental para você que precisa ampliar sua marca para fazer um adesivo de vitrine, colocar num outdoor, em estampas e o que mais precisar.
A qualidade das cores também não se perde quando se usa um vetor, por isso é a opção mais eficiente quando falamos de identidade visual de empresas.
Facilidade em editar
Outro atributo fantástico das logos vetorizadas é a facilidade que é editá-las para assim utilizar em todo tipo de aplicação.
Você mesmo pode fazer ajustes simples, como alterar a cor de algum elemento, aumentar uma fonte ou símbolo, usando os programas de edição básicos como Adobe Photoshop ou Corel Draw.
O logo em vetor também permite que outros profissionais do design possam atuar na sua marca fazendo ajustes e melhorias sem que a base da marca se perca.
Isso é ótimo para fazer redesigns atualizando o logo, ou mesmo para fazer versões sazonais para algum evento ou lançamento específico.
Mais simples para exportar e utilizar
Dentro dos programas que suportam os vetores, você terá a liberdade de exportá-lo para qualquer formato que deseje e assim usar em várias finalidades.
Desde um arquivo do logo em png para aplicar num site, até uma versão em alta qualidade para sem impressa num material de divulgação, o vetor te dá essa liberdade de escolha.
Um único logo vetorizado pode dar origem a várias outras versões em diversos formatos para que sua marca seja aplicada onde você desejar ou precisar.
Tipos de arquivos vetorizados mais usados
Os arquivos que não são vetores, são chamados de rasterizados, como os GIFs, JPEGs e afins, e são mais utilizados por serem arquivos menores e também mais suportados em outros softwares como o Word por exemplo.
Isso vai muito bem em imagens ilustrativas como fotos, mas em se tratando de logos que vão demandar uma versatilidade maior, o ideal é sempre optar pelos arquivos em vetor.
Há 3 tipos principais de arquivos entre vetorizados e rasterizados que costumam ser mais utilizados, cada um com suas vantagens e desvantagens, por isso é interessante entender melhor cada um deles:
PNG
Começando pelo PNG que é bastante popular no ambiente online, amplamente utilizado no marketing, e a principal vantagem dele é o fundo transparente, também chamado de “logo transparente”, por isso é tão usado na publicidade.
Na prática, tem uma qualidade maior que a de um JPG, e por não ter cor no fundo, é ideal para aplicar em sites pois permite que você posicione a logo onde achar melhor.
JPG
Amplamente utilizado para imagens na internet, o JPG talvez seja o formato mais popular, por ser bastante leve e ter um nível aceitável de qualidade e resolução.
A principal desvantagem do JPG em relação aos demais é que seu uso acaba sendo bastante limitado, pois não é possível redimensioná-lo tão livremente e nem tem opção de fundo transparente.
Por isso que, em geral, o uso desse tipo de arquivo rasterizado se limita a fotos e imagens ilustrativas, justamente para tirar proveito do fato de ser mais leve.
Isso ajuda muito no carregamento de um site, especialmente quando o acesso é via celular.
EPS
Por fim temos o queridinho do formato vetor, e por isso o EPS é muito utilizado nos logos, ilustrações e até textos.
Como se trata de um vetor, o redimensionamento é livre para qualquer tamanho, assim como a edição, por isso você vai poder utilizá-lo sem moderação.
Talvez a desvantagem a ser ressaltada é o tamanho do arquivo, geralmente bem mais pesado que JPG e PNG, no entanto, o seu uso tem finalidades específicas que justificam o seu tamanho com alta qualidade da peça gráfica final.
Qual a diferença entre arquivos vetorizados e rasterizados?
No início abordamos rapidamente essa questão, mas ainda ficam algumas dúvidas, pois se os vetores são tão superiores em qualidade e tão versáteis, por que raios ainda vemos imagens rasterizadas por aí?
A resposta é sempre o objetivo final, pois assim como todas as tecnologias, nenhuma substitui a outra, elas simplesmente coexistem atuando em finalidades diferentes.
O fato dos arquivos vetorizados utilizarem uma fórmula matematicamente na sua concepção, faz com que seja necessário um poder de computação maior, então em alguns casos trabalhar com o vetor pode ser lento e desnecessário.
Entendendo que cada formato de imagem irá beneficiar um objetivo, fica mais claro o porquê de ambas as opções conviverem até hoje.
Por que ainda são utilizados arquivos rasterizados?
Se você está fazendo uma publicação no blog da sua empresa e vai ilustrar com imagens importantes o artigo, o seu objetivo é que sejam vistas rapidamente pelo usuário, certo?
Então, é preciso considerar que seu leitor nem sempre estará conectado a uma banda larga poderosa, o que faz o carregamento ser lento, dessa forma, se tem uma imagem vetorizada de 2MB e o usuário está no 4G, o carregamento será lento e ainda consumirá os dados dele.
Esse é só um exemplo do porquê imagens rasterizadas ainda são utilizadas e até em maior proporção do que os vetores, mas isso não quer dizer que um JPG da sua marca vai dar conta do recado, muito pelo contrário.
A partir de um arquivo do seu logo vetorizado, você tem a liberdade de facilmente exportá-lo em versões no formato que desejar, e essa é a grande beleza do que estamos te apresentando.
O vetor não veio para acabar com as imagens rasterizadas, mas sim, para potencializá-las.
Onde fazer logo vetorizado?
O melhor caminho para fazer um logo vetorizado é contratar um profissional do design excelente para te entregar um resultado incrível, mas sabemos que não é uma realidade de toda empresa, principalmente das menores.
Conhecemos casos até de empresários que tem um apego afetivo, pois a logo foi desenhada por um familiar importante, por isso nem querem mudá-la, mas precisam ter uma versão moderna para utilizar no digital.
Dessa forma, transformar a sua logo rasterizada em vetor poderá ser a solução, e um designer também pode fazer isso, no entanto, se você quer se aventurar, alguns softwares especializados podem te ajudar, como:
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Corel Draw
InkScape
Affinity Designer
Gravit Designer
Xara Designer Pro
Serif Drawplus
Sketch
Esses são alguns dos programas mais populares que geram arquivos em vetor, e a maioria é utilizado por profissionais da área.
Vale o destaque para o Adobe Illustrator e o Corel Draw, pois ambos são a referência mor quando se trata de softwares para criação e edição de logos em vetor, e geralmente é o que gráficas e agências de publicidade também utilizam para lidar com esse tipo de arquivo.
Como fazer um logo vetorizado?
Fazer um logo vetorizado é uma tarefa relativamente simples, a depender do domínio que você já tem da plataforma de criação.
Para te ajudar nessa tarefa, vamos elencar os passos que vão servir para criação de um logo em vetor, segue:
Escolha a Ferramenta (Adobe Illustrator ou Corel Draw são as mais intuitivas)
Decida o conceito e escolha as cores
Faça um esboço antes, pode ser até no papel e depois escaneado
Crie um arquivo em branco no programa escolhido
Escolhe a ferramenta “Construtor de Formas” no Illustrator, ou alguma equivalente no programa que está usando.
Pode usar o desenho escaneado como base e fazer por cima
Exporte a imagem para o formato EPS mas salve uma versão em AI para poder editar posteriormente.
Lembrando que esses passos são os mais básicos para que você comece a se familiarizar com a ferramenta de edição, pois para um resultado satisfatório, não tem jeito, vai precisar de tempo e dedicação para dominar o programa e também os conceitos de design.
Fazer por conta pode ser um quebra galho temporário, mas o que traz qualidade de verdade para sua marca é um trabalho profissional. E acredite, as opções hoje estão bem mais em conta do que você possa imaginar.
Como a We do Logos pode me ajudar a ter logo vetorizado?
Nossa missão é criar logos perfeitos para o seu negócio, e acreditamos tanto no nosso trabalho que temos o compromisso de garantia, pois se em 30 dias você não estiver satisfeito com a sua logo, devolvemos o dinheiro.
Isso é para deixar claro o nosso comprometimento com a melhor entrega, pois entendemos que estamos lidando com a marca da sua empresa, que é algo extremamente valioso, então vamos a fundo para entender o que você precisa e entregar um resultado que supera expectativas.
Ah, e não se preocupe, nós já enviamos a logo prontinha, totalmente vetorizada e com opções em vários formatos para que você utilize com toda liberdade possível.
Conclusão
Por fim, ter um logo vetorizada é ter uma marca de qualidade para utilizar em todo tipo de ambiente, online e off-line, e agora que você entendeu como funciona, é hora de ter a sua.
Seguindo as recomendações que trouxemos aqui, é possível que consiga um resultado satisfatório.
Agora, para subir o nível, vale a pena conhecer o serviço de criação da We Do Logos para entender porque e como criamos a logo perfeita para o seu negócio.