Logomarcas famosas sempre tem uma história para contar. Uma história de sucesso, mas também de evolução e mudança, em busca da perfeição. Conheça a história por trás dessas seis logomarcas famosas e tire lições para criar as suas logomarcas!
Confira aqui: Mensagens escondidas em logos de marcas famosas
1- Nike
Nike, é a deusa grega da vitória. A mais icônica das logomarcas famosas de material esportivo nasceu branca, com aquele tracinho curvo sobre um fundo azul. E o nome Nike vinha escrito sobre ele, numas letras que lembravam tipografia cursiva. Em 1978 a tipografia mudou para caixa alta bold, com traços retos bem marcados. Em 1985, mudança radical: logomarca em branco sobre fundo preto! Atualmente a marca dispensou a grafia do nome e mantem apenas seu ícone em branco sobre fundo preto.
Cores atuais: preto e branco
Criação inicial: 1971
2- Shell
No início este clássico das logomarcas famosas era em preto e branco, desenhado como que em nanquim, bem estranho. Não parecia uma concha não (shell em inglês significa concha)… E como não estava escrito Shell, duvido que alguém entendesse o que era aquilo. Com o tempo mudou de posição, ficou em pé e mais parecida com uma concha de verdade. Foi perdendo a verossimilhança exagerada dos traços desenhados para adquirir uma personalidade mais estilizada. Em 1948 ganhou suas cores, amarelo e vermelho, e finalmente escreveram Shell, na cor branca, o que foi abandonado em 1955. Manteve-se nessas cores até os dias atuais, sempre tornando a imagem cada vez mais estilizada.
Cores atuais: amarelo e vermelho
Criação inicial: 1900
3- Volksvagem
Uma das logomarcas famosas da indústria automobilística alemã nasceu em 1939, muito estranha, na cor negra. Já estavam lá o V e o W, de Volks Wagen, que significa carro do povo. Mas eles ficavam dentro de uma engrenagem circular, com 4 apêndices em forma de F que se projetavam para fora, lembrando muito uma suástica exagerada e feia. Logo perdeu essa semelhança trágica, ficando apenas com a engrenagem. Em 1960, o círculo da engrenagem ficou semelhante ao atual, sem os “dentes”, mas o conjunto com as letras ficava dentro de uma caixa quadrada, ainda tudo em preto chapado. Só em 1967 apareceu o azul, mais claro que o de hoje, e a logomarca famosa era escrita nessa cor. Em 1978 inverteu: as letras em banco e o resto do desenho em azul, em efeito de negativo. Em 1995 o azul celeste ficou em um tom mais escuro, marinho, sempre em cores chapadas, para evoluir finalmente para a logomarca atual, com volume, sombras e luz.
Cores atuais: azul e branco
Criação inicial: 1939
4- Apple
Não poderíamos falar de logomarcas famosas sem falar da Apple, não é mesmo? Foi em 1976 que, em homenagem aos tempos em que colhia maçãs para fazer uma grana (segundo a lenda), Steve Jobs criou a logomarca retratando, em um desenho de bico de pena que lembra um rótulo antigo de xarope, a cena em que o famoso cientista Isaac Newton descobre a teoria da gravidade, sob uma macieira. Mas, no mesmo ano, mudou para a conhecida maçã com uma mordidinha do lado, só que era colorida com listras horizontais, de cima a baixo. Em 1998 passou a ser a mesma maçã, só que toda preta. Hoje, ganhou volume e brilho, e é apresentada na cor prata.
Cores atuais: prata
Criação inicial: 1976
5- BMW
Mais uma das logomarcas famosas de carros alemães! Podemos dizer que mudou pouco, ficou quase inalterada desde seu surgimento. As cores praticamente se mantêm também. O círculo negro, com outro em seu interior dividido em 4 quadrantes iguais, sendo dois brancos e dois azuis, alternados, já estava presente em 1923. Só que havia frisos dourados, conferindo certa preciosidade, mesma com cor que se escreviam as letras, no topo do conjunto, dentro do primeiro círculo negro. Em 1936, o azul marinho ficou celeste e o dourado sumiu, substituído pelo branco. Em 1954, as letras perderam as serifas e o azul voltou a escurecer. O anos setenta parece que foram bem loucos e psicodélicos lá na BMW, até rosa pareceu na logomarca… O círculo tradicional foi enlaçado por 3 semi-círculos grossos e desencontrados, o primeiro rosa, o segundo azul marinho e o terceiro azul celeste. Hoje, tudo voltou ao normal, abandonando os semi-círculos ousados e dando volume, luz e sombra ao círculo tradicional que conhecemos.
Cores atuais: prata, preto, azul e branco
Criação inicial: 1923
6- Coca-cola
Sim, teremos que falar nela, afinal, é a principal das logomarcas famosas. A história terá que ser resumida, por que as mudanças foram muitas ao longo dos anos. Em 1887 a logomarca da empresa já era bem parecida com as letras atuais, só que em preto. Em 1890 mudou um pouco a tipografia, mas logo mudaram de ideia, para ficarem com uma aparência praticamente idêntica a atual já em 1941, mas ainda na cor preta. De lá para cá foi uma sucessão de pequenas modificações. As mais importantes foram a introdução do vermelho em 1958, cor que se tornou sinônimo da marca e, dizem alguns, até alterou a cor da roupa do papai Noel. Será verdade? Quanto àquela faixa ondulante, as roupas nas cores vermelha e branca, que está presente em muitas versão da logomarca, apareceu pela primeira vez em em 1969.
Caso queira ver os detalhes completos, pode pesquisar aqui: História da marca Coca-Cola
Criar logomarcas exige excelentes profissionais e quanto mais estiverem incluídos nesse processo, melhor! Já pensou em usar a maior plataforma de criação da América Latina, We Do Logos, onde muitos designers profissionais estão cadastrados para receber pedidos de criação de logomarcas e outros materiais?
Que tal seguir o exemplo das marcas acima e modernizar a logomarca da sua empresa? É rápido e fácil de participar para conseguir o material que você precisa com muito mais agilidade.