Logos de marcas de roupa são um dos mais poderosos instrumentos de comunicação neste ramo de mercado.
Em um mundo globalizado, as marcas e seus logotipos ganham cada vez mais relevância, representando muito do valor percebido de um produto pelo consumidor final. É por isso que a criação de um logotipo de marca de roupa de forma correta e profissional pode se revelar um importante elemento na geração de riqueza neste segmento de negócios.
Mais do que uma ferramenta de comunicação, logotipos de marcas de roupa se transformam em verdadeiros ativos. Isso, é claro, se forem bem trabalhados, fruto de uma criação cuidadosa que retrate de forma precisa os anseios do público.
Dessa forma, ajudam a definir um posicionamento que o consumidor faz questão de divulgar para todos aqueles com quem convive: amigos, parentes e até estranhos que baterem os olhos naquela logomarca estampada em suas roupas.
Quando uma mulher paga caro por uma certa calça da moda, por exemplo, mais do que usar uma calça jeans com franjas e taxas, essa pessoa quer que todos saibam que aquela calça foi criada por uma determinada marca.
Por isso, nada mais indicado que o logo da marca de roupa esteja em evidência e represente exatamente os valores que essa mulher compartilha com a marca e quer compartilhar com os outros também.
Como chegar nesse logotipo? Existem diversas técnicas para isso. Todas elas dominadas por designers e profissionais de comunicação competentes e a primeira coisa a fazer é exatamente determinar qual é esse posicionamento que sua marca deve transmitir a seu público alvo.
Para saber mais sobre isso, confira: Como fazer um logotipo: defina público alvo e posicionamento.
Logotipos de marca de roupa devem criar laços
Quem nunca passou pelo dilema de jogar aquela camiseta velha e surrada fora, mas se recusa a fazer isso porque há uma história por trás dela, momentos e lembranças. Agora, imagine que o logo de sua marca de roupa produza esse efeito afetivo imediatamente, antes mesmo da roupa ser usada! É isso que sua empresa deve buscar quando cria o logotipo.
Por se tratar de um produto extremamente pessoal, de uso diário e que diz muito sobre nossa personalidade, as roupas merecem um carinho especial de todos nós. É com elas que refletimos muito do que somos ou queremos ser diante dos outros.
Isso deve ser encarado como uma excelente oportunidade para criar uma marca poderosa, que seduza seu público alvo. Para entender isso melhor, vamos analisar três exemplos de marcas de roupa famosas, cada uma com caraterísticas bem distintas.
Exemplos de logos de marcas de roupa
Diesel: Jeans caros e bem feitos para pessoas descoladas
A empresa já começou muito bem pela perfeita escolha de um nome que já existia:
Conhecido em todo o mundo.
Escrito e pronunciado da mesma forma em todos os lugares.
Em outras palavras: um nome que todos já entendem.
Além disso, a palavra remete à força e à energia que move motores, além de uma certa vida desregrada, “offroad”.
Com aparência desgastada e quase suja (elementos que se relacionam com o combustível diesel das oficinas), esses jeans tem uma faixa de preço acima do mercado, o que, aliado à excelente qualidade e caimento perfeito, transformaram a marca em um símbolo para jovens antenados e criativos. E que podiam pagar por isso.
Assim se criou o posicionamento, reiterado pelo vermelho sangue do logotipo da marca de roupa, somado a sua tipografia quase agressiva de tão objetiva e reforçado por seu slogan: “por uma vida bem sucedida”, do inglês, for a successfull living.
GAP: Roupa jovem e casual para o dia a dia, mas com estilo!
Existe algo mais tradicional que azul marinho na roupa? Se você quer se vestir bem, sem se arriscar e mostrar que tem bom gosto, use GAP. Até a tipografia com serifas discretas reforça o posicionamento: nossa roupa tem até alguns enfeites e detalhes, mas sem exagero, estamos na boa!
Perceba que os posicionamentos são complemente opostos entre esta e a marca anterior e é isso que você tem que descobrir para sua marca: qual o público que quer atingir e quais valores ele quer compartilhar com você. Aí sim será possível criar um logo para sua marca de roupa que cumpra seus papéis de:
diferenciar a marca,
posicioná-la na mente do consumidor,
criar laços emocionais com eles.
Perceba que os anúncios da Diesel são desafiadores e transgressores, ao passo que os da GAP são muitas vezes apresentados como uma turma do bairro dando uma passeio no shopping. É exatamente por isso que um logotipo é vermelho e o outro é azul.
Chanel: estilo e sofisticação
Quanto valem esses dois “Cs” que se cruzam e caracterizam um dos mais icônicos logotipos de marca de roupa do mundo?
Toda história por trás da marca se baseia no nome de sua criadora. Para conseguir deixar isso claro, foi preciso desenvolver um logotipo tão elegante e sedutor quanto ela. O logo é formado por suas iniciais: Coco, do prenome, e Chanel, do sobrenome. A marca é a encarnação desta estilista e idealizadora da empresa.
E o fato dos dois “Cs” estarem entrelaçados e invertidos um em relação ao outro transmite um pouco de sua personalidade elegante e admirada por um lado, polêmica e desafiadora de outro. Duas faces de uma mesma moeda, dois reversos antagônicos que as mulheres refinadas e extrovertidas de seu público alvo queriam ser: Elegantes e chics por um lado, sem deixarem de ser chamativas e divertidas de outro e tudo isso na medida certa, tão bem costurado quanto um belo vestido Chanel pode ser. Caimento perfeito nos corações e mentes da alta sociedade!
Que acha de aproveitar estes exemplos e criar um logotipo para sua marca agora mesmo?
Com o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina é assim: Você tem acesso a milhares de designers profissionais cadastrados no site. Ao fazer um pedido de logotipo ou outro material de design, eles começam a trabalhar rapidamente e em 24 horas você já está recebendo propostas para avaliar e pedir ajustes. Em pouco tempo você terá o material que queria e com uma vantagem: se não ficar satisfeito com nenhuma alternativa enviada, recebe seu dinheiro de volta.