Toda empresa precisa ser representada, é por isso que existem os logotipos. São os logos para empresas que ajudam o público a lembrar de quem você é, além de fazer com que ele se identifique com você. Você já conferiu aqui dicas de como criar um logotipo, mas o que um empresário precisa levar em conta antes de criar o símbolo que o representará no mercado?
O processo de criação de um logo de uma empresa começa quando se pensa na necessidade de criar ou melhorar a marca que já existe, e essa tarefa pode ser decisiva na hora de criar o impacto necessário para o seu símbolo. Confira 4 pontos que devem ser levados em consideração antes de colocar a mão na massa e criar logos para empresas.
Dicas para criar logos para empresas
Defina seu posicionamento
logos para empresas precisam ter identidade com o negócio e para isso, você mesmo precisa entender muito bem do seu. É preciso conhecer o seu mercado, seus concorrentes e, principalmente, o seu público. Saber como ele se comporta, quais são seus hábitos e gostos é fundamental. Procure descobrir qual é a relevância do seu produto ou serviço para esse público e como você está posicionado em relação aos seus concorrentes. É preciso olhar para o micro, mas jamais esqueça de estar atento ao macro. Ou seja, você precisa definir a sua persona.
Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.
Se você possui uma base de clientes, esse será o lugar perfeito para começar suas investigações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua Persona.
Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.
Depois de levantar algumas informações, você vai precisar orientar-se pelo perfil de seu cliente típico, ou seja, pela maioria, para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua Persona:
– Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra) – Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor? – Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)? – Que tipo de informações ele consome e em quais veículos? – No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra? (entenda o que é o modelo de negócio B2B) – Quem influencia suas decisões?
Quando se compreendem essas esferas, você compreende melhor quem é você e fica mais fácil definir um posicionamento adequado para o logotipo da empresa. Se uma empresa vende maquiagem, por exemplo, ela pode abusar das cores e até usar uma fonte mais descontraída, coisa que não seria adequada para um escritório de contabilidade.
Veja também: Evoluções e mudanças em logos internacionais
Pesquise e inspire-se
A internet é uma excelente ferramenta nesse momento. Descubra o que empresas do mesmo ramo que a sua estão fazendo, pesquise dicas de como criar logos de empresas e use tudo isso para se inspirar. Cuidado, no entanto, para não sair copiando o trabalho de outras pessoas, use tudo o que você encontrar apenas como referência.
Um logotipo de empresa que dá muito certo para um negócio, pode não ser o que você precisa para o seu, pois além do problema do plágio, o seu público pode não se identificar com algo que a concorrência já fez.
Inspire-se com estes logos criados para esta organização sem fins lucrativos que cuida de crianças carentes, todos idealizados pelo time da We Do Logos. O resultado é lindo!
Veja mais: 12 logotipos mais criativos para te inspirar
Seja criativo
O motivo é simples, pois se você traz algo de inovador e inteligente, a aceitação é maior. Fuja do óbvio, as grandes empresas não trazem imagens de seus produtos em seus logotipos. Se a Apple não vende maçãs mordidas e a Lacoste não vende jacarés, você não precisa necessariamente mostrar uma flor no logo da sua floricultura. Claro que isso não é uma regra, a regra aqui é ser criativo e impressionar o público ao desenvolver logos para empresas.
Converse com um designer
A tarefa de criar o logo da sua empresa não é só sua, mas também não é só do designer. A função dele é dar vida ao que você tem em mente. Por isso, defina o que você quer, entenda como o processo funciona e procure um profissional para executar a tarefa da melhor forma possível.
É importante que ao conversar com um designer você tenha levantado algumas questões como:
Cores e tipografias que você mais gosta ou desejaria ver no seu logo
Um briefing de como a empresa funciona, a persona, o que gostaria de ver na criação do logo e também o que não desejaria ver.
E se possível um estilo preferido. Se será um logotipo somente com letras, símbolos, letras + símbolos etc.
Muitas empresas entregam esse trabalho importante nas mãos de pessoas pouco especializadas e acabam com resultados pouco satisfatórios para seus negócios, e é essa a importância de conhecer como tudo funciona, para que você encontre bons especialistas no assunto. Nunca caia na falácia da logomarca grátis. A sua marca é seu bem mais valioso e você deve fazer com cuidado.
Confira uma empresa que confiou o trabalho de desenvolvimento de seua identidade visual para a We Do logos e se tornou um sucesso: Vídeo CASE – Point do Macarrão.
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