Logotipo, segundo os especialistas e professores Clotilde Perez e Sergio Bairon, é:
“… um símbolo ou desenho pictórico, ou seja, a parte da marca que não pode ser vocalizada… análogo ao que no indivíduo é sua assinatura.” Com isso, estes autores querem dizer que o logotipo tem uma capacidade identificadora que agrega mais significações e atributos à marca que representa, facilitando ao público identificar seu posicionamento, mas como construir um logotipo de qualidade? Quais os critérios práticos para criar e avaliar um logotipo? Veja a seguir o que especialistas como Christian Delorme pensam sobre o assunto.
Veja também: Qual o significado de logo e logotipo? E logomarca, existe?
Critérios de qualidade de um logotipo
Originalidade:
Um logotipo é muito mais que um símbolo qualquer. Ele tem a função primordial de identificar um produto ou marca e, para isso, quanto mais se diferenciar dos demais, mais claramente representará o posicionamento desejado. Daí a necessidade de ser original, novo, diferente. Isto é: não pode ter cores, elementos, formas, etc. vistos anteriormente em outros logotipos, o que poderia confundir o público. O logotipo pode até ser considerado uma obra de arte, desde que cumpra suas funções corporativas.
Reconhecível:
Um logotipo de difícil interpretação ou leitura não cumprirá sua função. Um logotipo muito detalhado ou que incorpora nomes longos, acaba sendo ineficaz. O público não o reconhece como uma forma simples, icônica, que lhe traga rapidamente a mente de que empresa se trata e que tipo de relacionamento ela mantem com seus usuários. O logotipo deve ser simples, sem ser simplório, e transmitir rapidamente o posicionamento da marca.
Memorizável:
Da mesma forma, um logotipo complexo ou de aparência dúbia, não se fixa na mente do consumidor. Ele o olha uma vez e ao encontrá-lo novamente não percebe que se trata da mesma marca vista anteriormente. Os símbolos e iconografias usadas devem ser claros e de fácil assimilação.
Fácil reprodução:
Tão importante quanto as características anteriores, um logotipo que não pode ser difícil de reproduzir, seja qual for a mídia onde se queira expô-lo, seja um cartão de visitas ou um outdoor. É por isso que logos com excesso de sombras ou volumes acabam sendo menos efetivos. Além disso, é preciso estar atento para reproduções em duas cores, preto e branco, sobre fundos coloridos, fundos fotográficos etc. Tudo isso deve ser detalhado num “guide” ou manual da marca, para fazer com que as aplicações do logotipo sejam as mais precisas possível.
Coerência:
Um logotipo que não transmite de forma correta o posicionamento da empresa, passando ao público um discurso diferente daquele que a empresa pratica, não pode ser considerado de boa qualidade. Isto é: uma empresa arrojada precisa de um logotipo inovador como ela, já uma empresa tradicional terá que optar por um logotipo que represente estas características, possivelmente com cores sóbrias e um design sem ângulos agudos.
A cara da marca:
Se somarmos todas as características descrita acima, fica claro que o logotipo tem que “encarnar a imagem da empresa”, trazendo identificação com o público.
Resistir a fragmentação:
Este é, na verdade, um bom teste para ver se o logotipo cumpre com os quesitos apresentados. Se você pegar um pedaço do logo, ele será reconhecido pelos clientes? É claro que isso não acontecerá de noite para o dia, mas pense: se você pegar apenas o “W” da Volkswagen, muitas pessoas o reconhecerão, assim como qualquer letra do logo da Coca-cola. Pense nisso na hora de criar um logotipo.
Veja mais: A importância de um logotipo para o seu negócio
Elementos para criação do logotipo
Em seu livro “Comunicação e Marketing”, os autores citados no início da postagem descrevem alguns elemento que podem ser usados para formar um logotipo. São bastante úteis para pensar nas melhores soluções criativas, confira:
Angularidade:
Por definição, formas arredondas são opostas as angulares porque não tem ângulos. As formas angulares transmitem conflito, dinamismo, masculinidade porque são cortantes, abruptas e instáveis. As formas arredondadas trazem associações com harmonia, suavidade e feminilidade. Isso porque são onduladas, contínuas e estáveis.
Simetria:
A simetria ocorre quando existe um equilíbrio entre os dois lados de uma forma, quando dividida por uma linha imaginária. O logotipo da Mercedes-Benz é um excelente exemplo de logotipo equilibrado. A simetria transmite ponderação e beleza, mas um pouco de imprevisibilidade pode quebrar a monotonia que ela pode trazer. Você pode enxergar isso na mordidinha da maçã da Apple e na folhinha tombada para o lado. Em resumo, logotipos simétricos transparecem ordem e aliviam a tensão, mas uma leve tensão pode diminuir o marasmo de um visual monótono.
Proporção:
Ao combinar os elemento simbólicos é preciso compô-los de forma harmônica e agradável, correndo-se o risco de parecer inadequado, desproporcional, algo com defeito ou incompleto.
Cor:
Segundo alguns estudos, no tempo das cavernas enxergávamos apenas em preto, branco e tons de cinza. A evolução foi responsável por incorporarmos esta nova percepção da realidade aos nossos sentidos. Com isso fica fácil perceber a importância da cor na criação um logotipo. Veja algumas dicas dos autores:
- Cores saturadas dão a sensação de que um objeto está se mexendo.
- Cores luminosas fazem os objetos parecerem mais próximos.
- Cores no extremo do espectro de luz visível, como vermelho, laranja e amarelo, são percebidas como energéticas e descontraídas.
- Cores do outro extremo, como verde, azul e roxo parecem mais calmas e introvertidas.
- Vermelho traz associações como a aventura, a sociabilidade, o poder e até a proteção.
- Amarelo é visto como alegre, jovial, estimulante e impulsivo.
- Verde e azul remetem a calma, suavidade e relaxamento.
- Preto, dourado e prateado são as cores do prestígio.
- O branco, principalmente se for brilhante, representa felicidade, luz, atividade e, em alguns casos, pureza e inocência.
- Dourado e prateado podem se associar a opulência e riqueza dos metais preciosos, mas pode também transparecer vulgaridade.
Criando um logotipo rapidamente pela internet
Depois de tudo que você leu, talvez esteja pensando em como conseguir um bom logotipo de qualidade rapidamente, produzido por um profissional. Para isso você pode usar nossa plataforma criativa We Do Logos , onde diversos profissionais do design estão cadastrados. É só descrever o que você precisa, e pode ser um logotipo ou outros materiais de divulgação empresarial, e esperar pela resposta dos criativos. Depois é só escolher a opção que ficou do jeito que você queria!