Manual do Podcast? Onde conseguir? Como começar? Como produzir o podcast perfeito?
Para quem trabalha com esse tipo de conteúdo ou quer começar, com certeza essas dúvidas já foram uma realidade.
Mas a verdade é que não existe um manual exato nem podcast perfeito. Como qualquer outro conteúdo, cada tipo tem seu público e seu nicho.
O Fala Empreendedor, é voltado para quem está começando a empreender e precisa de ajuda para tirar os negócios do papel.
Se você não sabe qual o melhor pra você, a boa notícia é que existem milhares gratuitamente disponíveis. Algum vai te agradar.
Mas se você nunca ouvir falar em podcast, vamos por partes.
Manual Do Podcast: O Que É Um Podcast E Como Funciona?
O Podcast pode ser descrito como um programa de rádio que você pode ouvir a hora que quiser.
Em outras palavras, é um programa gravado, sobre os mais variados temas que pode ser produzido a hora que for melhor para o produtor e reproduzido também na melhor hora, pelo espectador.
Não é necessário uma hora marcada para que você possa acompanhar aquele conteúdo que te agrada.
E existem milhares de conteúdos, de todos os temas que se possa imaginar.
O Fala Empreendedor, fala sobre vendas, gestão, empreendedorismo no geral e é voltado para quem está começando no mundo dos negócios.
Existe o Pediatracast onde o Gustavo Passi compartilha suas experiências com a paternidade e conversa com médicos sobre tudo relacionado a saúde infantil.
E têm os podcasts com aulas, onde você pode absorver conhecimento, enquanto dirige por exemplo.
Mas e se você quer estar do lado de cá e começar a produzir um e não sabe por onde começar?
Não tem problema. Veja abaixo
O Manual Do Podcast: 11 Dicas Para Começar O Seu
Não existe uma regra certa, cada pessoa se adequa melhor a um modelo. Mas veja 11 dicas para você, que quer começar o seu próprio podcast.
Defina o tema e o nome do podcast;
Defina os participantes e se houver, os convidados;
Crie um roteiro;
Tenha um cronograma dos episódios;
Monte o local e os equipamentos necessários;
Treine antes de começar;
Grave a primeira vez;
Edite o áudio;
Escolha as plataformas onde o podcast será disponibilizado;
Divulgue o Podcast;
Analise semanalmente os resultados e as métricas.
1 – Defina o tema e o nome do podcast
A primeira dica do Manual do PodCast é: O nome é primordial para que seu podcast seja encontrado com facilidade e para que, se necessário, possa fazer o trabalho de SEO em cima do canal.
O tema ajudará a ter noção de quais conteúdos produzir e qual público você deseja alcançar.
Exemplo: Se seu podcast é sobre aulas de inglês, você já sabe que o público a ser direcionado são aquelas pessoas que querem aprender inglês ou aperfeiçoar seus conhecimentos.
2 – Defina os participantes e se houver, os convidados
Quem será o ou os anfitriões do podcast? Ele terá convidados? Se sim, quais?
Com essas informações em mãos, é possível criar o roteiro do podcast e enviar com antecedência para o convidado estudar.
3 – Crie um roteiro
A princípio pode parecer que seu podcast vai ficar mais espontâneo com uma gravação sem roteiro, mas a não ser que você seja expert no assunto e domine as práticas, há 90% de chance que você fique perdido e a gravação não saia como planejado.
O roteiro orienta durante as etapas e faz com que o assunto tenha sentido e conexão.
Além disso, evita surpresas e deixa os convidados preparados para a participação.
4 – Tenha um cronograma dos episódios;
Planeje pelo menos um mês de conteúdo com antecedência.
Desse modo, fica mais fácil definir os convidados, chamá-los e permitir que se preparem com antecedência, montar os roteiros, gravar e editar os podcasts com calma.
5 – Monte o local e os equipamentos necessários;
Deixe o ambiente previamente preparado. E ao contrário do que muitos pensam, não é necessário um estúdio ou material profissional. Qualquer local calmo e sem muito barulho externo e que você possa se organizar e concentrar serve bem ao propósito.
E quanto ao material, é possível começar com apenas um celular com bom áudio. Programas como o Anchor, fazem a gravação e distribuição nas plataformas.
6 – Treine antes de começar;
Ensaie, teste diferentes modos de falar, leia o roteiro várias vezes.
Essas técnicas ajudam a minimizar falhas, nervosismo e gagueiras, que são comuns para quem não está acostumado ao processo.
7 – Grave a primeira vez;
Ouça. Se necessário, repita a gravação. Uma boa dica que aplicamos no nosso podcast é: quando houver erros, não se desespere. Dê uma pausa de 2 segundos e repita a parte, assim não é necessário regravar tudo, apenas eliminar a parte com erro e substituí-la pela seguinte na edição.
8 – Edite o áudio;
Se você puder contratar um profissional que faça, excelente! Se não, programas de edição de áudio e vídeo como Sony Vegas e Adobe Premiere, são fáceis de mexer e fazem uma boa edição final.
O ideal é que o arquivo final tenha entre 20 e 40 minutos, para não ficar muito extenso e cansativo de ouvir.
9 – Escolha as plataformas onde o podcast será disponibilizado;
Como dito anteriormente, programas como o Anchor, distribuem para dezenas de plataforma simultâneamente, entre elas Spotify, Itunes e Google Podcast.
10 – Divulgue o Podcast;
Utilize as redes sociais, blog e se você tiver, site.
11 – Analise semanalmente os resultados e as métricas.
As métricas permitem uma análise do engajamento e uma melhor leitura do que seu público mais gosta de ver ou menos gosta e como eles interagem com seus canais.
Conclusão
Apesar de tudo isso, você ainda não se sente seguro em começar seu próprio podcast?
Calma!
No PodCast Fala Empreendedor trouxemos o Gustavo Passi, referência em treinamento de podcast, para desmistificar o assunto e dar dicas de como começar do 0 e por onde começar.
Além disso, no nosso canal do Youtube você encontra o vídeo completo com todas as informações pra tirar seu podcast do papel e levá-lo pras principais plataformas.
E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!