O marketing de conteúdo vem se tornando cada vez mais uma estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca, bem como ajudar a gerar valor, um investimento que se reflete diretamente nas vendas e na conquista de mercado.
A questão é que vemos muitos exemplos que falam de grandes empresas internacionais e bate um certo receio nas PMEs acerca desse investimento.
Só que essa noção não poderia passar mais longe da realidade, já que essa ferramenta é imprescindível para toda e qualquer empresa, por mais focado que seja o seu nicho. Aliás, são as pequenas e médias empresas que mais crescem no mercado brasileiro atual e são responsáveis por quase 30% do PIB brasileiro.
Então resolvemos criar um artigo que fala especificamente sobre a importância do marketing de conteúdo para essas joias do mundo dos negócios, mostrando os principais benefícios desse investimento para as pequenas e médias empresas:
Estabelecer e fortalecer a sua marca no mercado
O primeiro benefício é, na verdade, algo que é desejado por toda e qualquer empresa: o estabelecimento da sua marca frente à concorrência, ao mercado e ao seu público, gerando neles a vontade de conhecer mais tudo o que você tem a oferecer com seus produtos e serviços.
E o marketing de conteúdo para PMEs acaba servindo como uma ferramenta para sua diferenciação.
Como? Bem, quem produz materiais atraentes para possíveis clientes mostra que a sua empresa faz mais do que apenas se preocupar em vender. A preocupação está, também, em oferecer coisas de valor, como o conhecimento e a informação.
Dessa forma, a resposta do público virá na mesma moeda, ou seja, eles começarão a também confiar na sua marca, passando a reconhecê-la como um negócio interessante, instigante e com quem ele gostaria de fechar negócios.
O marketing de conteúdo é muito mais poderoso do que a propaganda
Pode reparar: ninguém vai a um mecanismo de busca na internet para procurar por uma peça publicitária de uma marca na hora de decidir por um produto ou serviço.
As pessoas buscam respostas para os seus problemas, retornos para suas vontades. Isso significa que quando PMEs passam a produzir materiais que ajudem esses clientes em potencial a obter o que precisam, elas se tornam marcas mais desejáveis.
Portanto, aproveite o marketing de conteúdo para fazer algo muito além de uma tirada interessante estampada em um anúncio.
Transforme a sua vontade de se estabelecer no mercado para instigar através de algo que não seja uma mensagem forte para o consumo, mas use seus canais de comunicação para provar que sua empresa não apenas promete, mas tem toda a capacidade know-how para cumprir com cada slogan.
Aproveite o conteúdo para jogar aos quatro ventos todo o seu potencial.
Colocar a sua marca na boca – e na cabeça – das pessoas
Uma grande parte das pessoas acessa a internet com um único foco: as redes sociais.
E quando você investe em marketing de conteúdo deve pensar em formatos que permitam que todas as informações que você produz possam chegar ao seu destinatário. Ou seja, usar Facebook, Twitter, Youtube e outros é algo mais do que desejável.
É a oportunidade de aliar a fome de informação com a vontade de fazer com que seus conteúdos sejam devorados. E nesse ambiente as PMEs só têm a ganhar!
A partir do momento em que o que é gerado pode ser curtido, compartilhado e comentado, você permite que o seu público e diversas outras pessoas possam falar – e repassar – a sua marca.
Ao produzir algo que encante e engaje os leitores, você faz com que um círculo cada vez maior de pessoas possa chegar às suas páginas (site, o blog que você criou, fanpages, perfis) e acaba também fisgando mais felizes consumidores da sua marca.
Aproveitar três palavras mágicas para se destacar na internet: Search Engine Optimization
SEO é uma das siglas mais presentes entre profissionais de marketing digital e empresas que investem no universo da internet.
Essa sigla acabou sendo traduzida para o português como a Otimização de Sites. É ela quem vai permitir que a página da sua empresa figure entre os primeiros resultados nas buscas orgânicas em mecanismos de busca.
E o marketing de conteúdo é o melhor amigo de quem usa o SEO para conquistar mais visitantes para a sua página na internet. Afinal, ela permite que você sempre produza novos materiais com as palavras-chave que o seu cliente em potencial utiliza nas pesquisas da internet.
Vamos clarear com um exemplo: se você vende vestidos de noiva, tem um blog e usa sempre palavras-chave no seu conteúdo ligadas a esse universo (incluindo, é lógico, essa principal), na hora em que sua persona digitar essa pesquisa no Google conseguirá chegar até você com mais facilidade, abaixo dos links do Google Adwords, mas acima de outros muitos concorrentes que ainda não investem no marketing de conteúdo.
Tentador, não?
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Conquistar – ainda mais – a sua clientela
Parte integrante de uma boa estratégia de marketing é o manter o foco total na experiência do cliente durante todo o processo de compra, até mesmo para que ele continue a consumir da sua marca.
Investir no marketing de conteúdo e ter um blog com materiais de qualidade faz com que seus clientes e prospects sempre visitem a sua página.
Se você oferece um serviço de newsletter, melhor ainda: assim as novidades chegam no e-mail do visitante, prontas para serem clicadas. Assim, sua empresa oferece canais abertos para receber sempre mais mensagens de marketing que culminem em novas vendas.
Esse acaba sendo um círculo vicioso desejável para qualquer empresa, independente do tamanho ou área de atuação.
Considerações finais
Percebeu como o marketing de conteúdo possui benefícios de deixar o queixo caído? Afinal de contas, ele é uma daquelas estratégias que precisam de constância e qualidade, dão trabalho, mas que têm resultados que são mais do que apenas interessantes.
Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para engajar pessoas, promover e difundir o conhecimento e, é lógico, conquistar mais e mais o seu mercado. Vender mais com qualidade, afinal, é o sonho de qualquer empresa.
Sugerimos ainda, nesses tempos de incertezas vividas pelo mercado nacional, a seguinte leitura: Contorne a crise econômica fidelizando clientes com o Marketing de Conteúdo. Perfeito para a sua PME se destacar!
Esse conteúdo foi produzido pela nossa parceira Rock Content, empresa líder em produção de conteúdos marketing no Brasil.