Os 4 Ps do Marketing – ou Marketing Mix ou Composto de Marketing – são um conjunto de variáveis controláveis formado por Preço, Praça, Produto e Promoção, que, conforme a estratégia da empresa, pode ser usados para influenciar na forma como os consumidores respondem ao mercado.
Saiba mais: Inbound ou Outbound Marketing? Qual o melhor?
Confira esta apresentação com um resumo deste artigo:
Os 4 Ps do Marketing são 4 ingredientes importantes que permitem desenvolver e fazer um plano crescer. Conheça eles:
Os 4 Ps do Marketing
Preço
É a quantia monetária cobrada na aquisição de um bem ou serviço. Aquilo de que se abdica na aquisição de um produto. A soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço.
Dentro da estratégia dos 4 Ps do Marketing, o preço serve como medida de avaliação entre diferentes alternativas de produtos, quer em termos do sacrifício que se faz em sua compra, quer como forma de se assegurar sobre sua qualidade.
O processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tem em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação.
Como este produto será usado?
Qual será sua aparência?
O que o cliente espera deste produto?
Praça
Dentre os 4 Ps do Marketing o quesito Praça ou Distribuição se ocupa da disponibilização dos produtos aos seus mercados consumidores.
Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor final exige a existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa, assim, a distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.
Onde o cliente procurará pelo produto?
Onde seus concorrente estão?
Quais serão seus canais de distribuição?
Produto
É tudo o que se refere aos “bens e serviços” que uma empresa disponibiliza ao mercado-alvo, para “atenção, aquisição, uso ou consumo”, tendo em vista a satisfação das necessidades do cliente.
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Compreende um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis, resultando na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra.
Qual o valor que seu produto oferece?
Já existem outras referencias de preço?
Como você será comparado?
Promoção
Dentre os 4 Ps do Marketing, a Promoção refere-se ao composto de elementos promocionais que divulgam e comunicam o produto ao mercado-alvo, como publicidade, propaganda, links patrocinados, Fan pages, promoção de vendas, relações públicas e outros.
Onde você anunciará sobre seu produto?
Qual o melhor momento para promovê-lo?
Qual o padrão de divulgação deste produto ou serviço?
Seja produto, praça, preço ou promoção, os 4 Ps do marketing podem ser interpretados de uma outra forma. Esqueça por alguns minutos a praça, preço, produto e promoção e conhça os 4 Ps do e-mail marketing!
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Veja também: Saiba como criar um logo perfeito para seu negócio
Conheça os 4 Ps do e-mail marketing
Qualquer empreendedor que se preze já ouviu falar dos 4 Ps do marketing, aqueles princípios que chamam a atenção das empresas para os principais aspectos relacionados ao lançamento de produtos e serviços no mercado (produto, promoção preço e praça).
No entanto, essa abordagem simples e prática também já foi adotada pelos profissionais que trabalham com e-mail marketing, uma ferramenta indispensável para o relacionamento com consumidores na web.
Conheça, portanto, os Ps do e-mail marketing: quatro conceitos que reúnem informações essenciais para o desenvolvimento de campanhas mais eficazes para o envio de e-mails. Confira!
Permissão
O primeiro P é indispensável para qualquer campanha de e-mail marketing, pois é o ponto o ponto de partida para o início dos envios.
A permissão se resume na necessidade de adotar o ‘opt-in’, ou seja, uma confirmação digital ou física do interesse do seu contato em receber informações da sua empresa. E também de respeitar o ‘opt-out’: o direito do destinatário em parar de receber e-mails quando desejar.
Pertinência
Ainda que sua empresa tenha acesso a uma base com milhões de contatos de e-mail, de nada adianta sair disparando mensagens para todas essas pessoas de forma aleatória.
Afinal, um dos aspectos fundamentais do e-mail marketing é a pertinência, ou seja, a capacidade de segmentar os envios para que eles tenham relevância para seus destinatários.
Essa segmentação pode ser feita levando em conta o status do contato: ele já comprou produtos ou serviços em sua empresa? E há quanto tempo? Ou então considerando perfis de consumo, como idade, gênero, renda e comportamento.
Muitas empresas também enviam e-mails com o nome do destinatário no corpo da mensagem. A lógica aqui é que, se ela é capaz de usar a tecnologia para identificar um nome entre tantos outros, provavelmente também será capaz de enviar informações e ofertas especiais para cada um de seus contatos.
Proposta
A proposta é a essência de qualquer campanha de e-mail marketing. Aqui, sua empresa precisar avaliar o que será comunicado, como (com que texto e layout), quando e com que recursos visuais ou tecnológicos.
Na proposta, sua empresa também precisa se atentar a questões técnicas que podem inviabilizar a chegada dos envios à caixa de entrada dos destinatários, como o uso de palavras inadequadas ou de peças que só tenham imagens.
Outro ponto crítico da proposta é o call-to-action – CTA ou chamada para ação. Esse termo define aquilo que sua empresa espera que o internauta irá fazer ao receber o e-mail, seja acessar o website, preencher um cadastro ou efetuar a compra de um produto.
Permanência
Manter uma base de contatos sempre interessada nos envios é uma das maiores dificuldades das empresas que utilizam o e-mail marketing. Esse P se refere à necessidade de fazer envios periódicos (para que a empresa não seja esquecida pelos destinatários), mas sem exageros (evitando que seja considerada inconveniente).
Outras medidas importantes relacionadas à permanência são a definição de segmentos de público com base no interesse pelas campanhas. Os internautas que nunca leram um envio da sua empresa poderão se interessar por e-mails mais abrangentes sobre seu negócio.
Já os leitores mais assíduos provavelmente terão a atenção despertada por peças mais aprofundadas de seus produtos e serviços.
Os 4 Ps são um bom modelo para sua empresa avaliar como está o desempenho das campanhas de e-mail marketing. No entanto, para alcançar resultados realmente incríveis, é preciso estudar seu público-alvo a fundo e entender como ele se comporta diante de sua estratégia.
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