Independentemente do segmento ou do porte de uma empresa, é fundamental que os clientes se identifiquem com seus produtos e com suas premissas. Isso não envolve somente as suas atividades, mas todos os elementos que se associam à imagem que a marca apresenta. Além da identidade visual e das disposições que a marca exibe, existe um outro elemento muito importante nessa construção de imagem: o mascote para empresa.
Nem todas as marcas possuem um mascote, mas a presença dele é capaz de transmitir uma sensação de proximidade e carisma que é inevitavelmente associada à marca. Quem não se lembra, por exemplo, do simpático bonequinho da gelatina Royal ou das expressivas vaquinhas dos produtos Toddy?
No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de criar um mascote para a sua empresa. Além de levar uma imagem lúdica e descontraída a seus clientes, ele precisa ser planejado estrategicamente para contemplar todos os públicos e não gerar desconforto para nenhuma pessoa ou segmento. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a criar o mascote perfeito para a sua empresa e conquistar ainda mais seus clientes.
Dicas para criar o mascote para a empresa perfeito
Busque atemporalidade
Sua marca vai ficar por muito tempo no mercado, sendo exibida constantemente ao consumidor e, por isso, é preciso buscar sempre um mascote para empresa que reflita essa estabilidade. Por isso, não se deixe levar por modas ou por tendências do momento – o sucesso imediato pode acabar sendo desvantajoso quando se pensa a longo prazo, já que a possibilidade de o mascote se tornar obsoleto rapidamente é maior.
Pense em seus clientes e em algo que, direta ou indiretamente, eles podem associar ao seu produto. No caso das vaquinhas da marca Toddy, por exemplo, há a relação nítida entre o leite e os itens da marca. Se isso for possível, vale a pena explorar esse contexto em sua marca. Mas, como estabelecer essa relação nem sempre é fácil, vale a pena também apostar na criação de um personagem único, como uma miniatura do produto em forma humanoide – ou seja, um personagem fantasioso que tenha características parecidas com a de um ser humano.
Pense em todos os pontos negativos
Quando estiver com algumas possibilidades de mascote para empresa em mãos, pense nos pontos negativos que cada um deles pode representar para alguns grupos. Considere, em primeiro lugar, a possibilidade de aquela figura carregar consigo outros significados. Faça pesquisas online sobre seu significado para não gerar interpretações equivocadas ou ofensivas.
Em seguida, veja se alguma outra marca usa algum mascote semelhante ou muito parecido. Isso é fundamental para que não haja dúvidas em relação a plágios e afins. Se o mascote para a sua empresa tiver algum lema ou bordão, também vale a pena checar seu uso.
Confira também: Como criar um mascote com personalidade e carisma
Relacione o mascote com a identidade visual
Para criar um mascote para empresa, considere toda a imagem que a marca já tem. A criação pode tanto seguir essa linha quanto romper com esses antigos padrões e reformular toda a campanha – nesse caso, porém, é preciso repensar toda a identidade visual da marca e ter a consciência de que essa ruptura trará alterações significativas para a comunicação da empresa.
Use um personagem flexível
Considere que o mascote para empresa tem a função de divulgação em diferentes frentes, o que significa que ele será usado em vários tipos de materiais. Por isso, antes de aprovar o mascote escolhido, considere se sua utilização é viável. Será possível fazer miniaturas do mascote da empresa, como os que servem de brindes? Ele permite a criação de animações ou fantasias, para ser usado em eventos presenciais? Ele funciona bem no rótulo dos produtos, ou seja, está harmonizado com as características visuais dos produtos?
Tudo isso deve ser considerado na hora de criar o mascote para empresa. Lembre-se também de considerar seu uso em produtos específicos e a adequação com eles.
Preze por uma boa arte
De nada adianta ter uma excelente ideia para o mascote de sua empresa e acabar obtendo uma arte que não condiz com seus objetivos. Por isso, valorize sempre um trabalho de qualidade e escolha profissionais ou empresas de qualidade para a realização desse trabalho de criação. Lembre-se de que o mascote da sua empresa irá permanecer por muito tempo e, uma vez lançado, fará parte da imagem pública que a sua empresa e seus produtos transmitem ao público.
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