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Papel das mascotes de marcas famosas na construção da imagem

Foto do escritor: We Do LogosWe Do Logos

Muitas pessoas torcem o nariz quando ouvem falar, acham brega ou popular demais, mas é inegável o papel essencial que as mascotes de marcas famosas têm como ferramenta para a construção de marcas.

No momento em que as empresas parecem criar em torno de si (mesmo sem a intenção) um ar cada vez mais frio e distante da realidade de seu público, o objetivo das mascotes de marcas famosas é justamente quebrar esse ar de impessoalidade e dar à empresa uma “cara” que cative seu público.

Porque criar mascotes de marcas famosas?

Mascote é a personagem escolhida para representar visualmente uma marca facilitando a associação do público a ela, do mesmo modo que a torna mais simpática e humana, traduzindo os valores da empresa de forma leve e amigável, criando uma ligação com público-alvo. Hoje existem diversas marcas, cujos personagens além de terem auxiliado o aumento das vendas conquistaram a simpatia do consumidor.

Não é preciso muito esforço para lembrar de casos de sucesso na utilização desse recurso. Como imaginar a Sadia sem o peru que se tornou parte integrante de sua identidade?

Ou a marca de salgadinhos Cheetos, sem a chita (cheetah em inglês) que é sua marca registrada, está sempre presente em suas embalagens e é tão famosa quanto a própria logo?

O principal objetivo da vinculação de  mascotes de marcas famosas à uma empresa ou produto é humanizá-los e gerar, junto ao público-alvo, uma identificação direta. O mascote nada mais é que um interlocutor entre a marca e seu consumidor, é o porta-voz do produto.

Para criar um mascote amigável e que dê resultados, é necessário seguir alguns critérios no momento de sua criação. 

Exemplos de  mascotes de marcas criados na We Do Logos.

Olha só que lindos ficaram esses mascotes criados na We Do Logos:

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Quer ver mais projetos de construção de marca aonde foram criadas mascotes? Clique no linque a seguir e confira todo talento e qualidade dos designers da We Do Logos: criação de mascotes.

Mascotes de narcas famosas que se popularizaram e aumentaram vendas

Chester Cheetah O guepardo dissimulado que faz de tudo para comer os salgadinhos Cheetos – marca que o próprio representa, foi criado em 1986. Em 1990 o personagem ganhou espaço nos jogos de vídeo game pela empresa Kaneko: “Chester Cheetah: Too Cool to Fool” e “Chester Cheetah: Wild Wild Quest”. Esta participação popularizou a mascote e o produto da Elma Chips entre os consumidores brasileiros.Em 1994, Chester Cheetah ganhou as embalagens do Cheetos.


mascotes de marcas famosas

Tony The Tiger

Nascido em 1952 o radical Tony the Tiger surgiu de uma competição que incluía um canguru – com o nome Katy, um elefante e um gnu. Na década de 60 Tony passou por mudanças, ficou mais marcante e protagonizou o premiado anúncio de 1964 “Você é um bom caçador de tigres?”

A vida de Tony continuou a mudar e em 1972 a marca Sucrilhos aumentou a família com esposa e filha. 1983 deixa Tony mais musculoso e descolado, incentivando a prática de esportes entre as crianças.

Tony foi considerado, no início da década passada, pela revista Advertising um dos dez maiores personagens do século 20.


mascotes de marcas famosas

Ronald McDonald

Ronald McDonald apareceu pela primeira vez em 1963, nos restaurantes da rede McDonald’s, mas foi só em 1967 que o palhaço tornou-se o porta-voz oficial da marca. O nome Ronald surgiu porque rimava com McDonald. A mascote chegou ao Brasil em 1979, quando o primeiro restaurante da rede foi inaugurado no país, no Rio de Janeiro. O primeiro McDonald’s da América Latina!


Bibendum ou Bib O personagem Bibendum – ou Bib da O personagem Bibendum – ou Bib surgiu em 1898, a inspiração veio quando os irmãos Michelin observavam uma pilha de pneus em seu estande. Bibendum não só estampa campanhas, adesivos, cartazes e como também os pneus produzidos pela Michelin.

No ano 2000, a mascote foi eleita pelo jornal The Financial Times e pela revista Report On Business como o melhor logotipo do mundo. O nome Bibendum tem origem na frase latina “Nunc est bibendum” (Bebamos agora), pois André Michelin costumava pronunciar a frase “O pneu bebe o obstáculo”- forma de defender as qualidades dos pneus de sua empresa.


mascotes de marcas famosas

Cofapinho

O bassê virou um ícone em 1989, época em que a companhia lançou a mascote em suas campanhas publicitárias para aproximar-se do seu consumidor final. Apelidado como a raça “salsichinha”, o cãozinho ficou conhecido no Brasil sendo associado ao slogan “O melhor amigo do carro e do dono do carro”.

No comercial a mascote era exposta em situações engraçadas, fazendo manobras e geralmente deixando cães de outras raças para trás em disputas. A marca ganhou confiança e ainda tornou-se mais amigável aos olhos dos brasileiros.



mascotes de marcas famosas

Assolino A Mascote Asolino é uma embalagem animada do produto, com olhos, pernas e muito rebolado. O personagem ganhou conhecimento por dançar músicas de artistas conhecidos no Brasil como Calypso, por exemplo. Graças ao crescimento das vendas “Assolan – o fenômeno” – foi modificado para: “Assolan: o fenômeno que não pára de crescer”.


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Bocão Royal

“Abra a boca, é Royal!” Transmitido pela 1º vez em 1988, o comercial ainda não contava com a presença de Bocão. O boneco em forma de gelatina começou sua participação na Royal em 1989, como o objetivo em aumentar o consumo do produto entre as crianças, associando alimentação e diversão.


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Lequetreque

Lequetreque foi criado em 1971 como parte da estratégia da empresa Sadia para popularizar seu frango defumado e é uma das mascotes de marcas famosas mais conhecida. Em 1985, o nome Lequetreque foi escolhido através de um concurso entre consumidores. Ao longo dos anos o personagem ganhou ares modernos refletindo com a época. Em 2007, a mascote ganhou uma versão em três dimensões (3D). Lequetreque passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando a marca.