A origem dos mascotes olímpicos se perde nos primórdios das Olimpíadas. Nem sempre eram as imagens em 3D caprichadas que conhecemos hoje. E quanto aos bonecos e pelúcias dos mascotes olímpicos… bom, o mundo era outro… não cabe a nós julgar a qualidade de alguns materiais empregados…
O importante era o espírito olímpico que se encerrava dentro de cada um desse mascotes olímpicos, mão é mesmo?
Veja a seguir alguns exemplos de mascotes olímpicos e, logo depois, como foram criados os logos dos jogos Paraolímpicos e das Olimpíadas do Rio.
Origem dos mascotes olímpicos
Muitas desses mascotes, criadas para as olimpíadas, foram desenvolvidas em uma época que não era possível contar com o auxílio dos programas de imagem. Enjoy!
Schuss
1968 Olimpíadas de Inverno – Grenoble Designer: Mme Lafargue
El Jaguar Rojo de Chichen-Itza
1968 Olimpíadas – Cidade do México Criação baseada em um trono em formato de onça vermelha, na pirâmide “El Castillo” em Chichen Itzá.
Waldi
1972 Olimpíadas – Munique Designer: Otl Aicher Cachorros da raça Dachshund são muito comuns na região da Bavaria e representa os atributos ideais de todo atleta: Resistência, Tenacidade e Agilidade.
Schneemann
1976 Olimpíadas de Inverno – Innsbruck
Amik
1976 Olimpíadas – Montréal Designer: Yvon Laroche, Pierre-Yves Pelletier, Guy St-Arnaud and George Hue. Representa um dos símbolos nacionais do Canadá.
Roni
1980 Olimpíadas de Inverno – Lake Placid Designer: Donald Moss O rosto do guaxinim é uma referência as roupas, gorros e chapéus utilizados pelos competidores.
Misha
1980 Olimpíadas – Moscou Designer: Victor Chizhikov
Vučko
1984 Olimpíadas de Inverno – Sarajevo Designer: Joze Trobec
Sam
1984 Olimpíadas – Los Angeles Designer: Robert Moore (The Walt Disney Company)
Hidy and Howdy
1988 Olimpíadas de Inverno – Calgary Designer: Sheila Scott Representam a hospitalidade canadense.
Hodori and Hosuni
1988 Olimpíadas – Seul Designer: Hyun Kim
Magique
1992 Olimpíadas de Inverno – Albertville Designer: Philippe Mairesse Representam a hospitalidade canadense.
Cobi
1992 Olimpíadas – Barcelona Designer: Javier Mariscal
Håkon and Kristin
1994 Olimpíadas de Inverno – Lillehammer Designer: Javier Mariscal
Izzy
1996 Olimpíadas – Atlanta Foi a primeira mascote foi feita em computador.
The Snowlets: Sukki, Nokki, Lekki and Tsukki
1998 Olimpíadas de Inverno – Nagano
Olly, Syd e Millie
2000 Olimpíadas – Sidney Designer: Matthew Hatton
Powder(a.k.a. Swifter), Copper(a.k.a. Higher) e Coal(a.k.a. Stronger)
2002 Olimpíadas de Inverno – Salt Lake City Designer: Steve Small, Landor Associates and Publicis
Athena and Phevos
2004 Olimpíadas – Atenas Designer: Spyros Gogos
Neve and Gliz
2006 Olimpíadas de Inverno – Turin Designer: Pedro Albuquerque
The Fuwa: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, Nini
2008 Olimpíadas – Beijing
Miga, Quatchi, Sumi e Mukmuk
2010 Olimpíadas de Inverno – Vancouver Designer: Meomi Design(a group of Vicki Wong and Michael Murphy)
Lyo and Merly
2010 Olimpíadas da Juventude – Cingapura Designer: Cubix International
Wenlock e Mandeville
2012 Olimpíadas – Londres Designer: Iris
Na We Do Logos nossos designers estão capacitados para fazer logotipos, mascotes, folders e diversos outros materiais. Dê uma olhada em nosso portfólio e veja maos mascotes desenvolvidos para clientes satisfeitos: Portfólio Criativo We Do Logos.
Conheça o símbolo que representará os Jogos Paraolímpicos de 2016
Ok, você já conheceu a origem dos mascotes olímpicos. Mas e o logo das Paraolimpíadas, vocês conhcem? A marca que representará os Jogos Paraolímpicos de 2016 foi apresentada no Rio de janeiro ja faz algum tempo, você viu? O conceito utilizado na criação foi o “Espírito em Movimento”. O processo de criação durou cerca de dez meses. O símbolo foi formulado a sete chaves, a sala de criação era fechada e o acesso controlado através de leitura digital.
“Para que pudéssemos materializar a alma, usamos símbolos universais que aproximassem as pessoas: o espiral simboliza a superação, o infinito representa a energia traduzida na garra, e o coração é o centro vital de todo ser humano. Olhando de cima, você enxerga um coração em forma de espiral e infinito. É um coração que pulsa e vibra com cada atleta e com cada conquista”, explicou Fred Gelli, um dos criadores da marca e diretor da agência Tátil.
Depois de saber tudo sobre a origem dos mascotes olímpicos e do logo das Paraolimpíadas, que tal conhecer o processo criativo do logo das olimpíadas do Rio?
Um de nossos clientes, o empreendedor Benjamin Bret, decidiu usar todas as vantagens da concorrência criativa para criar o logotipo de seu empresa, a Caixinha de Surpresas. E não se arrependeu! Confira seu depoimento:
Processo de criação de logo – Olimpíadas Rio 2016
Se você se impressionou com a origem dos mascotes olímpicos e com o logo das Paraolimpíadas, é porque aiunda não viu nada…
Aqui vai um estudo de caso detalhado de como foi feito o branding Rio 2016. 139 agências estavam na briga para fazer a marca, mas foi a agência Tátil Design que ganhou a disputa, que foi feita por meio de concorrência criativa.
Desafio
O projeto dos sonhos
Imagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá–las para o mundo. Uma marca que precisava expressar união. Inspirar superação e otimismo. Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo. Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos.
Processo criativo
Processo criativo
Investigação, brainstorms, cocriação
O jeito tátil de construir marcas
Usando o design e o branding como ferramentas poderosas, a Tátil desenha ideias que conectam pessoas e marcas de uma maneira sustentável e geram experiências memoráveis. Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje. Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito.
Esboço
O Processo criativo
Reuniram uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo. Investigaram o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais. Fizeram brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes. Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores. As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva. A marca final foi a mais cocriativa.
Solução
Paixão e transformação
A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada. O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca.
Logo
Ambientação
Fonte: http://abduzeedo.com.br
E sua empresa, já tem um logotipo? Na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina, você pode criar logo, folder, papelaria, site e diversos outros materiais de comunicação por um preço justo e muita qualidade. Funciona assim: faça seu pedido no site, escolha o prazo e quanto quer pagar e rapidamente já estará recebendo as primeiras opções de arte para pedir quantas alterações quiser. E se não gostar das opções, temos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!
Confira todas as vantagens de usar a We Do Logos em vez de gráficas ou agências de publicidade: