Nem todos os logos são exatamente o que parecem. No momento da criação de uma marca que servirá como identidade visual, muitas profissionais e empresas se inspiram de acordo com a ocasião para deixar mensagens escondidas ou até mesmo explícitas. Isso provoca uma essência curiosa em volta da marca.
Às vezes a mensagem é tão explícita, como os sinônimos e sugestões do que a marca comercializa ou até mesmo como o nome do fundador, no caso da Ford, Dell e etc. Outras são realmente muito curiosas. Confira as que trouxemos!
NBC
A empresa NBC tem um dos logos mais reconhecíveis do mundo. Porém, muitas pessoas não percebem o que se tem escondido no símbolo. Um pavão de seis penas, escondido, parecendo olhar para frente. Diz-se que as penas, na verdade, representam cada uma das seis divisões da empresa.
Zoológico de Pittsburgh
Este logo é composto com a utilização de imagens justapostas, em campos positivos e negativos. Não reparou ainda? Na primeira observação, você enxerga uma paisagem com árvores, aves e peixes mas se atente as partes brancas, que verá os perfis de um gorila e de um leão.
Coca-Cola
Talvez você já tenha ouvido falar que a fonte usada no logo da Coca Cola, é, na verdade, a caligrafia de um dos antigos donos, chamado Frank Robinson. Alguns historiadores sugerem outras teorias mas é um tanto interessante saber que uma das marcas mais famosas do mundo foi feita a mão. O nome da marca é a junção das duas plantas usadas na receita inicial do xarope: folha da coca e noz de cola.
Pepsi Cola
Já que o papo é refrigerante, a principal concorrente da Coca Cola começou a usar as cores da bandeira americana: azul, branca e vermelha, envolvendo o nome numa espécie de globo. Era uma forma de homenagem aos EUA, que acabara de ir para a guerra. Essa intenção fez tanto sucesso, que em 1950 o desenho foi incorporado ao logo oficial. Atualmente o símbolo é tão forte que é usado sem o nome.
Elettrodomestici
A logo simples e criativa foi desenvolvida pelos profissionais de criação da empresa Elettrodomestici – Home Appliances. As iniciais, “ED”, foram transformadas na própria logo formando uma tomada. O efeito segue o mesmo princípio do símbolo do zoológico que citamos acima, e de tantas outras marcas, a utilização das cores preta e branca, positivo e negativo.
Orquestra Sinfônica de Londres
Esse é bem abstrato, porém, simples. Inicialmente reconhecemos as iniciais “LSO” (de London Symphony Orchestra) mas dizem que o logo da Orquestra também representa um maestro conduzindo os músicos. Olhe de novo!
Spartan Golf Club
Esse logo exibe muita criatividade que utiliza um genial simbolismo dual. Em primeiro plano observamos um golfista mas há também escondido ou não, a imagem da cabeça com um elmo, de um soldado espartano. As duas imagens relacionam o nome do clube de golfe: Spartan.
Milwaukee Brewers
A logo desse time de beisebol também foi caprichada, falando o máximo em um espaço mínimo. Foram usadas as iniciais “MB”, de Milwaukee e Brewers que acabaram intencionalmente remetendo a uma luva de beisebol com uma bola no centro.
Chevrolet
A lenda diz que o logotipo, que remete a uma espécie de gravata borboleta, foi inspirado numa ilustração do papel de parede de um hotel de Paris onde teria se hospedado um dos fundadores da marca, Willian Durant. O empresário guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóveis que estava fundando em parceria com o piloto Louis Chevrolet. Muito curioso!
E então? O que achou dessas mensagens escondidas por trás da marca? Tem algum outro logo que você conhece e não foi mencionada acima? Conte para gente nos comentários abaixo que estamos super curiosas para saber o que elas tem a dizer… E se você está pensando abrir o seu negócio e precisa de uma Identidade Visual, a We Do Logos pode te ajudar com isso. São milhares de profissionais de design a dispostos a te ajudar.