Se sua marca ou empresa possui um produto específico, você com certeza já gastou grande parte de seu tempo aprimorando a qualidade da fórmula e tudo o mais que possa agregar valor ao seu produto. Mas não é só o produto em si que é valorizado diante dos olhos de seus consumidores – o modelo de embalagem escolhido também é fundamental para o sucesso de seu produto.
Isso porque é a embalagem que vai oferecer a primeira impressão aos seus clientes. É ela que deve conter as informações básicas do item que você oferece ao mercado e encantar os consumidores sem, contudo, deixar de lado a funcionalidade.
Parece tarefa difícil? Acredite, basta escolher os elementos certos e você conseguirá um excelente resultado!
Confira abaixo nossas dicas para escolher os modelos de embalagens mais adequados para os seus produtos, em função dos materiais existente no mercado!
Como escolher o modelo de embalagem perfeito para seu produto
Conheça os materiais mais comuns e escolha o ideal para sua marca. E, para isso, antes de mais nada, é preciso pensar na natureza do seu produto e no material que é mais adequado para transportá-lo.
Outra dica fundamental ao definir tipos de embalagem: conte com o auxílio de um designer de produtos competente!
Plástico:
Ideal para vários tipos de produtos, desde gêneros alimentícios até artigos de papelaria, por exemplo. A grande variedade de opções também ajuda bastante.
Plástico rígido: o plástico rígido ou o acrílico são excelentes opções para substituir o vidro e reduzir os custos do produto. Garrafas e caixas desse material formam excelentes modelos de embalagem e podem ser usadas até mesmo para itens mais sofisticados, como bijuterias e relógios, por exemplo.
Plástico maleável: mais indicado para itens alimentícios, o plástico maleável ajuda a criar um modelo de embalagem mais funcional e prático, além de ser mais facilmente transportado e manuseado. Ele é perfeito também para ser usado em modelos de embalagens mais simples, como produtos de limpeza ou o revestimento protetor de cadernos e mochilas, por exemplo.
Além disso, ele pode ser usado para criar um filme termo encolhível ao redor de alguns produtos, até com um desenho ou estampa própria.
Vidro:
O vidro é uma matéria-prima bastante contraditória quando o assunto são modelos de embalagens. Ele possui várias vantagens e desvantagens, tendo propriedades bem específicas.
Prós: o vidro é extremamente prático para carregar itens variados e tem a vantagem de não comprometer a integridade química de seu conteúdo. Ou seja, ele pode ser exposto ao calor e não solta componentes no conteúdo, o que pode prejudicar o produto. Por isso, ele é perfeito para como modelo de embalagem para perfumes, bebidas alcoólicas, sucos e itens semelhantes.
Contras: o vidro é mais quebrável do que o plástico. Com isso, ele requer maiores cuidados na hora de ser transportado e levado para o local de venda. Afinal, é preciso itens como isopor e até mesmo uma segunda embalagem de papelão para poder garantir a segurança necessária desse modelo de embalagem. Por isso, a dica é só usar o vidro quando ele for realmente necessário, eliminando possíveis custos adicionais.
Papelão:
Assim como o plástico, o papelão é um material extremamente versátil. Ele pode ser usado em diferentes modelos de embalagens e tem um custo bastante interessante para o fabricante.
Caixas: o papel permite que você confeccione caixas de formatos e tamanhos variados para seus produtos. Isso faz com que você tenha em mãos um grande leque de possibilidades de modelos de embalagens. Uma boa opção é fazer um modelo de embalagem mais simples e tornar a caixa o grande atrativo.
Tetra Pak: esse modelo, que pertence a uma empresa sueca, tornou-se referência quando o assunto é embalagens para alimentos. Isso porque seus itens são, em geral, feitos a partir de um revestimento de papelão e um interior variado. Ele pode ser simples, para produtos sem recomendações específicas, ou em alumínio, para garantir maior estabilidade térmica.
Cópia: uma excelente forma de trabalhar com modelos de embalagens em papelão é fazer uma réplica do produto original ou de seu layout. Isso é perfeito, por exemplo, para livros, quadros. Se o seu produto tiver uma estampa ou layout específico, a dica é usar o mesmo modelo na caixa – isso por ser uma excelente ideia para canecas, por exemplo. Veja só este exemplo:
Nesse caso, a caixa em si se torna um item de estilo e excelência em design, podendo ser usada até mesmo como acessório ou enfeite.
Case de sucesso: Restaurante Point do Macarrão!
Se você ainda não acredita no poder que a escolha dos modelos de embalagens corretos podem ter sobre o seu negócio, então confita este Vídeo Case do Restaurante carioca Point do Macarrão.
Depois que os sócios do estabelecimento decidiram refazer toda identidade visual, incluindo embalagem, cardápio, uniformes e até a fachada comercial, suas vendas aumentaram em torno da faixa de 80 %!
Assista ao vídeo com o depoimento dos proprietários desse negócio de sucesso:
E você? Não está na hora de criar uma nova embalagem para seus produtos? Que achou de nossas dicas de materiais?
Comece agora seu projeto de criação de embalagens!
É muito rápido e fácil: você faz seu pedido de embalagem online, ou outros materiais de comunicação e marketing, como logomarca, layout de site e folder, por exemplo, e logo estará recebendo diversas artes para dar sua opinião e pedir quantas alterações quiser, até que tudo fique do jeito que você imagina.
Reparou? Esta embalagem aí de cima foi a escolhida pelo restaurante Point do Macarrão!