We Do Logos

8 dicas para atualizar uma logomarca antiga

8 dicas para atualizar uma logomarca antiga

Confira a versão original deste post sobre mudança de logomarca, cortesia do blog underworldmagazine.com, clicando no link

8 dicas para fazer uma mudança de logomarca

1. Reformular

O design da antiga logomarca de uma empresa é o que as pessoas geralmente estão familiarizadas. Assim, a maneira mais fácil de transformar uma logo antiga em nova é manter a estrutura do design antigo intacta, mas com um visual atualizado – em outras palavras, uma reformulação. No entanto, se a empresa desejar algo completamente diferente, essa não é a melhor solução.

2. Reciclar elementos da logomarca anterior

Outra forma de fazer uma mudança de logomarca poderia ser escolhendo um ou mais elementos do logotipo utilizado anteriormente e que tem relevância com o contexto atual ou com a mensagem transmitida pela empresa. Após isso, incorpore suas próprias ideias e inovações e crie algo novo dessa forma.

3. Menos é mais

Uma ideia certa a se ter sobre o processo de redesign de uma logo antiga  é que o novo design deve ser menos complicado, simples e ainda mais atraente. Lembre-se que o seu design irá ser visto por inúmeras pessoas – dentro e fora da empresa – que eram acostumadas a outro design. Então, complicar as coisas pode resultar em falha ao impressionar ou agradar um deles.

4. Ser original na logomarca nova

Ao criar um novo logotipo, deve-se, acima de tudo, prezar pela originalidade do conceito. Imagine se o logotipo que você projeta para uma empresa acaba sendo muito parecido com o de outra. O design não só torna-se inútil, quanto poderá denegrir a imagem de uma companhia inteira. Nem é preciso pensar muito em como a situação seria desagradável.

5. Criar valor na logomarca reformulada

Sim, a simplicidade é algo bom. Mas há uma linha tênue entre simples e atraente e simplesmente muito simples. E você não gostaria de estar do lado errado neste processo de mudança de logomarca. Se você conseguir criar algo clean e minimalista, por exemplo, entenda que o design precisa ter um propósito e um conceito que o torne original. Sua função não é criar algo por criar, mas criar algo que transmita valor.

6. Não seguir tendências

Provavelmente, uma das maneiras mais fáceis de transformar o design de uma logomarca antiga em algo novo é não ser muito influenciado pelas tendências atuais no momento da criação da peça. Todas as tendências, um dia, passam. Lembre-se de que você está criando algo que, na melhor das hipóteses, deve ser atemporal. Isso se você não quiser se tornar a “logomarca antiga” dessa conversa.

Essas são as 6 dicas principais para o redesign de uma logo. Mas, com certeza, a lista de sugestões em relação a esse tema não para por aqui. Veja algumas outras logo abaixo:

Mudança de logomarca | Qual é a hora certa de reformular?

Algumas logomarcas são tão famosas e tão presentes em nosso dia a dia que basta um rápido olhar para sabermos de qual empresa se trata. Isso é natural, afinal, a logo é uma extensão do nome e identidade da empresa. Por esse motivo, manter uma identidade visual forte e bem trabalhada constitui um diferencial na hora de atrair clientes, negócios e se destacar da concorrência.

Entretanto, depois de certo tempo, algumas empresas se veem a necessidade de reformular suas logomarcas antigas, ou mesmo até repaginar toda a identidade visual. Mas, como saber quando está na hora de melhorar, ou mesmo mudar completamente o símbolo do seu negócio?

Confira algumas das principais atitudes a tomar antes de decidir.

Identificar o problema

O publicitário Euzébio de Andrade, diretor da agência de comunicação Amplo Brasil, em entrevista ao site Administradores, conta que o problema deve ser analisado amplamente, pois , muitas vezes, o problema não está na logo desatualizada, mas no foco das campanhas publicitárias, por exemplo.

O profissional explica que “Às vezes diagnosticamos que o problema realmente é a logomarca, que não possui identificação com seu produto ou está realmente fora do tempo, mas, em muitos casos, após estudos, vemos que o problema não está na logo, mas sim na embalagem do produto ou na campanha publicitária com foco equivocado”.

Para criar seu logotipo, venha para a We Do Logos! Nossa equipe de designers de todo o Brasil está pronta para receber o seu briefing e cuidar da comunicação visual da sua empresa com criatividade e profissionalismo. Acesse a nossa página e conheça nossos serviços.

Fazer uma análise de mercado antes da mudança de logomarca

Este é um ponto importante, pois você deve saber o que está fazendo a concorrência, além de também buscar saber o que o seu público espera de você. É importante que você busque a opinião do target, pois quem mais precisa se identificar com a sua logomarca é ele.

Com base nisso, você então vai decidir o que é melhor para a sua empresa: reformular, modificar completamente ou até manter o seu logotipo como está, caso o seu público não aceite bem a mudança.

Mudança de logomarca para pequenas empresas

Atualmente, as empresas de menor porte têm um acesso cada vez mais amplo ao desenvolvimento de suas marcas, embalagens e materiais promocionais por profissionais qualificados do design, o que faz com que seus negócios tenham cara de empresa grande e acelerem mais rapidamente.

Os pequenos empreendedores estão cada vez mais conscientes de que tão importante quanto ter um bom produto ou serviço, é apresentá-lo da maneira mais adequada pois, num mercado cada vez mais competitivo, é necessário se destacar para vencer, e cuidar da parte visual faz parte da estratégia de um negócio de sucesso.

É importante, claro, que as empresas estejam atentas ao mercado, mas também que não se esqueçam do mais importante na jogada: o produto ou serviço ofertado.