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Nome de empresa: O que é preciso saber para fazer a escolha certa

Qual o seu nome? É bem provável que na maioria das vezes que conheceu alguém, essa tenha sido uma das primeiras perguntas que você ouviu. Não é a toa. O nome é o nosso cartão de visitas, um dos elementos principais de nossa identidade externa. O mesmo ocorre com um negócio.

Por isso mesmo, saber escolher um nome de empresa atrativo é uma tarefa essencial. No artigo de hoje, você verá que a definição do nome de seu empreendimento pode ser um diferencial de fato relevante para que você atraia os primeiros clientes e ganhe destaque no mercado. Verá também dicas certeiras na hora de optar pelo nome ideal para o seu negócio.

Vamos lá?

A importância de escolher o nome do seu negócio

Para começarmos a analisar a importância de escolher com atenção um bom nome de empresa, imagine uma situação hipotética. Suponha que você conseguiu abrir seu negócio, já conta com ótimos fornecedores e oferece os melhores produtos dentro de seu segmento.

Além disso, como você possui um modelo de gestão inovador, tem tudo para atrair investimentos externos, manter a motivação de seus colaboradores em alta e favorecer o crescimento sustentável de sua empresa. Só há um problema: sua empresa não tem um nome.

Dentre os muitos empecilhos que esta situação poderia gerar, o principal deles seria com o principal elo da corrente de geração de faturamento para uma empresa: os clientes.

Por mais que você ofereça bons produtos ou serviços, é muito pouco provável que dentro de um cotidiano cada vez mais atribulado, os consumidores parem para dar atenção para uma empresa sem nome – talvez alguns curiosos, mas, certamente, não um público suficiente para manter sua geração de receita em alta.

Obviamente este é um cenário hipotético. Para que fique mais claro, você pode pensar em empresas com nomes pouco atrativos, para os quais o empreendedor parece ter dado pouca atenção. Um nome mal escolhido traz uma sensação de desleixo e até mesmo de despreparo para lidar com o mercado.

É importante salientar que o nome de sua empresa é um elemento crucial de sua identidade corporativa e visual. A partir dele, você poderá trabalhar os outros itens que compõe a identidade de sua empresa de modo coerente.

Como ter certeza que o nome escolhido é o ideal para o meu negócio?

Para responder essa pergunta é essencial que você reflita sobre sua visão em relação ao empreendimento que criou ou pretende criar. Quais são seus principais objetivos? O que você deseja trazer de útil e significativo para o mercado? Até que ponto você almeja crescer? Você pretende, em algum momento da empresa, se internacionalizar?

Solucionar estes questionamentos lhe será útil para uma série de pontos cruciais que vão desde a definição da missão, visão e valores de sua empresa, até a escolha de um nome que não contradiga com os ideais do empreendimento.

Além disso, o principal fator para saber se o nome de empresa que você escolheu é satisfatório, diz respeito à eficácia comunicacional deste nome. Em outras palavras: o nome de sua empresa contribui, em conjunto com outros elementos de sua identidade visual, com o seu diálogo com seu público-alvo e os outros elos do mercado?

Se a resposta para essa pergunta for positiva, é bem possível que você tenha optado por um nome de empresa eficaz. Para transformar essa possibilidade em certeza, acompanhe os requisitos de bom nome empresarial que apresentamos nos próximos tópicos.

O que deve ser levado em consideração na hora de criar um nome de empresa?

Se você estiver no processo da definição de um nome de empresa, é importante levar em conta alguns aspectos fundamentais, que lhe auxiliarão no caminho de obter um destaque real dentro do seu nicho de mercado. Acompanhe a seguir os principais elementos que devem ser observados:

A motivação da empresa

Este primeiro tópico está diretamente relacionado com o que falamos acima sobre a visão que você possui de seu empreendimento. Faça um exame cuidadoso e analise os fatores que lhe motivam a lançar sua empresa no mercado e leve isto em conta para definir um nome que esteja de acordo com seus principais objetivos de negócio.

O que você oferece para o mercado?

Outro passo importante é analisar que produtos ou serviços sua empresa pretende oferecer, afinal de contas, um bom nome de empresa precisar dar indícios daquilo que sua empresa irá disponibilizar.

Deste modo, você evitará falhas de comunicação com o seu público.

Isso não significa que você precisa ser literal na escolha do nome, mas sim que ele deve ser capaz de atrair o consumidores ideais, sem que tais consumidores se confundam quando visitarem sua marca – seja ela um estabelecimento físico ou uma empresa virtual.

Qual o seu público?

Com o que apresentamos até aqui, a importância do público para a escolha de um nome de empresa possivelmente já ficou implícita para você. Agora é o momento de estudar mais detalhadamente as características principais dos seus clientes em potencial.

Quando for realizar suas pesquisas com o público, busque responder algumas questões-chave, como: qual a faixa etária de meus possíveis clientes? Qual a nível de renda média deste público? Qual sua de escolaridade? Onde eles vivem? Quais seus hábitos de consumo?

Com estas respostas em mãos, você poderá criar um nome mais atraente para o tipo de público que almeja atingir. Consequentemente, esta pesquisa tende a contribuir positivamente com o aumento de suas taxas de conversão.

Além de tudo isso, vale a pena usar este estudo do público alvo para criar suas personas. A persona nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal e será bastante útil quando você for traçar as estratégias de marketing do seu negócio.

Que imagem você quer transmitir para o mercado

Finalmente, na hora de criar um nome de empresa de modo eficiente, leve em conta a imagem que você deseja transmitir para o mercado.

Se sua empresa for de um perfil mais sóbrio  – como no caso de um escritório de advocacia ou contabilidade, por exemplo -, busque nomes que transmitam mais estabilidade e segurança.

Já se você pretende abrir uma startup no mundo digital e assumir projetos mais ambiciosos, pode ser interessante ser mais ousado e criativo na escolha.  

Aprendendo a se diferenciar

A originalidade é uma característica intrínseca a um bom nome de empresa. Para te auxiliar nessa busca, dois exercícios são fundamentais

Brainstorming

O brainstorming é um processo que pode ser realizado individualmente ou em grupo e que consiste na listagem criativa e sem bloqueios de ideias relacionadas a um determinado objetivo. Se o seu objetivo é o definir um bom nome para sua empresa, o processo será bastante útil.

Após o brainstorming, você poderá selecionar os nomes que se aproximam mais das características factuais de seu negócio.

Análise da concorrência

No contexto da escolha de um nome de empresa original, a análise da concorrência irá ser útil para que você evite plágios ou nomes muito aproximados aos de outras empresas.

Como saber se posso utilizar um determinado nome de empresa?

Com a infinidade de empresas que são abertas a todo momento no país, como posso saber se o nome que estou utilizando para a minha empresa não está mesmo sendo utilizado por ninguém? Através de uma simples consulta.

Isso mesmo. No Brasil, nós temos um órgão regulador das marcas e patentes nacionais. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) possui um banco de dados com todos os registros oficiais de marcas e empresas do país. No portal do Instituto, é possível consultar se o nome que você deseja esteja.

Também é no INPI que você fará o registro oficial de sua marca, protegendo assim o nome de sua empresa de eventuais plágios.

Algumas dicas finais

Antes de concluir nosso artigo de hoje, nós separamos algumas dicas valiosas para que o nome de sua empresa gere grande impacto no mercado.

Seja objetivo

Nomes eficientes costumam ser curtos. Na hora de escolher um bom nome de empresa, siga a regra do “menos é mais”. Caso queira ou precise utilizar um nome mais longo, opte por se apresentar ao mercado através de uma sigla.

Seja coerente

Coerência é tudo. Lembre-se de seus valores, objetivos e visão da empresa.

Cuidado com nomes difíceis

Evite nomes de difícil pronunciação, que podem dificultar as suas estratégias de marketing e comunicação com o público-alvo da empresa.

As pessoas se lembram do nome de sua empresa?

Por fim, é preciso ter em mente que o nome de sua empresa precisa ser de fácil memorização.

Lembre-se: não basta oferecer bons produtos, serviços ou ser inovador no mercado concorrido de hoje em dia. É preciso, acima de tudo, ser lembrado.

E então, gostou do post de hoje? Se você achou o conteúdo pertinente, mas busca um suporte na escolha de um nome de empresa atrativo, vale a pena conhecer o Máquina de Nomes.

Com esta ferramenta, você poderá definir o nome de seu negócio, de acordo com o segmento de atuação. A ferramenta faz ainda buscas na internet e no INPI para verificar se o nome de empresa que você deseja está disponível. Não deixe de conhecer!

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