O nome de uma empresa é como um cartão de visitas no mercado. Faz parte da identidade da marca e representa a missão da empresa e o que pretende transmitir para seu público-alvo.
Seu nome deve refletir exatamente a natureza do empreendimento, junto com sua visão, valores e missão.
Por ter tanta importância e significado, é uma das etapas mais difíceis na construção de uma marca, principalmente quando se trata do mercado imobiliário.
Porém, devido ao número alto de concorrentes do mesmo nicho, encontrar o nome ideal para a sua empresa é uma tarefa que requer empenho e pesquisa.
Deve ser escolhido com cautela pois, por meio do nome, a marca tem a oportunidade de crescer no mercado e se desenvolver com mais rapidez. Além disso, um bom nome pode gerar lembrança de marca!
Para que esse estágio seja o mais descomplicado possível, reunimos algumas dicas de como elaborar nomes de imobiliárias de maneira fácil e sem dor de cabeça. Confira a seguir!
Nomes de imobiliárias: dicas e exemplos
1- Pesquise a concorrência
Fazer uma pesquisa sobre os nomes de imobiliárias já existentes no mercado é o primeiro passo para criar o seu.
Ao fazer uma análise da concorrência será possível se inspirar e ficar por dentro dos nomes mais utilizados pelas empresas.
Com esse levantamento você também poderá verificar se o nome que tem em mente já foi registrado por alguma outra marca.
Lembre-se: a pesquisa de concorrência deve ser utilizada apenas como inspiração, e não como cópia!
Nesse processo também é essencial fazer uma análise de seu público-alvo, pois o nome de sua imobiliária deverá cativar e chamar a atenção à primeira-vista.
2- Nome relacionado ao mercado imobiliário
O ideal é que o nome de sua imobiliária tenha relação com o tipo de serviço que oferece. Como o mercado está repleto de empresas do mesmo nicho, deixar nítido o segmento que sua marca atua é uma maneira de atrair seu público-alvo de forma mais eficaz.
Você também pode optar por um nome que se refira ao tipo de trabalho que a imobiliária oferece.
Dica: faça uma pesquisa na internet e anote os nomes das principais imobiliárias que se utilizaram do método para criação de sua identidade. Assim, você poderá abrir a mente para novas ideias futuramente!
3- Nomes com fácil escrita e memorização
Além de ter em mente que o ideal é que o nome de sua imobiliária seja curto, se atente em desenvolver algo que seja de fácil pronunciação. Dessa forma, os clientes terão mais facilidade em localizar sua empresa na internet, por exemplo.
Nomes muito complexos ou de escrita difícil prejudicam a memorização dos clientes e acabam ficando no esquecimento.
Outra dica importante é evitar palavras estrangeiras, letras repetidas (mm, ee, nn) ou aquelas do dicionário que são pouco utilizadas (k, y, w).
Para que o nome de sua imobiliária seja reconhecida e tenha forte presença no mercado do segmento, opte por palavras simples e que represente a sua marca.
Fique atento: para criar o nome ideal para a sua imobiliária é preciso abrir a mente para possibilidades que antes não havia cogitado. Deixe a criatividade rolar e pense em ideias diferentes das que já existem no mercado!
4- Disponibilidade para registro da marca
Após ter feito um compilado com os nomes favoritos para a sua imobiliária, é necessário averiguar se os mesmos nomes já não foram pensados por outras empresas e já se encontram indisponíveis para registro da marca.
Apesar do processo ser burocrático e um pouco lento, o registro é importante pois assegura o uso do nome na empresa e em toda a identidade visual de seu empreendimento.
5- Registro na internet
Após criar uma lista com as opções preferidas, chegou a hora de verificar se os nomes que escolheu estão disponíveis para registro na internet.
Para isso, acesse o site www.registro.br e escreva o nome que deseja consultar no campo de pesquisa.
Caso esteja disponível, também já será possível fazer o registro do domínio de sua empresa pelo próprio site.
Veja também: Como patentear um nome: aprenda o passo a passo
10 exemplos de nomes para imobiliárias criados online
Confira este projeto em que os redatores da We Do Logos enviaram 147 opções de nomes de imobiliária, foram mais de 40 redatores participando deste projeto e contribuindo com seu talento e criatividade:
Inovart Imobiliária
Inovare
Unic Imobiliária
Imóveis Inovare
Achei! Imóveis
Renovare
Imobiliária Líder
Nova Casa Imobiliária
Imobiliária Ideal
Novarte
Veja mais detalhes desta concorrência criativa aqui: nomes para imobiliária
Crie agora mesmo um nome para sua imobiliária com a We Do Logos!
Entre no site, faça seu pedido de material de comunicação e receba rapidamente, em treno de 24 horas, dezenas de sugestões de artes para avaliar, dar sua opinião, pedir ajustes e quantas alterações quiser.
Saiba mais sobre a We Do Logos: