Um dos mais criativos nomes de sorveterias foi a “Sorveteria sem Nome”. Inicialmente ela se chamava Hébom, mas foi processada pela Kibon, que alegou ser um nome muito parecido com o dela, registrado no INPI, e teve que mudar.
Aí, por falta de nome, ficou “Sem Nome” mesmo. Quer dizer: ficou com nome, o nome “Sem Nome”, entendeu?
Bom, para evitar bagunças como esta, além de registar o nome de sua empresa no INPI depois que o criar, estamos trazendo aqui para você uma das mais famosas maneiras de se criar nomes para sorveteria ou qualquer outro tipo de empresa.
Confira nossa dica e logo você terá uma sorveteria “Com Nome”. Opa! Acho que esse nome não vale, não!
Saiba mais: 3 Dicas de Marketing para Sorveteria
Como ter ideias para nomes de sorveterias
Já dizia Luiza Trajano:
É mais fácil achar dinheiro que ter uma boa ideia!
Por isso, se você está com dificuldade de inventar um nome para sua sorveteria, não se envergonhe, é normal!
Mas como, afinal de contas, se faz isso? Como as pessoas são criativas e descobrem essas ideias diferentes?
Vamos a mais uma frase famosa:
Criatividade é 10% inspiração e 90% transpiração.
Por isso, antes de te ensinarmos a famosa técnica do Brainstorming para ter ideias, você vai ter que fazer umas pesquisas… aí vai ficar bem mais fácil de pensar em nomes para sorveterias, você vai ver!
Fazendo a lição de casa
São alguns passos simples:
Pesquise nomes de sorveterias no seu bairro, na internet ou onde mais quiser
Seleciona os que gosta e não gosta
Defina o público da sua sorveteria: jovens, velhos, casais, todo mundo, etc.
Pesquise nomes que acha legais de empresas que servem ao mesmo público
Defina o tipo de sorveteria que quer ter: chic, por peso, mais em conta, mais descontraída etc.
Pesquise nomes de empresas que tem esta mesma imagem
Defina o que sua sorveteria tem de especial: a localização, o sabor, o visual, o atendimento, a quantidade de sabores etc.
Pesquise nomes de empresas que tem o mesmo “toque especial”
Talvez você não tenha percebidos, mas acaba de pesquisar nomes de empresas do seu ramo, que atendem o seu público-alvo, que têm um posicionamento semelhante ao seu e que têm um diferencial parecido também. Excelente!
Agora, vamos aprender a ter muitas e boas ideias!
Usando o brainstorming para criar nomes de sorveterias
Esta técnica foi criada por um publicitário americano chamado Alex Faickney Osborn. A sacada deste esquema é juntar muitas pessoas para terem ideias, mas sem deixá-las inibidas com a possibilidade de críticas.
Funciona assim, acompanhe o passo a passo:
Escolha uma sala tranquila e confortável, com uma mesa grande, cadeiras, lápis, papel e um quadro branco para escrever com caneta colorida.
Pode acrescentar uns lanchinhos e sucos também.
O brainstorming é dividido em duas partes de 2 horas (ou mais) aproximadamente. O melhor é que a segunda parte só aconteça no dia seguinte.
Forme um grupo de 6 a 12 pessoas e chame-os para a sala.
Avise antecipadamente (de preferência com 1 ou 2 dias de antecedência) para “trancarem suas agendas” durante este período. Assim, ninguém vai querer abandonar o brainstorming no meio.
Peça que desliguem os celulares e se concentrem.
Defina um “secretário” para anotar todas as ideias que surgirem no quadro branco.
Instrua os participantes do objetivo da reunião: juntar o maior número de ideias de nomes para sorveterias e depois selecionar as 2 ou 3 melhores.
Passe a pesquisa que fez para todos, explique mais ou menos as referências de nomes de sorveteria que já achou e os de outros seguimentos também.
Agora avise aos participantes que podem dar as ideias que quiserem, quantas quiserem e do jeito que quiserem.
Mas faça um alerta! É PROIBIDO criticar as ideias dos outros. As ideias de nomes são todas anotadas, independente do que os outros achem e eles não devem se manifestar sobre isso.
Uma ideia pode puxar outra, isto é: se alguém achar ideias parecidas ou complementares, não tem problema: não existe um dono da ideia!
Ao terminar o período estipulado ou acharem que já há ideias suficiente, a primeira parte da reunião é encerrada.
No dia seguinte (de preferência) todos se reúnem novamente na mesma sala.
As ideias do dia anterior são repassadas e é feita uma seleção de quais devem ser retiradas.
Agora as críticas estão liberadas e, caso surjam ideias novas, principalmente da união de duas anteriores, não há problemas.
São feitas diversas peneiras até que se achem a apenas 2 ou 3 nomes de sorveterias escolhidos como os melhores.
Pronto, este é o famoso processo de brainstorming!
Confira também: 30 incríveis sugestões de nomes diferentes para empresas
Achou muito longo e confuso? Na verdade, pode ser bastante divertido!
Mas, caso o processo não resulte em nomes que te agradem ou você prefira outra solução, pode contratar um redator freelancer, por exemplo.
Para isso, uma das melhores alternativas são sites de concorrência criativa, como a We Do Logos.
Você envia seu pedido de criação de nomes para sorveterias, slogans, logos, folders ou diversos outros matérias e rapidamente, em 24 horas, já estará recebendo as primeiras opções para avaliar, dar sua opinião, pedir ajustas e quantas alterações quiser. Em pouco tempo você terá o nome que queria definido com a ajuda de dezenas ou até centenas de redatores. Fácil assim!