top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Dicas da FORBES para bolar nomes para novas empresas

Considerando todos os elementos que constituem o iniciar de um pequeno negócio, talvez seja surpreendente saber que a escolha do nome correto é uma das decisões mais importantes que você pode fazer.

O nome de sua nova empresa é a primeira coisa que os potenciais clientes e funcionários irão saber sobre você e todos nós sabemos o valor das primeiras impressões. Escolha o nome errado e as pessoas irão ficar longe. Escolha o nome certo, algo cativante, que o faça sentir-se bem, e web-friendly e você pode ter uma fonte de negócios maior do que você pode imaginar.

Antes de criar o nome para o seu negócio, conheça 7 dicas para escolher um nome para empresa e os erros mais comuns.


O que considerar na escolha de um nome para uma nova empresa

Pense no seu negócio. Que imagem vem à mente? As pessoas tendem a pensar visualmente, por isso considere que o nome será exibido como parte de seu logotipo, em seu cabeçalho, website, etc…

Isso ajuda os clientes a se lembrarem do nome da sua nova empresa também. Junto com a imagem, “sentir” é um elemento importante. Você quer um nome que faz as pessoas se sentirem bem (ou pelo menos não afastá-los). O nome certo deve evocar uma ideia do que sua empresa representa e do significado emocional que você gostaria de transmitir.

Ninguém se lembra do nome de uma empresa longo (e traduzi-lo para um nome de domínio pode ser impossível de lembrar). Imagine o que o nome será parecido com um cartão de visitas ou um anúncio. Curto é melhor!

O nome de uma empresa nova deve passar aos clientes uma ideia real de seu tipo de negócio. É por isso que “Big Mountain Trucking” tem a palavra “caminhões” em seu nome. Ela ajuda na identificação online do negócio. Lembre-se que o objetivo do nome é tornar as coisas o mais fácil possível para os clientes.

O que fazer

O processo criativo pode começar por um brainstorming com sua família e amigos. Não jogue nada fora. Pense em palavras e frases que transmitam uma mensagem clara e oferecem alguma conotação positiva. Escreva todas as palavras-chave que surgirem que tenha relação com você, com sua empresa e os produtos ou serviços que você irá fornecer.

Não restrinja seu pensamento no mundo dos negócios. Olhe para a cultura, para o que é pop, contemporâneo, para as referências clássicas e atuais que estimulam a sua visão de futuro.

Pesquise seus concorrentes e compare seus nomes e suas ideias. (Não imite ou copie, de qualquer forma um concorrente, pois isso cria confusão na mente dos potenciais clientes.)

Falando de clientes, uma compreensão aprofundada de seu público-alvo pode ajudar a ter novas idéias de nomes. Qual é a faixa etária? O que eles fazem para viver? Como eles fazem uso de seu tempo de lazer? Nenhuma dessas considerações estão fora dos limites quando estamos criando um nome para uma nova empresa.

Continue lendo sobre o tema em nosso blog! São inúmeras postagens sobre o assunto esperando você!


Dê aos seus nomes finalistas um ensaio. Compartilhe-os com colegas, amigos, familiares e veja como eles respondem. Preste atenção em como eles associam os novos nomes com as suas próprias experiências de vida.

É garantido que você vai ouvir coisas que irão te surpreender. Quando chegar aos três ou quatro melhores nomes, é hora de realizar uma pesquisa de registro mais refinada. Google os nomes para ter certeza de que ninguém mais tem reivindicado eles. Faça o mesmo nas redes sociais e repita o processo no Twitter e no Facebook.

Por fim, verifique se há marcas. O Patent and Trademark Office dos EUA tem uma ferramenta de busca de marca para acelerar sua pesquisa e ajudar a evitar qualquer possível violação de marca registrada.

Não perca tempo! Aprenda agora como registrar o nome de uma empresa.

Independentemente de quão “perfeito” os nomes para sua empresa nova parecem, não se apresse para colocar as coisas em movimento. Deixe a lista de lado por alguns dias e volte a olhar para ela para ter certeza de como se sente. Você pode se sentir diferente sobre os nomes, sua lista pode precisar de novas ideias ou pode realmente ser perfeita. Se assim for, então você está no seu caminho.

DICA IMPORTANTE!

Para definir o melhor nome para sua nova empresa e o logotipo, utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um nome para sua empresa, vários redatores irão enviar propostas para seu projeto, de acordo com as suas exigências.

Você pode interagir com os redatores (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o nome que mais gostou para seu negócio dentro de dezenas ou até centenas de propostas enviadas!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Leia um pouco mais para entender melhor todos os benefícios de criar um projeto na We Do Logos:

Conheça a empresa de pão de queijo que recebeu 1228 sugestões de nome de 64 redatores que participaram desse projeto! 


0 visualização0 comentário
bottom of page