Ao criar um nome para salão de beleza, é importante ter em mente qual o objetivo dessa ação. Afinal, porque criar um nome para seu salão de beleza? Que benefícios sua empresa ganhará com isso?
Na verdade, com a crescente proliferação de negócios autônomos e a facilidade de se ter acesso a diversas tecnologia e recursos específicos de cada tipo de negócio, gerou-se uma “comoditização dos serviços”. Isto é: um corte de cabelo passou a ser um serviço muito semelhante em diversos salões e o preço acaba se tornando um fator determinante na hora do consumidor escolher em qual salão fará seu corte.
Ao dar um nome adequado ao seu salão de beleza, você poderá combater esta tendência e mostrar que sua empresa oferece um serviço diferenciado, um serviço que vale mais que em outros salões, fugindo desta danosa guerra de preços.
Este é um dos principais objetivos ao se dar um nome para um salão de beleza. Ao criar sua marca exclusiva você poderá alcançar resultados melhores do que outras empresas concorrentes que oferecem o mesmo serviço, porque seus clientes identificam a sua marca como melhor e mais adequada para eles.
Mas como chegar em um nome de salão de beleza ideal?
Para ajudar você nesta escolha, vamos apresentar uma série de dicas.
Veja também: Como ter boas ideias para o nome de empresa.
Dicas para criar nomes para salão de beleza
1- Defina seu público-alvo: para quem você vende?
Afinal, quem é seu cliente? Você precisa definir alguns parâmetros como localização, renda, sexo, idade etc. Veja alguma perguntas que você pode fazer para descobrir isso:
– Atende pessoas do seu bairro ou você atende gente de toda a cidade, atraídas pelos seus serviços? – O salão é unissex ou atende só mulheres? É uma barbearia masculina? – Você atende crianças ou tem uma especialidade em atendimento de idosos? É para qualquer idade? – São pessoas de alto poder aquisitivo, médio ou baixo? – Seu salão oferece um serviço premium, para grandes casamentos e festas ou está mais focado em atividades do dia a dia?
Antes de pensar no nome do salão de beleza, você tem que saber exatamente com quem está falando, para poder direcionar sua escolha.
2- Crie um nome com que seu público se identifique
Agora que você conhece melhor seu público, vai ficar mais fácil pensar em nomes de salão de beleza que combinem com eles.
Uma técnica usada para isso é criar “personas”, isto é, definir estilos de pessoas que seriam seus clientes. Com base nessas personalidades, você sabe que tipo de nomes podem agradar.
Veja alguns exemplos:
Digamos que seu salão fica em uma área comercial de escritórios e atende principalmente mulheres jovens e independentes que moram sozinhas, trabalham o dia inteiro, estudam a noite e gostam de se arrumar para a balada antes do final de semana.
Neste caso, você pode optar por um nome moderno, que passe bastante agitação e até certa sensualidade, algo como:
Power Style
Sensation
Bella Dona
Mas se seu salão atende um outro tipo de público, mulheres casadas do bairro que querem manter a beleza de seus cabelos, pele e unhas, fazer tintura e eventualmente se arrumar para uma festa de família, o nome deve ser mais tradicional:
Espelho salão de beleza
Seu espaço estética
Sempre bela
Outra opção é usar o nome de um dos proprietários.
Faça este exercício, entenda seu público e será mais fácil achar um nome de salão de beleza adequado.
3- Diferencie-se dos concorrentes
Esta é uma das principais funções do nome, e para conseguir isso é preciso responder uma pergunta simples: o que seu salão faz que os outros não fazem?
Seu salão oferece serviços completos?
Talvez um nome que inclua a palavra “total” possa indicar isso, como: “Total Beauty”, por exemplo.
Na verdade seu salão tem equipamentos de primeira linha que empregam tecnologias inovadoras. Uma alternativa poderia ser: “tecno studio de beleza”.
O diferencial de seu salão é o amplo espaço e o conforto das cadeiras? Pense em um nome que remeta a isso, como: “Gran Studio” ou “Mega Beauty”.
Localização privilegiada, atendimento personalizado, produtos de primeira qualidade, decoração de cair o queixo, profissionais famosos, atendimento noturno. O que diferencia seu salão dos demais? Defina isso e use no nome do seu salão de beleza.
Veja mais neste artigo da Exame: 8 erros fatais ao escolher o nome da sua empresa.
4- Simplicidade e lembrança
Evite nomes complicados e longos, seja objetivo e vá direto ao ponto. Nomes extensos são mais difíceis de lembrar.
Além disso, verifique os nomes dos concorrentes e evite criar nomes semelhantes que possam confundir seus clientes.
5- Escolha nomes fáceis de entender
No caso de nomes de salões de beleza é muito comum usar palavras em inglês ou francês. Algumas delas são de conhecimento geral e muito usadas, tais como:
Style
Hair
Beauty
Fashion
Entre outras.
Mas mesmo assim é preciso tomar cuidado, pois essas e outras palavras podem ser de difícil pronúncia ou mesmo desconhecidas de algumas pessoas.
Dependendo do tipo de público, prefira nomes em português.
6- Tenha foco
É importante que você escolha um determinado diferencial de seu salão para inspirar o nome. Mas apenas um!
Evite querer passar informações demais que só vai confundir seu público ou tornar o nome muito longo e de difícil lembrança. Esta recomendação vai na linha do que se costuma chamar de “USP – Unique Salling Proposition” ou, em português: “proposição única de vendas”, aquele algo a mais que só o seu salão tem!
Não significa que seu salão só oferece um tipo de serviço. Significa, na verdade, que você precisa escolher um diferencial para tocar os corações e mentes de seus clientes e ser lembrado por ele sempre que precisarem de um salão de beleza, se tornando a marca preferida do seu público.
Bom, depois de criar o nome de seu salão, será preciso verificar se ele já existe no mercado e registrá-lo para fazer dele uma marca protegida de cópias.
E para facilitar esse processo você pode usar um aplicativo exclusivo e gratuito, criados pela We Do Logos. Com o Registro de Marca, você terá acesso a todas as fases do processo via celular ou em qualquer outro dispositivo móvel. Se preferir, pode acompanhar pelo desktop também clicando aqui!
E agora, que tal criar agora mesmo o nome para sua empresa?
Cadastre-se no We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Depois de fazer seu pedido de nome (ou outros materiais de comunicação), você começa a receber em menos de 24h dezenas de sugestões e, mais rápido do que você imagina, já estará com um excelente nome pronto para usar em sua empresa. Ah, e se não gostar de nenhum, recebe o dinheiro de volta!