A área de gestão de pessoas já passou por muitas evoluções e modismos — e não faz muito tempo que a gestão comportamental passou a ser um assunto em voga na área. Mas, ao contrário do que muitos possam pensar, a gestão focada no desenvolvimento de equipes de maior performance tem sido, cada vez mais, reconhecida como uma ferramenta eficaz e muito importante para empresas que enfrentam mercados sempre mais competitivos.
No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto e quais são os benefícios de adotar a gestão comportamental em sua equipe!
O que esperar da Gestão Comportamental
Esse modo de gerir o capital humano das empresas vem ganhando importância justamente pela efetividade de suas ações. Com a gestão comportamental, é possível atuar em todas as fases de um profissional na instituição, desde a sua contratação. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível ser mais assertivo nas contratações, entendendo qual o perfil comportamental do candidato previamente selecionado.
Além disso, a gestão baseada no comportamento do profissional permite que sejam utilizadas técnicas de administração que redirecionam o comportamento do colaborador de modo que se obtenha uma melhoria contínua no desempenho, na segurança, qualidade e até mesmo no ambiente de trabalho.
Como gerir equipes através do perfil comportamental
A gestão comportamental, em suma, é muito simples de ser aplicada e acontece através da execução dos seguintes pontos:
Alinhar qual o perfil comportamental desejado
É preciso entender que cada ser humano é único. E, apesar de todas pessoas serem capazes de adaptar o perfil comportamental, isso demanda força de vontade e tempo. Por isso, nem sempre os profissionais se adequam ao perfil organizacional de determinada empresa. É preciso entender qual o perfil que sua empresa deseja para que o processo seletivo tenha sucesso.
Analisar o perfil comportamental dos colaboradores
É ilógico pensar em demitir toda sua equipe e contratar novos profissionais baseando-se na adequação comportamental de cada um a sua vaga. A gestão comportamental permite justamente trabalhar com essas diferenças, seja remanejando o colaborador para uma equipe mais pertinente ao perfil dele ou propondo treinamentos para que ele desenvolva determinado comportamento.
Desenvolver os perfis comportamentais necessários
Como citado acima, é importante investir no desenvolvimento contínuo do perfil comportamental necessário para determinada equipe ou responsabilidade. Portanto, realizar uma gestão de comportamento é também desenvolver e aperfeiçoar competências. Por exemplo, aplicar treinamentos de oratória aos líderes, oferecer cursos de aperfeiçoamento técnico aos colaboradores de base e ministrar treinamentos de vendas à sua equipe Comercial.
Os benefícios reais
Com o decorrer do tempo, o desenvolvimento adequado e constante de uma gestão baseada nos perfis comportamentais reduzirá a rotatividade de profissionais e melhorará o desempenho das equipes. Isso se dá porque a empresa passa a contratar de forma melhor e investir em seus colaboradores, valorizando-os.
Dessa forma, os gastos com indenizações demissionais e processos seletivos são reduzidos, além dos investimentos em treinamentos serem otimizados.
No geral, a implantação da gestão comportamental é realizada através de consultorias. Mas nem sempre as empresas menores são capazes de realizar grandes investimentos em profissionais capacitados a implantar essa ferramenta na cultura organizacional.
Para suprir essa demanda com investimento acessível, existem algumas ferramentas que realizam a análise comportamental dos candidatos e mapeamento do perfil dos colaboradores. Vale a pena conferir!
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