Quando se fala em taxa de conversão, muitas pessoas têm uma ideia fixa na cabeça de que ela se refere exclusivamente a conversão de vendas, isto: a relação entre a quantidade de visitantes de um site e aqueles que efetivamente se tornam clientes, fazendo uma compra.
Mas, na verdade, a taxa de conversão pode se referir a diversas outras ações que se deseja que um visitante promova em um site.
E uma das mais importantes dessas ações é quando um visitante se transformar em um lead.
Nesta postagem, vamos falar especificamente sobre a taxa de conversão de leads e dar algumas dicas de como aumentá-la.
Vamos lá?
O que é taxa de conversão de lead: 4 dicas para aumentá-la
Bem, antes de passarmos às dicas, é importante conceituarmos 3 coisas:
O que são leads?
Por que captar leads em sites?
O que é taxa de conversão de lead?
O que são leads:
Leads são pessoas interessadas de alguma forma em sua empresa, produto ou serviço, que não se tornaram clientes ainda, mas deixaram dados para que se entre em contato com elas.
Por que captar leads?
A importância da captação de leads está em fornecer à força de vendas da empresa oportunidades de fechar negócios. Nem todo produto ou serviço pode ser vendido diretamente em um site, principalmente em empresas B2B, em que, muitas vezes, é preciso entrar em contato direto com o cliente e até marcar uma visita pessoal, para fazer uma venda consultiva.
O que é taxa de conversão de lead
A taxa de conversão de leads é a relação entre o número de visitantes de um site e a quantidade deles que deixam dados que poderão ser usados pela equipe de vendas, seja para envio de e-mails via automação de marketing, newsletters, contato telefônico ou via inside sales, com uso de teleconferência.
Agora que você já está dentro do contexto, vamos ver nossas 4 dicas para aumentar a taxa de conversão de leads de um site.
Dicas para aumentar a conversão de leads:
Agora que você entendeu o que é taxa de conversão de lead, confira nossas dicas:
1- Inbound marketing: SEO e conteúdo
O primeiro passo é atrair visitantes. Para isso, atualmente se usa uma estratégia de marketing digital chamada de inbound marketing, que usa principalmente 2 técnicas: SEO e marketing de conteúdo.
O SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização de Mecanismos de Busca, que consiste em usar ferramentas analíticas para descobrir quais palavras-chave seu público-alvo mais usa nessas ferramentas de busca para usá-las em seu site.
Mas para que isso ocorra de uma forma mais autêntica, é preciso contextualizar essas palavras-chave em conteúdos relevantes para seus clientes potenciais. Por isso, é comum se usar um blog onde essas palavras-chave servem de inspiração para a criação de textos e outros materiais mais ricos e profundos, que são do interesse dos visitantes.
E é aí que surge a grande oportunidade de aumentar sua taxa de conversão de leads: ao ler a postagem do blog, este visitante se depara com uma chamada para que ele acesse esses materiais ricos, como e-books, um trial de software, o acesso a um webinar exclusivo ou até mesmo um infográfico.
Só que para isso, ele terá que deixar, em troca, alguns dados, como e-mail, nome e telefone. Neste momento, o visitante se converteu em um lead.
2- Landing pages
Quando o interessado clicar no botão da chamada (CTA – Call To Action) para ter acesso ao material rico, ele será direcionado para uma página especificamente criada para que ele preencha um formulário e deixe seus dados.
Existem diversas maneiras de tornar a taxa de conversão de leads de sua landing page mais efetiva, entre elas, podemos citar:
Layout focado na ação que se quer que o usuário pratique
Uma mensagem que corresponde ao que foi prometido ao usuário ao clicar no CTA
Estudar o tamanho ideal para a landing page
Deixar claro o benefício oferecido
Caprichar no título e no texto
Entre outras, que você poderá conferir em mais detalhes aqui: Como Criar Landing Pages Eficientes: O Guia Definitivo
3- Coletar dados
Existem diversas ferramentas disponíveis para saber por onde seus visitantes estão navegando em seu site, a mais conhecida é o Google Analytics.
Se você coletar esses dados, poderá saber por quais páginas de seu site os usuários estão passando até chegarem a landing page e descobrir coisas como:
Seu blog está atraindo muitos visitantes, mas eles não clicam no CTA para serem encaminhados à landing page.
Ou: muitos visitantes chegam à landing page, mas poucos preenchem o formulário.
Estes são apenas dois exemplos, mas dados como esses podem indicar para você onde está o problema de seu site e, assim, será possível tomar as providências para aumentar a taxa de conversão de leads.
4- Testes AB
Nada de chutes, achismos ou opiniões. Agora que descobriu o que precisa ser mudado, faça isso por meio de testes.
Os chamados testes A/B comparam duas versões de uma landing page, ou de um CTA, ou do título de um e-mail marketing, por exemplo.
Duas versões (A e B) são disponibilizadas para diferentes grupos de usuários e, depois de um tempo adequado, verifica-se qual das duas converte mais.
Estas foram apenas 4 dicas dentre inúmeras que devem ser usadas para aumentar a taxa de conversão de leads de um site.
Entendeu o que é taxa de conversão de lead? Quer conhecer mais dicas de especialistas? Acesse agora mesmo: O que é otimização de conversão?
Este post foi escrito pela equipe da Supersonic, uma empresa especializada em otimização de conversão que transforma os visitantes do seu site em clientes.