O que é slogan? Dezenas de exemplos e como criar o seu

o que é slogan

O que é um slogan? Slogan é uma frase curta que define o posicionamento de uma marca e seu diferencial.

Os donos de empresas, sejam elas pequenas ou grandes, querem que seus clientes enxerguem o diferencial de suas marcas e, por isso, confiem mais nelas do que na concorrência.

Num mercado tão concorrido e globalizado como o que conhecemos atualmente, é evidente que todo empreendedor busca mais visibilidade e destaque para que o negócio sobreviva e tenha sucesso. Mas, antes de tudo, é preciso definir bem qual é o posicionamento mais adequado para a empresa e quem ela deseja atingir.

Essa orientação correta da marca é fundamental para gerar identificação com o público e, a partir desse ponto, ganhar cada vez mais espaço e evidência.

Sabemos que um dos elementos mais importantes para gerar essa identificação é o logotipo, pois ele é capaz de condensar e transmitir visualmente o conceito da empresa, além de torná-la reconhecível em qualquer lugar. Contudo, para que esse logo tenha mais força, um elemento indispensável para complementá-lo é o slogan.

Agora que você entendeu melhor o que é um slogan, dê uma olhada em tudo que ele pode fazer por sua empresa. Mais adiante apresentaremos também alguns exemplos de slogans famosos.

O que é um slogan e o poder de fixação da marca

Muita gente se engana, achando que a importância do slogan está na simples memorização de uma mensagem, quando ele, na verdade, tem o poder de fixar mais ainda a marca na mente do consumidor.

Além disso, em poucas palavras, podemos definir assim o que é um slogan: o slogan traz o principal conceito da empresa ou produto, o que ajuda a agregar ainda mais valor.

Por esse motivo, sua eficácia só é alcançada plenamente quando a assinatura é construída em harmonia com os objetivos da empresa e os conceitos que compõem sua identidade.

Porém, não se deve esquecer que essa fixação na mente do consumidor tem mais sucesso quando a frase é fácil de guardar, por isso, algo original, curto e mnemônico é o ideal. 

Assim, escolha o diferencial que você deseja destacar, seja ele o preço, atributos funcionais ou emocionais, tradição etc.

Como criar um slogan que gera resultados?

Alguns produtos ou serviços podem parecer complexos demais para serem resumidos numa única frase, mas a verdade é que o slogan é muito mais do que um simples resumo.

A sua criação depende de um entendimento completo dos valores da marca, da missão e visão da empresa, e do que exatamente se trata a solução que ela oferece.

Mais a frente, veremos nos exemplos que os slogans que ficam realmente famosos evocam sentimentos através de conceitos bastantes simples, só que até atingir essa simplicidade, o caminho é longo.

Por isso, mapeamos 4 pontos interessantes que poderão te ajudar na concepção e um slogan cativante que tenha tudo a ver com seu negócio, confira:

1. Entenda o seu público-alvo

Não adianta usar uma frase toda descolada se seu público alvo é de uma faixa etária mais velha, nesse caso, vale mais utilizar expressões já estabelecidas para que possa acontecer uma identificação imediata.

Isso é só um breve exemplo, pois os públicos são muito variados, e ainda assim o slogan deve respeitar a identidade da marca acima de tudo, então, é importante buscar elementos que seu público já se identifique naturalmente quando entra em contato com seus produtos ou serviços.

Caso tenha a opção, vale a pena fazer uma pesquisa com alguns clientes para entender que palavra vem na mente deles ao pensar na sua empresa, isso pode ajudar a entender como sua marca está sendo percebida.

Criar um slogan em consonância com essa percepção poderá funcionar muito bem.

2. Instigue a emoção

O que realmente marca a gente e fixa uma ideia nas nossas mentes, são as emoções causadas, é por isso que frases de filmes acabam se tornando icônicas, pois despertam sentimentos fortes na gente.

Um slogan não pode ser diferente, pois quando atinge uma emoção, aquilo fica muito mais fixado na mente do consumidor.

Talvez o maior exemplo disso no nosso contexto brasileiro, seja os slogan de emissoras de TV que transmitem jogos de futebol, pois quem é apaixonado pelo esporte, associa rapidamente a frase a um momento de emoção, seja a felicidade de um título de campeonato ou mesmo uma derrota marcante.

Portanto, pense no seu slogan como um gatilho para instigar emoções nos consumidores.

3. Seja original

Claro que você pode buscar inspirações nos slogans famosos, mas cópia está fora de cogitação.

Primeiro que em geral as pessoas irão reconhecer aquilo facilmente e lembrar da outra marca, pois é a associação mais rápida, enquanto a sua vai ficar esquecida porque não causará nenhum impacto.

Quanto mais original for o seu slogan, mais as pessoas irão sentir o frescor da novidade, o que é sempre algo agradável e que vai ajudar a elas na memorização da frase.

E ser original não tem a ver com usar palavras nunca antes usadas, ou frases complexas. Às vezes, uma expressão popular adaptada e bem contextualizada, pode sim ser original e ainda muito marcante.

Lembre-se que o consumidor precisa ter referências para absorver bem seu slogan, então não invente muito, parta do básico, pois se bem feito, funciona bem.

4. Demonstre seus diferenciais

Nos exemplos de slogans abaixo isso ficará bem claro, mas por ora, entenda que seus diferenciais precisam estar na frase de forma bem sucinta.

Não tem como ter várias linhas de textos para explicar do que se trata sua solução, então, identifique o melhor atributo dela e tente apresentá-la de uma forma bem cativante no seu slogan.

Mas apesar dessas dicas, que tal considerar a ideia de um slogan criado por profissionais?

Quanto custa um slogan? Veja neste orçamento rápido e divertido!

Confira abaixo algumas marcas que entenderam perfeitamente o que é um slogan e acertaram na escolha da frase ideal, conseguindo a fixação desejada na mente do consumidor.

Exemplos de slogans

1001 utilidades

doril

Tomou doril, a dor sumiu

skol

A cerveja que desce redondo

gol

Linhas aéreas inteligentes

mc

Amo muito tudo isso

natura

Bem estar bem

sedex

Mandou, chegou

tim

Você, sem fronteiras

Mais exemplos de slogan

Em primeiro lugar, o mais importante em um slogan é ser memorável. Isso, sem grandes esforços e de preferência acompanhado pelo nome da marca. Dessa forma, a linguagem deve ser fácil! Por meio de trocadilhos e rimas são boas maneiras de fazer um slogan ser recordado facilmente. Dessa maneira, apesar de não estarem acompanhados das imagens, pesquisamos mais alguns exemplos de logos que merecem ser lembrados, confira:

Para reforçar a marca:

“O primeiro Valisére a gente nunca esquece”

“Coca-cola é isso aí!”

Agregar benefício-chave também é uma boa estratégia:

Polaroid: “A diversão é instantânea”.

Mercedes Benz “Projetado como nenhum outro carro do mundo”

Diferenciar a marca dos demais concorrentes:

“A Heineken refresca as partes que as outras cervejas não alcançam”

Outra opção é usar ideias concisas na construção do slogan:

Air France: “Nova. Rápida. Eficiente”.

Chevrolet: “Olhe para ele. Experimente-o. Compre-o”

Esqueça o famoso “Simplesmente o melhor”

Ele é usado por diversas empresas. Ou seja, sua marca pode ser confundida com qualquer uma delas.

Aspen: “Simplesmente o melhor”.

Bishop ‘s Nissan: “Simplesmente o melhor”.

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Se o nome da marca não estiver no slogan, ele deve usar algum elemento que reconheça a entidade. Quando esse elemento que já possui uma identidade com o público, você percebe o quanto ele é poderoso, pois o força a falar o nome da marca.

Por exemplo, a Nike costuma vincular comerciais só com o logo (o “swoosh”), sem que o nome seja falado ou escrito.

Se você deseja criar seu slogan, ou nome para empresa ou produto de maneira profissional e segura, então venha para o We Do Logos. Nossos profissionais estão em todo o Brasil, esperando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Conclusão

Ter um slogan é ter um  ponto de conexão entre sua marca e seus consumidores, que vai indicar os principais atributos que seu negócio pode oferecer.

Por isso, vale muito a pena investir num bom slogan para dar ainda mais destaque para sua marca e cativar mais clientes, e para ter uma frase pensada para o seu negócio conheça o serviço de criação de slogans da We Do Logos.

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