Ser empreendedor não anda nada fácil: é preciso avaliar cada passo, cada investimento para não errar e sair no prejuízo. Uma das formas de acertar a fórmula do sucesso é calcular o ROI – Retorno Sobre o Investimento. Mas o que é ROI?
ROI é uma métrica que serve para calcular o desempenho financeiro de determinado investimento realizado pela sua empresa. De uma maneira bastante simples, ele informa se você está tendo lucro ou prejuízo ao realizar esse investimento.
Você pode calcular o ROI global da sua empresa, por área, por produto ou serviço e até por estratégia, descobrindo várias informações importantes que podem impactar na gestão do seu negócio.
O que é ROI em números
Falar é fácil, mas como calcular o ROI de um investimento? A fórmula original, aplicada ao setor financeiro, é bastante simples, mas pode receber outras variáveis dependendo de qual é o objetivo do seu cálculo.
ROI = ((RECEITA – INVESTIMENTO) / INVESTIMENTO) X 100
Vamos a um exemplo prático para ficar mais claro: você está investindo em melhorar a imagem da sua empresa e, para tanto, investe 2000 reais em um novo site. Com esse novo site, você recebe mais tráfego de internautas, capta mais leads e conquista mais clientes do que anteriormente. Esses novos clientes geram uma receita de 50 mil reais no mês. Então, é só colocar os dados na fórmula:
ROI = ((50.000 – 2.000) / 2.000) X 100
ROI = 2.400%
Uau, um ROI de 2.400% no mês! Isso mesmo, mas como não existe um indicador que diga qual é o ROI ideal para um investimento, esse número pode ser bom para uns e ruim para outros. Tudo depende dos objetivos de rentabilização que você estipulou para a ação de mudar o site da empresa.
O que você pode fazer para determinar um parâmetro de desempenho para sua empresa, é estudar o seu mercado e compreender qual é o valor aceitável para o seu tipo de empreendimento.
O ROI no setor financeiro
No setor financeiro, o ROI é fundamental para determinar a rentabilidade de um investimento realizado pela empresa, como a aquisição de um novo maquinário ou a abertura de uma nova filial, por exemplo.
Todo dinheiro que é investido no negócio deve trazer retorno monetário, e o ROI ajuda a determinar qual é esse retorno e em quanto tempo ele veio. Desta forma, é possível traçar metas financeiras mais condizentes com a situação atual da empresa, decidir-se sobre novos investimentos, buscar novos recursos, entre outras decisões que impactam na continuidade dos negócios.
O ROI no marketing
O ROI também é bastante utilizado no marketing como forma de demonstrar quanto cada ação de marketing contribui para o faturamento da empresa. Além de desenvolver um novo site, imagine que você também adquiriu uma ferramenta de automação de marketing para manter o relacionamento com os leads e clientes gerados. A aquisição desse software é um investimento.
Depois de um mês, você percebe que conquistou mais leads, que tornou-os mais qualificados para a compra e que, ao final, converteu 20% mais clientes do que antes, quando não usava a solução. Ou seja, teve um retorno positivo. Mas de quanto foi esse retorno? Quanto esse investimento trouxe em dinheiro para a sua empresa?
O ROI explica. Basta lançar o total de receitas geradas com esses 20% a mais de clientes na fórmula, diminuindo os investimentos na ferramenta de automação e dividindo este resultado pelo valor do investimento. Depois, é só multiplicar por 100 e você terá o ROI do seu investimento em automação de marketing.
Você pode realizar o mesmo processo para cada ação de marketing e determinar quais estão trazendo mais resultados financeiros e quais estão contribuindo pouco. Com essa informação, poderá fortalecer as estratégias de maior relevância e reestruturar aquelas que ainda estão deficitárias. Compreendido o que é ROI no marketing?
ROI na gestão de pessoas
Gestão de pessoas pode trazer retorno sobre o investimento? Pode e traz! Gestão de pessoas não é despesa, é investimento para a sua empresa, especialmente quando você mantém seus funcionários bem treinados.
Ao pagar um curso para os seus funcionários, você pode medir o retorno sobre este investimento a partir do ROI. Por exemplo, depois de um treinamento que custou mil reais, seus funcionários passaram a produzir mais e em menos tempo, contribuindo para o aumento da eficiência do seu negócio.
Esse treinamento trouxe 10 mil reais a mais no faturamento ao final do mês e ainda reduziu os desperdícios em 2 mil reais no mês. Ao final, você ficou com 12 mil a mais de receita. Então, mais uma vez, basta substituir os valores na fórmula do ROI e descobrir quanto você está gerando de retorno sobre o investimento em treinamento. Não é fácil?
O que é ROI na avaliação de projetos
Novos investimentos podem vir por meio de projetos, os quais, muitas vezes, não podem ser levados adiante todos de uma única vez. Neste caso, você precisa priorizar. Existem diversos métodos de priorização de projetos, sendo que o ROI é um indicador importante nesta avaliação.
Imagine que você tem os projetos A, B e C e que a expectativa de retorno sobre o investimento é a seguinte:
Projeto A: 25%
Projeto B: 22%
Projeto C: 15%
À primeira vista, você faria o projeto A por primeiro, concorda? Mas e se adicionarmos a informação de que, para atingir um ROI de 25%, o projeto A precisa de 48 meses e o projeto C traz 15% de ROI em apenas um mês? Qual seria o mais atrativo agora?
A esta análise, você pode adicionar o valor a ser investido em cada projeto, deixando um pouco mais complexa a decisão. Mas o importante é que você saiba o ROI e como ele influencia em cada cenário, a fim de poder tomar a decisão pelo projeto que seja mais vantajoso no curto prazo para o seu empreendimento.
Existem outras aplicabilidades para o cálculo do retorno sobre o investimento, mas você conseguiu compreender o que é ROI e como ele pode ajudar a gestão da sua empresa? Então siga em frente no seu aprendizado e confira como anda o empreendedorismo no Brasil!