Por: Gustavo Mota
Edição: Everson Marinho
Boa tarde, empreendedor de sucesso!
Esta semana eu estou completamente mudado. Posso dizer que, após passar por um treinamento incrível nos últimos 4 dias (que será tema em outro momento), estou olhando meu time de uma forma que eu nunca havia olhado antes.
Eu tenho um grande mentor e amigo, que sempre me dizia (e ainda diz): “A função do CEO (presidente da empresa) é cuidar de pessoas”.
Eu sempre olhei para essa frase com ceticismo e pensava comigo mesmo “Tá, mas e as outras áreas da empresa? Quem é que vai cobrar marketing, vendas, atendimento, finança e T.I? Quem é que vai ser o trator que irá movimentar tudo o que for possível para atingir as metas da empresa?”
Para mim, a única função do CEO era bater a meta planejada. E isso era muito cristalino para mim, e talvez, você que esteja lendo este meu relato esteja concordando com essa afirmação.
Pense comigo de forma direta (superficial), toda empresa nasce para resolver o problema de algum cliente. O cliente precisa resolver algo e você tem a solução da vida dele. Ali acontece uma troca de serviço por dinheiro ou produto por dinheiro e logo após, a pessoa vai embora.
Legal, agora estamos em 2019 e as pessoas só buscam comprar experiência, né. Café gourmet, bolo gourmet, hamburger gourmet e até cachorro quente gourmet. A princípio, tudo para causar uma experiência positiva para o cliente comprar e voltar.
O problema é que as pessoas FALAM que vendem experiência, mas na prática os empreendedores só incluíram gourmet no nome do produto ou a palavra “experiência” no discurso de vendas e o resultado é que o cliente continua recebendo aquele mesmo serviço ou produto, oferecido na mesma embalagem, através do mesmo contato, o mesmo email e a mesma energia.
Experiência está totalmente ligado ao sentimento que o seu consumidor tem quando ele se conecta de tal forma com a sua empresa que – a energia dessa conexão – emite uma vibração tão positiva que ultrapassa uma simples entrega do serviço ou produto contratado.
Acredito que você, assim como eu, já tenha passado por uma vivência positiva assim, certo?
Você deve estar pensando: “Ok Gustavo, mas onde entra o papel do CEO nessa história?” E eu vou te responder agora!
Esta experiência positiva, essa energia contagiante só é possível se todas as áreas da sua empresa estiverem conectadas e buscando a mesma missão.
O dia a dia do empreendedor é duro, mas não pense que só nós temos um dia difícil. O dia a dia do seu time também é. Todos eles também têm família e problemas fora e dentro da empresa. Todos tem sonhos e ambições. Todos buscam uma realização pessoal e profissional.
Hoje, a gente que pertence a família We Do Logos, tem como missão ajudar empreendedores a terem sucesso através de uma experiência incrível com nossos serviços e conteúdos, temos certeza que essa EXPERIÊNCIA POSITIVA só será alcançada se o CEO parar de olhar para os números em primeiro lugar, e olhar para as PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR.
Com essa mudança de mindset, você pode ter certeza que, com todo o seu time engajado, conectado, motivado e com uma missão clara pela frente, o seu resultado será espetacular.
Para te ajudar a entender melhor quem são as pessoas que trabalham com você e como você pode potencializar seu time e consequentemente seus resultados, eu listo abaixo algumas características dos 4 perfis, na ótica do perfil comportamental.
Águia Comportamento: Essa é a pessoa criativa, curiosa e com foco no futuro.
Pontos Fortes: Provoca mudanças.
Pontos de Melhoria: Falta de atenção para o agora. Impaciência.
Motivações: Ausência de controles rígidos. Ambientes de trabalho descontraídos. Liberdade para fazer exceções.
Gato Comportamento: Sensível. Adora relacionamento e busca a harmonia.
Pontos Fortes: Manter a comunicação harmoniosa.
Pontos de Melhoria: Esconder conflitos. Felicidade acima do resultado.
Motivações: Aceitação social, segurança e reconhecimento da equipe.
Lobo Comportamento: Detalhista e organizado. Conservador e pontual.
Pontos Fortes: Consistência e conformidade. Lealdade.
Pontos de Melhoria: Dificuldade de se adaptar a mudanças.
Motivações: Certeza exata de quais são as regras. Ausência de erros.
Tubarão Comportamento: Senso de urgência, impulsivo e prático. Vencer desafios.
Pontos Fortes: Fazer acontecer. Motivador.
Pontos de Melhoria: Socialmente. Fazer do modo mais fácil.
Motivações: Liberdade para agir sozinho. Variedade de atividades.
O que achou? Conseguiu identificar essas características em você? Conseguiu identificar algumas características em pessoas do seu time?
Eu consegui ver de imediato quase todos os colaboradores do meu time. E agora que você tem esse conteúdo, poderá, assim como eu, potencializar a sua performance e a performance do seu time, e com isso, criar a melhor EXPERIÊNCIA que uma pessoa poderá ter ao comprar da sua empresa!
Ah, e não deixe de me responder me falando qual é o animal que você se identificou e se você concorda com as motivações apresentadas!
Desejo muito sucesso para você e, sem sombra de dúvidas: uma semana incrível!
Gustavo Mota CEO We Do Logos
Instagram: @gustavomotarj