Quando falamos no mercado de estética e beleza do Brasil, é importante ter em mente que a identidade visual do seu negócio vai ser, basicamente, o primeiro contato do seu público com o seu negócio.
E, por ser um tipo de negócio cujo principal objetivo é desenvolver, aperfeiçoar e trabalhar na manutenção da beleza de seus consumidores, esse contato inicial deve ser impactante — algo que já deve começar, portanto, com a elaboração das placas para salão de beleza.
Afinal de contas, a preocupação com o design se traduz na atenção que você também dá à sua especialização e também à maneira com a qual você vai estender esse cuidado com seus clientes.
Por isso, é fundamental tratar a questão das placas para salão de beleza com muita atenção. E, neste post, vamos apresentar algumas ideias para estimular a sua inspiração para criar designs realmente atrativos para o seu público.
Tudo para criar placas para salão de beleza
Bom gosto, sofisticação e precisão na escolha dos elementos e das informações que são relevantes para seu público. Com alguns cuidados como estes, fazer a placa de seu salão de beleza será bem mais fácil do que você pode imaginar.
A relevância das placas para salão de beleza
Ao montar qualquer tipo de negócio, são amplamente divulgadas as atenções múltiplas que devem ser direcionadas à confecção de sua fachada. E, caso você já tenha passado por isso, deve saber o quanto de verdade existe nessa afirmação.
Acontece que, dentro de todo esse contexto, as placas para salão de beleza devem estar em completa harmonia e integração não apenas com a sua fachada, mas com toda a identidade visual de sua empresa!
Pense assim: uma placa para salão de beleza não é utilizada apenas como o cartão de visitas do seu negócio para os transeuntes: a mesma direção de arte empregada nela pode ser aplicada em uma série de outras maneiras também.
E isso tanto dentro do seu salão como nos materiais publicitários e, principalmente, nos canais digitais que mais podem atrair novos clientes até você — como um site, blog ou as redes sociais. Dessa maneira, muitos aspectos devem ser levados em conta, para que todos estes materiais conversem entre si, como veremos a seguir!
Confira também: O que é design e como ele ajuda sua empresa a vender mais
Entenda com quem a sua marca dialoga
É toda a fundação estrutural de sua empresa: a maneira com a qual você deseja que o seu negócio seja percebido, e como você vai interagir com o seu público.
Dessa maneira, as placas para salão de beleza devem conter elementos que permitam o reconhecimento imediato do consumidor com a sua empresa.
Uma preocupação que vai desde a escolha das fontes à seleção de imagens, uso de cores e diferenciais expostos nessa mídia.
Cuidado com o excesso de informação
No mercado estético, é comum observar que o menos, muitas vezes, pode ser mais, em um look. Quando excessos ocorrem, o resultado pode sair muito além do esperado, com exageros desnecessários.
Com as placas para salão de beleza a ideia é a mesma:
Concentre-se em apresentar a sua empresa, não indo muito além das seguintes informações:
Nome do seu salão de beleza.
Informações de contato.
Diferenciais que você deseja explorar nesse material de comunicação.
Uma imagem que gere fácil reconhecimento e identificação do seu público-alvo.
Preze, portanto, pela relevância da mensagem que você deseja transmitir, e se preocupe menos em dizer muito em um curto espaço disponível para isso.
Do contrário, o seu enfoque pode se perder entre tantos outros elementos, tirando toda relevância das informações.
Confira também: Como criar texto para propaganda de salão de beleza
Materiais para placas de salão de beleza
É preciso muito cuidado ao escolher os materiais para suas placas. Principalmente se forem ficar expostas ao sol, vento, chuva e outras condições atmosféricas adversas.
Os mais comuns são:
Polipropileno: razoavelmente resistente, mas é preciso ter cuidado com a fixação das letras e imagens.
Placas de PVC: têm características semelhantes ao material anterior.
Chapas galvanizadas: é preciso verificar a questão da corrosão, em longo prazo.
Placas acrílicas: cuidado se ficarem em áreas externas, pois algumas delas aranham com facilidade.
Alumínio ou inox: a primeira é mais resistente à ferrugem, no entanto, não é tão resistente quanto o aço inox.
Aqui, é uma questão de custo benefício, converse com seu fornecedor sobre isso.
Observe o comportamento do mercado
Sendo um dos mais prolíferos setores comerciais do País, o mercado de beleza é dos mais competitivos também.
Por isso, ao trabalhar em conceitos e ideias em suas placas para salão de beleza, dê uma transitada em seu bairro ou em outras regiões para identificar como a concorrência tem se portado para dialogar com o seu consumidor.
Assim, você criar ideias originais a partir do que identificou de carência — fazendo um comparativo com o seu próprio público. E corre menos riscos de criar algo que pode gerar o efeito indesejado.
Lembre-se, então, que elaborar placas para salão de beleza é um exercício que se concentra em alguns pontos-chave:
A identificação do seu público.
O alinhamento com a identidade visual do seu negócio.
A mensagem objetiva, criativa e impactante.
Com isso, você tem muito mais chances de criar peças de comunicação cheias de atrativos para conquistar e fidelizar mais clientes para a sua loja.
Veja também: Nomes de salão de beleza famosos: inspire-se!
E, para saber mais a respeito de como elaborar placas para salão de beleza com design profissional e totalmente alinhadas com os seus objetivos, entre em contato conosco! Deixe suas dúvidas ou dicas nos comentários.