Quando decidimos criar um site, seja para um novo negócio ou para divulgar um que já existe, surgem diversas dúvidas e, muitas vezes, não sabemos nem por onde começar. É necessário pensar no conceito, nos profissionais e fornecedores necessários, nos custos, na projeção de retorno e etc. São muitos fatores fundamentais que precisam ser analisados com atenção.
Os desenvolvedores, em geral, costumam ser os principais responsáveis pela recomendação de onde o site deverá ser hospedado, mas é importante entender porque aquela hospedagem é a mais indicada e quais benefícios ela oferece. Vamos trazer os principais fatores e explicar, em detalhes, porque eles são importantes. Uma forma de deixar esta informação mais clara é descrevendo as necessidades de acordo com o formato do site, afinal, sites diferentes possuem exigência técnicas diferentes.
Site Institucional
Um site institucional é aquele pensado especificamente para garantir a presença online da sua empresa. Ele exige uma infraestrutura mais simples, porém de qualidade. Geralmente ele contém mais detalhadamente os serviços prestados e/ou produtos oferecidos. Além disso, é ali que encontramos informações de contato, como telefone, email e endereço e também a disponibilidade de um formulário de contato, onde seus visitantes poderão tirar dúvidas ou oferecer parcerias e afins.
Para casos assim, a complexidade é muito menor, mas precisa ser levado em consideração o volume de visitas que o site terá. Se for uma pequena empresa, ou que está começando no mercado e o site é apenas um apoio, você precisará de um plano de hospedagem mais simples. Uma possibilidade, que pode ser interessante, é a de ter um criador de site gratuito e fácil, assim você mesmo poderá criar o site, o que agiliza o processo e reduz custos.
Geralmente as empresas de hospedagem também oferecem planos com caixas de e-mail, para que você crie e-mails personalizados como seunome@suaempresa.com.br. É um recurso que aumenta a sua confiabilidade e deixa o seu e-mail mais profissional. Se você quiser criar contas para todos os funcionários e também mais genéricas como contato@suaempresa.com.br e suporte@suaempresa.com.br, cuide para que o plano que irá contratar ofereça um bom volume de caixas de e-mail.
Outro item importante, que costuma ser mais valorizado em e-commerces, mas que pode ser útil para o posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas é o Certificado SSL. Procure uma hospedagem que ofereça esse serviço, preferencialmente gratuito. Ele irá transformar seu site de HTTP para HTTPS, principal “sinal” de que ele é um site seguro e confiável.
Todos estes recursos são importantes e devem ser levados em consideração quando você estiver planejando o seu site simples, institucional. Caso você queira criar mais de um site, mas contratar apenas uma hospedagem, há a possibilidade de escolher um plano com uma capacidade maior e adicionar outros sites. O limite vai depender de cada plano ou empresa de hospedagem.
Blog
Esse formato de site é cada vez mais comum e pode ser usado tanto por pessoas físicas que têm interesse em compartilhar conteúdo próprio ou por empresas, que geram conteúdo relevante sobre a sua área de atuação para os seus clientes, consumidores em geral ou, até mesmo, profissionais da área.
Independente do assunto abordado, o uso de imagens, vídeos e outras mídias podem deixar o blog mais atraente, porém, consomem mais os recursos do ambiente onde o blog está hospedado. Por isso, vale pensar em um plano que ofereça um pouco mais de espaço para o site, como 15GB ou mais, de acordo com o porte do mesmo.
Nesse caso, o uso de caixas de e-mail também pode ser interessante para personalizar um e-mail de contato ou com o nome dos autores e categorias. Outro fator relevante é a velocidade, pois quanto mais mídias, mais lento poderá ser o carregamento, então deve-se pensar no fator velocidade. Além disso, diferentemente do site institucional, o blog vai acumulando conteúdo e, para armazená-lo, será preciso utilizar um banco de dados.
É muito comum o uso de CMSs, sigla para content management software, quando o objetivo do site é conteúdo. Por isso, é recomendável plataformas como o WordPress, o CMS mais popular do mundo. Caso opte por ele, leve em consideração um plano de hospedagem que dê todo o suporte para WordPress ou até mesmo um feito para ele, com recursos exclusivos e vantagens específicas para a sua necessidade.
E-Commerce
Quem já se aventurou no mundo do comércio eletrônico sabe que irá lidar com um tipo de site muito robusto, pois precisará de diversos recursos, além da variedade de páginas e produtos com as quais precisará trabalhar. Uma loja de roupas, por exemplo, terá diversos modelos de blusas, em muitas cores e em vários tamanhos. Cada opção terá suas informações, imagens e outros detalhes. É comum vermos e-Commerces consumindo banco de dados consideravelmente. Por isso, é importante já começar pensando nessa necessidade.
Se você já possuía a loja física ou pretende fazer uma grande lançamento, poderá ter um grande volume de tráfego e, dependendo de como irá divulgar, poderá ser pego de surpresa e os acessos irem muito além do esperado. Por isso, é importante pensar em uma hospedagem que consiga absorver o seu tráfego e garantir banco de dados otimizado. Em casos assim pode-se começar a pensar em uma hospedagem mais robusta ou um ambiente dedicado. Isso quer dizer que você não estará compartilhando o servidor com outros sites. Há a opção de contratar uma hospedagem compartilhada que possibilita o isolamento dos recursos disponíveis para cada cliente em um mesmo servidor. Impossibilitando que um domínio prejudique o outro consumindo os recursos dos demais. Algo que reduz os riscos de alguém consumir mais do que devia e acabar absorvendo parte da sua fatia (falo isso??)
Outras dicas importantes na hora de decidir qual a melhor hospedagem para você.
Migração
Saiba que é possível migrar de uma hospedagem para a outra e que isso não acarretará na perda de tudo o que você trabalhou até agora. Pesquise bem se deseja fazer esta mudança, mas busque por uma empresa que ofereça migração gratuita e que cuide do processo para você. Certifique-se também da possibilidade de migrar em horários alternativos, como durante a madrugada, para evitar ficar fora do ar em horários de grande movimento.
Servidores no Brasil
O servidor onde seu site estará hospedado poderá estar tanto no Brasil quanto no exterior. Vale certificar-se disso antes de tomar a decisão. Hospedando no Brasil você poderá ganhar em velocidade de conexão, garantindo assim um site mais rápido, critério fundamental para o bom posicionamento orgânico, de acordo com as exigências atuais do Google.
Suporte 24×7
Preço pode ser algo decisivo no seu processo de escolha da hospedagem ideal, mas não deixe de lado a importância de um bom suporte. Ter atendimento adequado é fundamental na solução de problemas. Busque uma hospedagem que ofereça um suporte 24 horas por dia e 7 dias por semana e que possua canais de fácil atendimento, como chat ou telefone. Se preferir, também é importante ficar atento se o atendimento será feito em português.
Essas foram algumas dicas que ajudam no processo de decisão quando vamos contratar uma hospedagem de sites. Lembre-se que para ter seu site no ar, essa é uma aquisição fundamental e que deverá ser bem avaliada. Ainda que a migração seja possível e simples, pensar em todos os fatores que citamos neste artigo, e em outros específicos de cada projeto, é o melhor caminho para tomar a decisão certa.
Esse post foi escrito por Patricia Guaragna Souza Sperk da Kinghost.