Qual o correto: logomarca ou logotipo? E logo?
- We Do Logos
- 16 de fev. de 2015
- 3 min de leitura
Afinal, logomarca ou logotipo? Muitas pessoas não sabem diferenciar logo, logomarca ou logotipo. Para esclarecer as dúvidas que ainda possam existir, preparamos esse artigo. Nele, vocês poderão entender o significado tanto de logo, quanto de logomarca ou logotipo e analisar, de fato, qual deve ser usado em cada situação.
Tanto para o cliente quanto para quem trabalha na área (designers, publicitários e profissionais de marketing), é importante saber entender o que significa cada uma delas. Afinal, todos precisam estar falando a mesma linguagem para que não haja re-trabalhos, mal entendidos e insatisfações.
Vamos começa comparando entes dois: logo ou logotipo, qual a diferença?
O que significa logo?
A palavra logo tem sua origem no grego “logos” e significa: palavra, tratado, ciência, estudo, que estuda, que trata. Alguns filósofos gregos deram sentindo mais amplo à palavra, como Heráclito, que a definiu como razão, capacidade de racionalização individual. Segundo Sócrates, significa: conversa, palavra, significado, ou, como conhecemos hoje em dia no linguajar publicitário, conceito. Segundo o site dicitionary.com, “logo” é “Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto.”
E logotipo, o que é?
Segundo alguns estudiosos, logotipo tem duas definições: abreviações ou grupo de palavras fundidas em um bloco para facilitar a composição tipográfica e representação gráfica e comercial de uma marca, instituição, organização, etc.
Para ficar mais fácil e visível, vamos entender que logotipo é o que você reconhece da marca. Por exemplo, quando você vai ao supermercado e quer encontrar um pacote de arroz de uma marca específica, você procura pelo o logotipo da empresa. O mesmo também acontece quando você quer comprar um serviço e não um produto. Um exemplo é reconhecer os carros da equipe de instalação de cabo de televisão, internet e telefone que, de longe já conseguimos identificar de qual empresa são. Antes da existência das marcas, as pessoas somente compravam produtos e serviços, não havia a concorrência das marcas que oferecem tais produtos e serviços como acontecem nos dias de hoje. Quer entender bem? Pense em uma lata vermelha. Pensou? Pronto! É disso que estamos falando. Antigamente, uma lata vermelha seria apenas uma lata vermelha. Hoje, a lata vermelha nos direciona mentalmente a uma Coca-Cola.
Entre os diferentes tipos de logotipos, encontramos 3 deles:
Tipográficos: são os logotipos na qual só encontramos as letras. Exemplo:
2. Simbólicos: quando, juntamente com o nome da marca, existe um símbolo. Exemplos:
3. Integrados: uma união entre os tipográficos e os simbólicos. Exemplos:
Como você viu, a diferença entre logo e logotipo é muito sutil. Mas a diferença entre logotipo e logomarca, qual é?
Logomarca: isso existe?
É certo que alguns dicionários já começaram a aceitar a palavra logomarca, mas tudo isso só aconteceu porque muitas pessoas começaram a usar essa palavra de forma inapropriada. Como vimos anteriormente, a palavra “logo” vem do grego “logos” e significa “conceito”, “significado”. A palavra “marca” tem sua origem no alemão “markas” e pode ser traduzida como “significado”. Então, logomarca seria o “significado do significado”, ou seja, uma redundância.
Então, já sabe: entre logomarca ou logotipo, prefira dizer logotipo!
Saber se comunicar com seu cliente e com o profissional contratado é essencial para que o resultado final seja positivo para os dois lados.
E com o seu cliente também. Agora que você entendeu a diferença entre logotipo e logomarca, que tal providenciar o logotipo de sua empresa? Com o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, você faz um logo com muita agilidade, qualidade e preço acessível. Você faz seu pedido no site e em 24 horas já está recebendo dezenas de propostas para analisar e pedir ajustes até chegar no logotipo que imagina, do jeito que sua empresa precisa. E se nenhum logo te agradar, pode pedir seu dinheiro de volta!
Não importa se você chama de logo, logomarca ou logotipo, seu pedido sempre é bem-vindo no We Do Logos. São mais de 60 mil designers profissionais cadastrados esperando por sua solicitação. Já foram enviadas mais de 3 milhões de artes para 35 mil clientes satisfeitos, confira alguns desses trabalhos em nosso portfólio.
Comentarios