top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Qual o correto: logomarca ou logotipo? E logo?

Afinal, logomarca ou logotipo? Muitas pessoas não sabem diferenciar logologomarca ou logotipo. Para esclarecer as dúvidas que ainda possam existir, preparamos esse artigo. Nele, vocês poderão entender o significado tanto de logo, quanto de logomarca ou logotipo e analisar, de fato, qual deve ser usado em cada situação.

Tanto para o cliente quanto para quem trabalha na área (designers, publicitários e profissionais de marketing), é importante saber entender o que significa cada uma delas. Afinal, todos precisam estar falando a mesma linguagem para que não haja re-trabalhos, mal entendidos e insatisfações.

Vamos começa comparando entes dois: logo ou logotipo, qual a diferença?


O que significa logo?

A palavra logo tem sua origem no grego “logos” e significa: palavra, tratado, ciência, estudo, que estuda, que trata. Alguns filósofos gregos deram sentindo mais amplo à palavra, como Heráclito, que a definiu como razão, capacidade de racionalização individual. Segundo Sócrates, significa: conversa, palavra, significado, ou, como conhecemos hoje em dia no linguajar publicitário, conceito. Segundo o site dicitionary.com, “logo” é “Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto.”

E logotipo, o que é?

Segundo alguns estudiosos, logotipo tem duas definições: abreviações ou grupo de palavras fundidas em um bloco para facilitar a composição tipográfica e representação gráfica e comercial de uma marca, instituição, organização, etc.

Para ficar mais fácil e visível, vamos entender que logotipo é o que você reconhece da marca. Por exemplo, quando você vai ao supermercado e quer encontrar um pacote de arroz de uma marca específica, você procura pelo o logotipo da empresa. O mesmo também acontece quando você quer comprar um serviço e não um produto. Um exemplo é reconhecer os carros da equipe de instalação de cabo de televisão, internet e telefone que, de longe já conseguimos identificar de qual empresa são. Antes da existência das marcas, as pessoas somente compravam produtos e serviços, não havia a concorrência das marcas que oferecem tais produtos e serviços como acontecem nos dias de hoje. Quer entender bem? Pense em uma lata vermelha. Pensou? Pronto! É disso que estamos falando. Antigamente, uma lata vermelha seria apenas uma lata vermelha. Hoje, a lata vermelha nos direciona mentalmente a uma Coca-Cola.


Entre os diferentes tipos de logotipos, encontramos 3 deles:

  1. Tipográficos: são os logotipos na qual só encontramos as letras. Exemplo:


   2. Simbólicos: quando, juntamente com o nome da marca, existe um símbolo. Exemplos:


3. Integrados: uma união entre os tipográficos e os simbólicos. Exemplos:



Como você viu, a diferença entre logo e logotipo é muito sutil. Mas a diferença entre logotipo e logomarca, qual é?

Logomarca: isso existe?

É certo que alguns dicionários já começaram a aceitar a palavra logomarca, mas tudo isso só aconteceu porque muitas pessoas começaram a usar essa palavra de forma inapropriada. Como vimos anteriormente, a palavra “logo” vem do grego “logos” e significa “conceito”, “significado”. A palavra “marca” tem sua origem no alemão “markas” e pode ser traduzida como “significado”. Então, logomarca seria o “significado do significado”, ou seja, uma redundância.

Então, já sabe: entre logomarca ou logotipo, prefira dizer logotipo!

Saber se comunicar com seu cliente e com o profissional contratado é essencial para que o resultado final seja positivo para os dois lados.

E com o seu cliente também. Agora que você entendeu a diferença entre logotipo e logomarca, que tal providenciar o logotipo de sua empresa? Com o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, você faz um logo com muita agilidade, qualidade e preço acessível. Você faz seu pedido no site e em 24 horas já está recebendo dezenas de propostas para analisar e pedir ajustes até chegar no logotipo que imagina, do jeito que sua empresa precisa. E se nenhum logo te agradar, pode pedir seu dinheiro de volta!


Não importa se você chama de logo, logomarca ou logotipo, seu pedido sempre é bem-vindo no We Do Logos. São mais de 60 mil designers profissionais cadastrados esperando por sua solicitação. Já foram enviadas mais de 3 milhões de artes para 35 mil clientes satisfeitos, confira alguns desses trabalhos em nosso portfólio.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page