Logotipo de empresas de T.I parece algo estranho de se ouvir, né? Verdade. Nem todo mundo deve se lembrar, mas até o meio dos anos 80 todo o universo relacionado à informática e à tecnologia de informação não tinha um visual dos melhores e encontrar bons logotipos de empresas de T.I era algo raro. Também, pudera. Mais preocupados com os códigos e com os hardwares, os profissionais de TI raramente contratavam ou pediam ajuda de algum designer para tornar as suas aplicações, aparelhos e até marcas mais atraentes ou fáceis de usar. No entanto, com a popularização dos computadores (e até da internet), ficou claro para o mercado o quão importante era cuidar do design dos produtos e, claro, também do logotipo de empresas de TI.
Agora vem o detalhe da história: mesmo entendendo a importância de ter um bom design para ser relevante no mercado, muitas empresas ainda não sabem como criar um bom logotipo para o seu negócio. Detalhe que vamos tratar de esclarecer aqui neste post. Além de mostrar do que é composto um bom logotipo, também mostraremos por que a sua empresa não pode mais ficar sem um.
Quer saber mais sobre isso? Então vamos lá!
Primeiro passo para a criação de logotipo de empresas de T.I: entenda o negócio
Se tem um assunto que a gente sempre aborda aqui no blog é a necessidade das empresas de ter um bom logotipo que realmente destaque aquele negócio no mercado e ainda mostre, sem muito esforço, qual é a sua filosofia. Mas como fazer isso? Como criar um logotipo que realmente passe a imagem que aquela empresa precisa?
Confira também: 9 bons motivos para não criar logotipo grátis
Bem, para início de conversa, é importante entender o que de fato é aquele negócio. Qual é a missão, a visão e os valores da empresa? Onde ela deseja chegar e com quem ela deseja conversar?
Muitas vezes, os donos de um negócio ficam tão focados em vender seus produtos e serviços que acabam se esquecendo de pensar em qual é a sua filosofia. Um ponto que pode até parecer menos relevante, mas é de suma importância para conectar qualquer marca com o seu público — e também para mostrar que aquele negócio sabe aonde quer chegar.
Fora que é impossível, ou, pelo menos, pouco indicado, ir para o segundo passo da criação sem saber de fato o que é aquela empresa.
Realizando pesquisas
Então você já sabe com quem a sua marca precisa dialogar e qual é a imagem que a empresa precisa passar com ela. Ótimo! Agora chegou a hora de pesquisar as cores, fontes e formas que realmente consigam representar seu negócio.
Quanto as fontes, nós já fizemos um artigo intitulado O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las, um texto que pode direcionar bastante o seu trabalho em algumas partes. No entanto, como estamos falando especialmente de empresas de TI, vale levar esse assunto um pouco mais a fundo.
As cores da tecnologia da informação
Cores não são apenas cores, não são só pigmentos, elas também são representações de diversas emoções (como medo, esperança e luto). Por isso, é sempre bom estudar quais são os significados das cores para que a da sua marca case corretamente com a que tenha envolvimento com filosofia da sua empresa — e não apenas com o seu gosto pessoal.
Porém, mesmo com tudo isso, de fato existem algumas cores que são comumente mais atreladas ao setor de TI. E isso tem muito a ver com duas coisas: os filmes de ficção científica e a Apple.
Fãs devotos da ficção científica, os estudiosos Chris Noessel e Nathan Shedroff são os responsáveis pelo site Sci-Fi Interfaces, uma excelente página da web onde falam sobre como os filmes, séries e livros do gênero lidam com as cores e com o design de interfaces. E no meio de todos os seus estudos, um bastante interessante comprovou que a cor azul é aquela que já foi mais utilizada para expressar a tecnologia em filmes de ficção. Mas qual seria o motivo disso?
Segundo eles, o motivo é que a cor azul é uma das mais raras de serem encontradas na natureza — descontando, claro, o céu e o mar. E, por isso, muitos diretores de arte ao longo dos anos usaram esse pigmento para imaginar como seriam as tecnologias futuristas. Algo que, claramente, acabou influenciando boa parte das marcas relacionadas à tecnologia — lembre-se das cores da IBM, Intel, HP e Samsung.
Confira também: Saiba qual é o significado das cores ao redor do mundo
Por outro lado, a Apple também mostrou que quando lidamos com algo mais “classudo” dentro da tecnologia, o cinza e o branco também podem combinar. Não por acaso, seu logo tem esses exatos tons.
Já quanto às fontes, bem, nós também já falamos sobre o que torna uma fonte boa. Mas podemos dizer, basicamente, que se você for trabalhar com algo quase exclusivo da web e não quiser parecer tão sério, as fontes sem serifa são sempre as mais indicadas. Do contrário, se estiver atrás de algo que remeta à classe, as serifas já podem cair melhor.
Ah, e é bom lembrar: na hora de pensar nas formas do seu logo, lembre-se de que curvas, apesar de serem mais amistosas, também podem passar uma ideia menos séria, enquanto ângulos retos, apesar de serem mais caretas, trazem um conceito mais forte de sobriedade para o seu negócio.
Design: muito além do que ter algo “bonito”
Quando falamos de design, não é raro ver pessoas que associam essa palavra ao belo, e a produtos que talvez sejam caros e bastante bonitos. Porém, o design não é apenas isso.
Como uma mistura entre a forma e a função, o bom design deve não apenas deixar algo mais atraente, como também deve deixar aquilo mais fácil de ser utilizado. Por isso, grandes empresas hoje em dia tem colocado o design como carro-chefe de suas produções.
Por que o iPhone, mesmo não sendo o smartphone mais barato, continua sendo tão desejado? E o mini cooper? E as luminárias flexíveis? Todos esses são exemplos de produtos que, além de terem um bom design, também servem com maestria às suas funções — e às vezes até cobram mais caro justamente por isso.
E é por isso tudo que pensar num bom design para a sua marca não é apenas pensar em como deixá-la mais bonita. É pensar em como deixá-la mais atraente e importante para o seu negócio.
Como você pode ver por aqui, criar um logotipo de empresas de TI não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário! Com um bom tempo de estudo e ótimos profissionais, é bastante possível criar um bom logo e ainda se destacar no mercado. Portanto, comece agora mesmo a pensar em qual é a mensagem que você quer que a sua empresa passe e a procurar um bom designer aqui em nossa plataforma.
Curtiu o artigo? Então aproveite para ler esse outro onde explicamos como que renovar a identidade visual pode ajudar a sua empresa a vender mais.
E se quiser conhecer melhor nosso site acesse a We Do Logos e conheça nossas opções de materiais, como a criação de logomarca, nome de empresa, layout de site e muito mais.