top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Raio-x do processo de criação de um logotipo de empresas de TI

Logotipo de empresas de T.I parece algo estranho de se ouvir, né? Verdade. Nem todo mundo deve se lembrar, mas até o meio dos anos 80 todo o universo relacionado à informática e à tecnologia de informação não tinha um visual dos melhores e encontrar bons logotipos de empresas de T.I era algo raro. Também, pudera. Mais preocupados com os códigos e com os hardwares, os profissionais de TI raramente contratavam ou pediam ajuda de algum designer para tornar as suas aplicações, aparelhos e até marcas mais atraentes ou fáceis de usar. No entanto, com a popularização dos computadores (e até da internet), ficou claro para o mercado o quão importante era cuidar do design dos produtos e, claro, também do logotipo de empresas de TI.

Agora vem o detalhe da história: mesmo entendendo a importância de ter um bom design para ser relevante no mercado, muitas empresas ainda não sabem como criar um bom logotipo para o seu negócio. Detalhe que vamos tratar de esclarecer aqui neste post. Além de mostrar do que é composto um bom logotipo, também mostraremos por que a sua empresa não pode mais ficar sem um.

Quer saber mais sobre isso? Então vamos lá!

Primeiro passo para a criação de logotipo de empresas de T.I: entenda o negócio


Se tem um assunto que a gente sempre aborda aqui no blog é a necessidade das empresas de ter um bom logotipo que realmente destaque aquele negócio no mercado e ainda mostre, sem muito esforço, qual é a sua filosofia. Mas como fazer isso? Como criar um logotipo que realmente passe a imagem que aquela empresa precisa?

Bem, para início de conversa, é importante entender o que de fato é aquele negócio. Qual é a missão, a visão e os valores da empresa? Onde ela deseja chegar e com quem ela deseja conversar?

Muitas vezes, os donos de um negócio ficam tão focados em vender seus produtos e serviços que acabam se esquecendo de pensar em qual é a sua filosofia. Um ponto que pode até parecer menos relevante, mas é de suma importância para conectar qualquer marca com o seu público — e também para mostrar que aquele negócio sabe aonde quer chegar.

Fora que é impossível, ou, pelo menos, pouco indicado, ir para o segundo passo da criação sem saber de fato o que é aquela empresa.

Realizando pesquisas

Então você já sabe com quem a sua marca precisa dialogar e qual é a imagem que a empresa precisa passar com ela. Ótimo! Agora chegou a hora de pesquisar as cores, fontes e formas que realmente consigam representar seu negócio.

Quanto as fontes, nós já fizemos um artigo intitulado O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las, um texto que pode direcionar bastante o seu trabalho em algumas partes. No entanto, como estamos falando especialmente de empresas de TI, vale levar esse assunto um pouco mais a fundo.

As cores da tecnologia da informação

Cores não são apenas cores, não são só pigmentos, elas também são representações de diversas emoções (como medo, esperança e luto). Por isso, é sempre bom estudar quais são os significados das cores para que a da sua marca case corretamente com a que tenha envolvimento com filosofia da sua empresa — e não apenas com o seu gosto pessoal.


Porém, mesmo com tudo isso, de fato existem algumas cores que são comumente mais atreladas ao setor de TI. E isso tem muito a ver com duas coisas: os filmes de ficção científica e a Apple.

Fãs devotos da ficção científica, os estudiosos Chris Noessel e Nathan Shedroff são os responsáveis pelo site Sci-Fi Interfaces, uma excelente página da web onde falam sobre como os filmes, séries e livros do gênero lidam com as cores e com o design de interfaces. E no meio de todos os seus estudos, um bastante interessante comprovou que a cor azul é aquela que já foi mais utilizada para expressar a tecnologia em filmes de ficção. Mas qual seria o motivo disso?

Segundo eles, o motivo é que a cor azul é uma das mais raras de serem encontradas na natureza — descontando, claro, o céu e o mar. E, por isso, muitos diretores de arte ao longo dos anos usaram esse pigmento para imaginar como seriam as tecnologias futuristas. Algo que, claramente, acabou influenciando boa parte das marcas relacionadas à tecnologia — lembre-se das cores da IBM, Intel, HP e Samsung.

Por outro lado, a Apple também mostrou que quando lidamos com algo mais “classudo” dentro da tecnologia, o cinza e o branco também podem combinar. Não por acaso, seu logo tem esses exatos tons.

Já quanto às fontes, bem, nós também já falamos sobre o que torna uma fonte boa. Mas podemos dizer, basicamente, que se você for trabalhar com algo quase exclusivo da web e não quiser parecer tão sério, as fontes sem serifa são sempre as mais indicadas. Do contrário, se estiver atrás de algo que remeta à classe, as serifas já podem cair melhor.

Ah, e é bom lembrar: na hora de pensar nas formas do seu logo, lembre-se de que curvas, apesar de serem mais amistosas, também podem passar uma ideia menos séria, enquanto ângulos retos, apesar de serem mais caretas, trazem um conceito mais forte de sobriedade para o seu negócio.

Design: muito além do que ter algo “bonito”

Quando falamos de design, não é raro ver pessoas que associam essa palavra ao belo, e a produtos que talvez sejam caros e bastante bonitos. Porém, o design não é apenas isso.

Como uma mistura entre a forma e a função, o bom design deve não apenas deixar algo mais atraente, como também deve deixar aquilo mais fácil de ser utilizado. Por isso, grandes empresas hoje em dia tem colocado o design como carro-chefe de suas produções.

Por que o iPhone, mesmo não sendo o smartphone mais barato, continua sendo tão desejado? E o mini cooper? E as luminárias flexíveis? Todos esses são exemplos de produtos que, além de terem um bom design, também servem com maestria às suas funções — e às vezes até cobram mais caro justamente por isso.


E é por isso tudo que pensar num bom design para a sua marca não é apenas pensar em como deixá-la mais bonita. É pensar em como deixá-la mais atraente e importante para o seu negócio.

Como você pode ver por aqui, criar um logotipo de empresas de TI não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário! Com um bom tempo de estudo e ótimos profissionais, é bastante possível criar um bom logo e ainda se destacar no mercado. Portanto, comece agora mesmo a pensar em qual é a mensagem que você quer que a sua empresa passe e a procurar um bom designer aqui em nossa plataforma.

Curtiu o artigo? Então aproveite para ler esse outro onde explicamos como que renovar a identidade visual pode ajudar a sua empresa a vender mais.

E se quiser conhecer melhor nosso site acesse a We Do Logos e conheça nossas opções de materiais, como a criação de logomarca, nome de empresalayout de site e muito mais.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page