Descubra os benefícios do e-mail marketing e a razão de utilizar uma plataforma adequada para o envio de suas campanhas.
Está mais do que comprovado que o e-mail marketing é o canal mais potente e efetivo que existe atualmente no mercado. O E-mail Marketing se posicionou a frente de outros canais, conseguiu manter-se e adaptar-se à sociedade atual. Lograr que sua informação chegue diretamente à caixa de correio eletrônico pessoal de seus destinatários, que a revisam diariamente, é uma vantagem que garante alta visibilidade. Este é só um dos benefícios de utilizar uma plataforma de e-mail marketing para chegar da forma correta a seus subscritores. Continue lendo e descubra os outros!
Que benefícios apresenta ao utilizar uma plataforma de e-mail marketing?
Versatilidade
Podemos falar de versatilidade de e-mail marketing em dois sentidos:
● Versatilidade a respeito do seu negócio: O e-mail marketing é um canal que pode ser usado para qualquer negócio, seja uma lavagem de carros ou uma joalheria online. O único requisito para enviar e-mail marketing é ter algo a dizer.
● Versatilidade a respeito da sua campanha: Quando falo de este tipo de versatilidade me refiro a que o mailing pode ser usado para qualquer finalidade comunicativa. Uma empresa pode utilizá-lo para comunicar o lançamento de um novo produto, para realizar uma campanha de fidelização, para informar uma oferta ou promoção, para comunicação interna da empresa, etc. Pode se comunicar de tudo por emailing.
Canal rentável e econômico
O envio de e-mail marketing é a técnica de comunicação para envios de correios mais rentável que se pode encontrar no dia de hoje. De fato, um estudo realizado pela eMarketer indica que a média do ROI para e-mail marketing é de aproximadamente 122%, quatro vezes maior do que outros formatos de marketing analisados, incluindo redes sociais e estratégias de SEM.
É claro que o ROI no e-mail marketing também dependerá das boas práticas que você realiza em suas campanhas, já que este será o sucesso ou o fracasso de seus esforços.
O custo que supõe fazer emailing é muito baixo tendo em conta os resultados que proporciona. É um instrumento acessível a qualquer bolso, tanto para empresas que acabam de começar com para empresas consolidadas.
Segmentação
Quando falamos em segmentação para e-mail marketing, falamos sobre como fazer com que seu produto vá diretamente para o público-alvo apropriado à sua estratégia. Com esse público definido, é mais fácil obter ações específicas, como gerar vendas, fidelizar clientes ou captar leads qualificados. Esta segmentação é muito útil para chegar de uma maneira mais ajustada a seu target.
Para começar a construir uma segmentação eficiente, é necessário entender o seu público, para isso, é muito importante coletar dados e integrá-los a uma plataforma de e-mail marketing profissional que permita criar várias segmentações.
A segmentação pode ser realizada seguindo os interesses dos usuários, por tipo de cliente, por localização geográfica, por características demográficas, por cargo, por tipo de resposta a seus conteúdos e por muitas outras maneiras diferentes, dependendo das suas necessidades.
A segmentação das suas campanhas consegue melhores resultados. Aumentam a taxa de abertura e por consequência a possibilidade de conseguir conversões. Quanto mais se ajuste aos interesses de seus destinatários, melhor a resposta da sua ação.
Entregabilidade
As ferramentas de e-mail marketing estão desenhadas para realizar envios massivos a diferença dos servidores de correio como Gmail, Yahoo ou Hotmail. Dispor de um serviço profissional de emailing garante chegar à bandeja de entrada de seus destinatários e não ser detectado como suspeito por filtros AntiSpam.
Uma boa parte dos e-mails enviados, com permissão, para as pessoas certas nunca chegam às suas caixas de entrada porque não conseguimos escolher o fornecedor certo de software de marketing por e-mail.
A plataforma de e-mail marketing deve estar ciente de todas as necessidades legislativas, bem como políticas anti spam, então a escolha do software de gerenciamento de campanha de e-mail marketing é transcendental.
Manter o contato
Uma grande vantagem que te proporciona este canal é que não permite que seus usuários se esqueçam de você. A cada certo tempo recebem um newsletter que serve para dizer “oi estou aqui”. De esta forma sua marca está na mente do usuário de forma permanente, se em algum momento ele precisar de um produto ou serviço como o seu, lembrará de você.
De acordo com a eMarketer, globalmente 55% dos e-mails são abertos a partir do celular, e isso se traduz em milhões de usuários que estarão assistindo suas campanhas 24 horas por dia, 7 dias por semana, um impacto muito maior do que alguns anos.
Integração com outros canais
O e-mail marketing não é um canal isolado, deve ser trabalhado em conjunto com outros, como redes sociais. Com as plataformas de e-mail marketing se pode incluir conteúdo de Facebook, Twitter, Youtube ou Instagram em seus newsletters e também colocar botões destas redes sociais em suas peças de e-mail. Uma boa maneira de gerar um feedback entre seus canais de comunicação. Também é possível integrar a ferramenta com o CRM do cliente, otimizando a segmentação de suas campanhas.
Resultados
Deve ter em conta que o envio de correio massivos não se limita só a isso. Esta ferramenta gera automaticamente estatísticas que refletem o impacto que gerou a sua campanha. Esta análise é muito importante para conhecer o rendimento de suas ações e saber aquilo que se deve melhorar. Se têm uma taxa de abertura alta, mas de click baixa, certamente você deve modificar a chamada de ação.
Estas são algumas das vantagens de enviar e-mail marketing, o canal até o momento mais efetivo do mercado. Não pense mais e comece já a sua estratégia!