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Os segredos de 5 símbolos de marcas de roupas

Os símbolos de marcas de roupas têm uma enorme importância na construção do posicionamento e diferenciação dessas empresas ligadas à moda. Em alguns casos, ostentar o símbolo da marca de roupa em um tamanho gigante, estampado em sua camiseta, já se tornou até ridículo.

Mas independentemente desses efeitos “colaterais” o planejamento de marketing e as estratégias de branding dessas marcas são invejáveis. Tudo ali é muito bem pensado e estruturado para cativar o público e transformar os símbolos de marcas de roupa em verdadeiros objetos de desejo dos consumidores.

E o trabalho de transformar um mero desenho, um ícone, em algo que pode chegar a valer milhões de dólares realmente impressiona quem trabalha com marketing e comunicação.

Veja o caso da Nike. Quantas fábricas próprias esta empresa possui? Parece que apenas uma pequena fábrica para produzir o solado de um determinado tênis especial. Na verdade, ela usa fornecedores terceirizados para produzirem seus tênis e demais peças de vestuário esportivo dentro das especificações que suas equipes de pesquisa e desenvolvimento, estratégia, inteligência de mercado e marketing determinam.

Portanto, se alguém comprasse a Nike, não estaria levando praticamente nenhum ativo físico, apenas um valiosíssimo ativo intangível: o símbolo de sua marca de roupa, no caso, não apenas calçados, mas diversas outras peças de vestuários e materiais esportivos.

Nesse contexto, fica claro para todos nós a importância dos símbolos das marcas de roupas. E separamos alguns exemplos famosos para entender melhor quais as funções de uma marca e como ela ajuda a posicionar e diferenciar as empresas neste mercado tão competitivo.


5 símbolos de marcas de roupas famosas

É interessante notar que muitos símbolos das marcas de roupas famosas são inspirados em animais, você já tinha notado? É claro que isso se deve ao fato de que animais transmitem uma personalidade, um jeito de ser e diversos outros atributos e características que ajudam a consolidar os diferenciais e o posicionamento de uma marca.

Vamos dar uma olhada nesses símbolos das marcas de roupa que usam animais e tentar entender como essas figuras ajudaram na construção de seu posicionamento nos corações e mentes do público.

Lacoste

Acho que podemos dizer que este é um dos mais famosos símbolos de marcas de roupas representado por um animal. E sua história é fascinante: Jean René Lacoste era um famoso tenista francês, muito popular nesse país por ter “abocanhado” diversos títulos em torneios de fama mundial, como Roland Garros e Wimbledon. Este esportista foi apelidado como “Le Crocodile”, depois de ganhar uma aposta e receber como prêmio uma valise de couro de crocodilo. Um amigo criou o bordado de crocodilo e ele passou a usar em suas confortáveis camisas de tênis, com botões na gola e mangas curtas. Anos depois, quando abandonou o tênis, criou a marca Lacoste, que incorporou o crocodilo como símbolo e se tornou um sucesso. A Lacoste foi a primeira empresa a bordar o símbolo de uma marca de roupas do lado de fora, à vista de todos.

Hering

Vamos falar agora do símbolo de uma marca de roupas nacional: a Hering. Ao contrário da marca anterior, que usou o poder da fama de uma celebridade para dar mais valor à sua marca, a Hering não tinha isso em mente quando escolheu os seus peixinhos cruzados. Hering, em alemão, significa Arenque, um tipo de peixe. Foi em referência a si próprios que os 2 irmãos Hering, em 1880, escolheram este símbolo para sua marca de roupas.

Neste caso, foi a qualidade dos produtos e a engenhosidade comercial dos irmãos que foi construindo a marca. Os peixes são um mero acaso, mas que deu muito certo!

Hollister

Uma marca de roupas que até pouco tempo atrás estava bombando forte! E tudo isso graças a um posicionamento bem feito! Esta marca foi criada pela Abercrombie & Fitch (de quem falaremos em seguida), ao notar que havia mais um segmento de mercado que poderia explorar… Qual era esse seguimento? Pessoas um pouco mais jovens e que pagassem um preço mais acessível. Usar Hollister (“California” vem escrito abaixo do nome, principalmente no início da história da marca) passou a significar para muitos ser livre e jovem, ser descolado e irreverente, muito ligado ao verão e ao surf. Que tal usar uma gaivota como símbolo da marca de roupas produzidas por esta empresa? Funcionou…

Abercrombie & Fitch

Sabia que esta marca de roupas tem mais de 100 anos de idade, tendo sido fundada em 1892? No início, era uma loja de equipamentos de caça, por isso usavam o alce como emblema. Hoje, este que já foi um dos símbolos das marcas de roupas mais icônicas dos Estados Unidos não faz mais parte do logotipo. Mas quem não reconhece a empresa a ver seu alce estampado em suas roupas resistentes, com um jeito de aventura e esportividade que também pode fazer parte de seu dia a dia?

Puma

Sabia que a Puma foi criada pelo irmão do criador da Adidas? Sim, isso mesmo, eles tinham uma pequena fábrica de calçados, se desentenderam e um deles criou a “RUMA Schuhfabrik Rudolf Dassler”, que depois se tornou PUMA. O outro irmão criaria mais tarde a Adidas.

Mas note que logo no iniciou o dono da PUMA percebeu que este nome mais feroz, felino e ágil tinha uma relação bem melhor com seu público. Portanto, foi algo pensado para simbolizar a performance esportiva e a agilidade, atributos com os quais a marca sempre quis se relacionar e aplicar em seus uniformes, roupas e calçados esportivos.

Fonte de algumas informações: Mundo das Marcas

Que achou desta análise de símbolos de marcas de roupas inspirados em animais?

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