Branding (ou brand management, em bom português) significa gestão de marca (ou brand). Contudo, antes de explicarmos esse conceito, vamos entender o que é marca.
A marca não se resume a sua logo. Ela é todo um conjunto de atributos que se materializam em logo, slogan, identidade visual, entre outros, que representam a essência da empresa ou do produto. A marca é a porta de entrada para a experiência do usuário com o produto ou serviço que, quando bem gerenciada, pode influenciar positivamente na decisão de compra.
A esse processo de gestão e construção da marca com o objetivo de impulsionar o brand equity (ou o valor da marca), damos o nome de branding. O desafio do branding é transformar a marca em referência facilitando o reconhecimento pelo consumidor e atribuindo ao produto ou serviço valores intangíveis como honestidade, segurança ou inovação.
Quer saber como aplicar os conceitos de branding ao seu negócio? Então siga o nosso roteiro.
Conheça como ninguém o seu público-alvo
Independente de você estar entrando no mercado agora ou se já está batalhando há algum tempo, uma boa pesquisa sobre o seu público-alvo é fundamental. Você precisa saber quem é o consumidor do seu produto ou serviço – sua idade, o que faz da vida, seus desejos, o que valoriza, do que não gosta, seus hobbies e aspirações. Quanto mais dados e informações tiver em mãos, mais viável se torna o trabalho de branding.
Se você já está no mercado e possui um bom cadastro de clientes, pode usá-lo para coletar informações. Mantenha seu cadastro atualizado, adicionando dados como frequência, momento e opção de compra para entender porque o seu cliente o procura, quando e porquê. Torne um hábito a avaliação pós-compra, seja através de um telefonema ou de um e-mail. Uma pesquisa informal, no momento da interação com o consumidor, também é bastante válida! Converse com seus clientes, pergunte sobre as suas expectativas em relação ao serviço e também sobre suas vidas. Você se surpreenderá ao ver como as pessoas gostam de falar sobre si mesmas.
Para quem está começando e não possui uma base de clientes, a solução pode ser contratar uma empresa para fazer essa pesquisa por você, muitas já retornam na maioria das vezes com um cadastro.
Defina a personalidade da sua marca
De posse de todas as informações possíveis sobre o seu público-alvo, é hora de definir (ou redefinir) o seu posicionamento – ou seja, a personalidade da sua marca. Ao procurar o seu produto ou serviço o que seu consumidor procura? Segurança na resolução de problemas difíceis? Agilidade para o dia a dia? Proteção diante dos imprevistos? Arrojo e inovação para sair da mesmice? Pois é isso que você precisa entregar, valores e benefícios que vão além do logotipo. O local onde o consumidor encontra o produto ou serviço, o acesso, a interação dos vendedores com o cliente, tudo precisa estar em consonância com a expectativa do consumidor.
Quer um exemplo prático? Vamos supor que uma empresa de suporte em informática percebe que seu público-alvo são jovens empreendedores que buscam soluções ágeis para o dia a dia de suas empresas. Nesse caso, todo o tratamento da marca precisa remeter à agilidade, desde a estrutura do website, passando pelas possibilidades de atendimento inicial até a solução de problemas, caso contrário a empresa pode perder seus clientes.
Atenção a cada interação da marca com o consumidor
Não adianta gastar tempo e dinheiro com pesquisa sobre o seu público-alvo se, ao chegar na loja ou telefonar para o atendimento, o cliente for mal recebido. O contato do consumidor com a sua marca precisa atender a todas as suas expectativas. Se é você quem faz esse atendimento, seja impecável: sempre educado, atenda rapidamente as necessidades e antecipe-se na resolução dos problemas. Se você possui funcionários, invista em treinamentos e mantenha-os motivados: eles são a imagem da sua empresa!
Invista na experiência
Toda a sua loja precisa estar voltada para o objetivo final que é encantar o consumidor. Cuide da música, da limpeza, dos cheiros, das cores, do atendimento: ofereça uma experiência completa ao seu cliente pois com certeza ele voltará. Toda estratégia de branding quando bem planejada e executada oferecem resultados positivo para sua marca e gera a satisfação dos clientes.
E aí, ficou clara a importância do branding para a sua marca? Ainda tem alguma dúvida sobre o conceito? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!