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6 canais de Marketing Digital nos quais você precisa ficar de olho

Você sabe por quais canais a sua audiência está chegando ao seu site? E o que cada um desses canais significam?

Uma estratégia de Marketing Digital robusta abraça mais de um canal e isso é muito importante para as empresas. Assim, caso um canal comece a gerar poucos resultados, há outros que podem salvar o seu negócio se bem trabalhados. Que tal falarmos sobre os canais que são primordiais para suas futuras estratégias? Confira e conheça seis canais de Marketing Digital em que você precisa ficar de olho.

1. Orgânico

O tráfego orgânico é o principal canal a se direcionar ações, visto que ele é um meio gratuito de elevar o posicionamento do site nos motores de busca. Certo, mas o que são motores de busca? Trata-se de uma categoria de páginas da web, mais conhecida como “sites de busca”. O mais popular, de longe, é o Google, mas outros s exemplo são Bing, Ask e Yahoo! Dessa forma, o tráfego orgânico é aquele em que os visitantes acessam a sua página quando a encontram nos resultados de pesquisa? Sim! Se o usuário pesquisa no buscador usando o termo “tênis em promoção” e, nos resultados, encontra o site da sua loja e clicar no link, isso significa que uma “visita orgânica” acaba de ser conquistada. Por que a sua empresa deve ficar atenta ao tráfego orgânico? Bom, além do fato das estratégias não exigirem investimentos financeiros, elas representam ótimos resultados de longo prazo. O bom posicionamento muito contribui em termos de publicidade e reputação — afinal, o Google não quer ser amigo dos sites que entregam conteúdos aquém das expectativas dos seus usuários, prejudicando a experiência de navegação.

2. Email

O email é um dos canais mais populares de toda a internet. Isso porque é praticamente impossível que uma pessoa não tenha um único email. Com isso, há uma enorme possibilidade de alcance, visto que sua empresa pode, por meio deste canal, alcançar o público-alvo de forma bastante estratégica. O Email Marketing é estritamente ligado a outras estratégias de Marketing Digital, como o Marketing de Conteúdo, em que os visitantes que registram os dados de contato autorizam o envio de emails com novos conteúdos e/ou promoções. Por que ficar de olho no email como canal de marketing? Primeiramente, o canal se destaca por ser uma ótima alternativa de manter um grau de interação com potenciais clientes. Já em segundo lugar, as campanhas de Email Marketing otimizam o funil de vendas significativamente.

3. Social

Como o nome já nos dá pistas, os canais sociais são as próprias redes (como Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn etc.), ou seja, indispensáveis para o seu planejamento de marketing digital. Há muito tempo as empresas enxergaram as mídias sociais como instrumentos de enorme potencial. Tanto é que elas oferecem opções e serviços específicos para as corporações. As vantagens chegam a ser óbvias, afinal, a maioria do público-alvo da sua empresa está presente nas redes sociais — mais em umas, menos em outras. Sendo assim, fazer parte da experiência das pessoas enquanto navegam pelo perfil é como inserir-se na rotina delas, sobretudo pelo fato de que os usuários gastam horas do dia nesses canais. Por que você deve prestar atenção nos canais sociais? Simples: há neles uma forte concentração de pessoas que acessam seus perfis diariamente, seja via desktops, seja via dispositivos móveis. Isto é, a qualquer hora ou lugar o tráfego social pode ser gerado.

4. Pago

Talvez você esteja se perguntando “por que investir dinheiro se existe tamanha diversidade de canais gratuitos”? É uma boa pergunta, verdade. Antes de responder a tal questão, vamos a uma definição do que são canais pagos: São canais pagos aqueles que ofertam serviços publicitários, mais precisamente anúncios. O próprio Google (por meio do AdWords), o YouTube e as redes sociais (com as chamadas “campanhas Ads”) disponibilizam esses meios. Por que investir nos canais pagos? Eles são ótimas alternativas para ampliar as campanhas, fora que os custos tendem a ser menores que qualquer outro tipo de anúncio em veículos de comunicação tradicionais. Aliás, uma característica interessante dos canais pagos é que, geralmente, os valores são cobrados somente quando o anúncio gera cliques, conversões ou é visualizado por uma determinada quantidade de vezes. Isso significa que a empresa paga quando a estratégia surte algum efeito. Por fim, os anúncios pagos são, também, uma válvula de escape em casos onde o usuário faz pesquisas usando palavras-chave altamente concorridas, fazendo com que a empresa tenha alternativas extras para aparecer na página.

5. Referência

Esses canais podem ser quaisquer páginas da web que referenciem o seu site em conteúdos. É comum que isso aconteça quando conteúdos ricos e de fácil compartilhamento são publicados — como vídeos e infográficos, por exemplo. O fenômeno costuma acontecer, também, entre blogs que firmam parcerias, visto que os tráfegos de referência geram benefícios ainda maiores, relacionados ao aumento da reputação da página. Por que os canais de referência merecem a sua atenção? Como eles melhoram a reputação do site, acabam permitindo que um público em comum tome conhecimento da página. E, salientando: quanto mais relevante a página se torna, mais pontos positivos com os motores de busca ela conquista.

6. Direto

O tráfego direto é gerado sem intermediações, ou seja, a partir da inserção da URL na barra de endereço do browser — o que pode ser facilitado pela adição do site à lista de favoritos do usuário. É natural que para conseguir gerar esse tipo de tráfego é fundamental que a marca ou o próprio site seja bem reconhecido pelo público, tanto pela fama do produto, quanto pelas investidas de marketing. Por que você deve ficar de olho no tráfego direto? Oras, existe um indicador melhor da reputação do seu trabalho que os acessos feitos diretamente, sem passar por pesquisas, anúncios ou quaisquer outros tipos de publicidade? O seu negócio tem dado atenção aos canais de Marketing Digital mencionados no conteúdo? Conte-nos mais sobre as suas experiências deixando um comentário!

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