É muito comum empreendedores se perguntarem sobre como fazer divulgação da empresa e muitos encaram isso como um desafio muito difícil de ser alcançado. É o valor das estratégias que é muito caro, o orçamento que não permite tantas ações, a falta de profissionais e outras tantas razões que impedem que negócios possam se expor mais e melhor.
Independente do tipo de negócio que você tenha, de nada adiantará você ter o melhor produto se não divulgar a sua empresa. O seu cliente não saberá do seu produto, o mercado não terá conhecimento da sua marca e tudo isso resulta em poucas vendas e um fluxo de caixa negativo.
Separamos 6 dicas infalíveis (e super práticas!) que vão ajudar qualquer empresa a divulgar mais e melhor seus serviços e produtos e com isso ganhar mais espaço no mercado e vender muito mais! Prontos? Então aproveitem a leitura!
Como fazer a divulgação da empresa?
Invista no online.
1. Use as redes sociais a seu favor.
Não tem como falar em divulgação de empresas sem falar sobre as redes sociais. Estas são ferramentas poderosas para qualquer estratégia, tanto de vendas quanto de marketing digital. Atualmente, as seguintes redes sociais que apresentam a maior relevância no geral são:
Facebook
Instagram
Twitter
Cada uma delas possui características próprias e, além disso, são utilizadas por usuários ativos, especialmente Facebook e Instagram. Por isso, a presença das marcas nesses meios é muito importante.
Outra vantagem em investir em redes sociais está no fato de que o custo para realizar campanhas pagas nesses meios é muito baixo comparando com outras mídias tradicionais, como televisão e rádio, por exemplo. Além disso, o alcance é maior e, como consequência, as possibilidades de finalizar uma venda aumentam.
Mas, tudo isso, deve fazer parte de uma estratégia e um planejamento. Isso contribui para você ter resultados eficazes e ainda não prejudicar o seu negócio de alguma forma. Por exemplo: se você oferecer um desconto em toda a loja, deve planejar para não prejudicar o seu caixa. Esse tipo de ação deve ser feita com cuidado ou pode render prejuízos.
2. Use as mídias online pagas.
Já que estamos falando em divulgação da sua empresa no meio online, vamos falar sobre as mídias pagas. Com certeza você já ouviu falar de Facebook Ads, Google Ads entre outras formas de divulgar o seu negócio em sites ou através da rede do Google.
Essas mídias online são a opção perfeita tanto para grandes negócios, que já possuem um tempo no mercado, e pequenos negócios, que abriram recentemente e não possuem um orçamento grande destinado a isso.
Vá além da mensagem!
3. Crie um slogan interessante.
Outra forma de divulgar a sua empresa é através do slogan. Crie uma mensagem curta e memorável que tenha a ver com o seu negócio. Isso é importante pois é o que ficará presente na mente do seu consumidor. E isso pode ser o diferencial que vai fazer esse cliente escolher entre você e o seu concorrente.
4. Use cartões de visita.
Ainda que existam várias formas de divulgar sua empresa envolvendo o mundo online, nada substitui os cartões de visita quando é a hora de deixar seus contatos com um possível cliente. Isso é importante, pois dá credibilidade ao seu negócio e ainda é capaz de chamar a atenção de uma pessoa que está interessada no que você oferece.
Outra vantagem do cartão de visitas é o contato cara a cara com esse cliente. O atendimento é um ponto fundamental para você divulgar bem o seu negócio. Unindo isso a um cartão de visitas lindo e atrativo, as chances de você conquistar um cliente novo são maiores.
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5. Distribua folhetos.
Folhetos são outra forma eficaz de divulgar a sua empresa. Se for um negócio físico, distribua seu folheto em áreas com grande circulação de pessoas ou em áreas que tenham relação com o seu negócio (se for uma empresa de comidas saudáveis, coloque na recepção de uma academia, por exemplo).
O grande segredo do sucesso na divulgação da sua empresa com folhetos é unir a qualidade do material produzido com a visão do seu negócio em enxergar oportunidades em certos locais. Tudo isso pode trazer resultados, mas somente se você tiver uma ação diferenciada.
6. Seja profissional na sua identidade visual.
Ter uma identidade é fundamental para o seu negócio. Quando você investe na sua identidade visual, você está aumentando as chances da sua marca poder alcançar e impactar várias pessoas de diversas formas.
Se um cliente seu levar uma caneta ou bloco de notas com a logo do seu negócio e falar bem do seu produto, essa forma de indicação pode representar um cliente a mais de forma indireta, ou seja, sem você precisar pagar por isso.
Investir na criação de uma boa identidade visual é essencial para criar um diferencial na mente do seu cliente. Isso tudo porque vai demonstrar o cuidado e zelo com que a sua empresa trata tudo, desde as coisas mais simples e práticas até mesmo os produtos ou serviços que oferece para os clientes.
Como fazer a divulgação da sua empresa dar resultados?
Agora que você conheceu algumas formas de como fazer a divulgação da empresa, deve estar com dúvidas sobre como colocar logo essas ações em prática e ter os resultados que espera. Antes de tudo, estabeleça o orçamento que você pode destinar para isso.
Além disso, saiba exatamente do que o seu negócio precisa. Você pode investir em todas as dicas que mostramos ou pode selecionar apenas as que tenham mais a ver com a sua empresa. Mas, independente do que escolher, apenas comece!
E mais importante do que fazer é mensurar o resultado alcançado e ter constância nas ações. Essas duas atitudes permitem que você compreenda quais estratégias deram o resultado esperado ou não e a periodicidade com que devem ser realizadas.
Invista em materiais de qualidade, pois sem qualidade não importa qual ação realize, além de não dar tão certo quanto o esperado, você pode perder dinheiro ao invés de ganhar. Arte e impressão de excelência são o segredo do sucesso dessas estratégias.
E se você pensa que ter qualidade significa pagar muito caro, se engana. Existem empresas que oferecem qualidade de criação e impressão a um valor acessível para que todo negócio tenha a oportunidade de agregar valor ao cliente de forma memorável.
Realmente não há segredos quando o assunto é como fazer divulgação da empresa. As dicas sobre o que fazer você já tem e o diferencial está na qualidade envolvida e no trabalho constante. E tudo isso só depende de você.
Este artigo foi de ajuda para você? Conte para nós aqui embaixo como você pensa em fazer a divulgação da sua empresa e os resultados que está buscando.