Abrir negócio na crise parece muito arriscado. Os empreendedores que estavam esperando o começo do ano para investir em algo novo, imediatamente recuaram com medo de perder dinheiro.
E é normal essa primeira reação, afinal fomos pegos por uma crise econômica que ninguém previa, em condições incomuns.
Mas será que abrir um negócio na crise é mesmo dar um tiro no pé ou pode ser uma oportunidade de ouro?
Continue lendo e descubra!
Se Há Um Problema, Há Uma Solução
Sempre que nos vemos envolvidos em um problema, significa que em algum lugar ou de alguma forma há uma solução.
E é aí que está o segredo em abrir um negócio na crise. Dependendo do rumo que você deseja tomar, isso pode ser uma enorme oportunidade.
Por exemplo, estamos em quarentena nesse momento, o que significa que muitas pessoas não estão podendo fazer coisas que eram da sua rotina antigamente e tendo que encontrar uma alternativa.
Em contrapartida, muitas empresas viram esse momento e resolveram inovar. Marcas de roupas começaram a produzir máscaras e vender, restaurantes fecharam as portas mas migraram pro serviço delivery. E algumas tiveram mais sucesso do que quando a situação estava normalizada.
Ir para o virtual nesse momento, pode ser a grande sacada de quem quer sobreviver à crise e dar continuidade aos seus planos de empreender em 2020.
Então, veja seis dicas para quem quer abrir um negócio na crise e ter sucesso:
Lembre-se que a crise não é eterna;
Defina o tipo de negócio que você deseja iniciar;
Faça um bom planejamento;
Pense nas necessidades dos clientes;
Estude seu mercado;
Inove.
1 – Lembre-se de que a crise não é eterna
Como a maioria das coisas na vida, ela é temporária. Mesmo que no momento não pareça haver uma previsão de fim, em algum momento ela vai acabar. Até lá, a capacidade de se adaptar às situações pode ser um diferencial.
2 – Defina o tipo de negócio que você deseja iniciar
Coloque no papel o que exatamente você quer vender, para quem, onde essas pessoas estão e como chegar à elas.
Saiba qual o nicho e subnicho você se encaixa, quem são seus concorrentes, como se destacar.
Tenha uma identidade visual profissional e faça um branding que crie uma marca forte e que venda.
3 – Faça um bom planejamento
Faça um cronograma com as etapas a serem percorridas até alcançar o objetivo final. Quais estratégias de marketing você pretende utilizar e como alcançar esse público.
4 – Pense nas necessidades dos clientes
E não nas suas. Não é porque você nesse momento esteja consumindo mais algo, que o público também estará.
Ou porque seu sonho era vender sapatos que os clientes precisam comprar de você. O momento é delicado e muita gente corta despesas. Então mostre que o seu produto é um solucionador de problemas e não desperdício de dinheiro.
5 – Estude seu mercado
Mas estude MUITO. Até você ter certeza que entendeu como ele se comportado.
O maior erro que os empreendedores cometem e que levam a empresa à falência nos primeiros dois anos, é na empolgação de aproveitar a oportunidade, não pesquisar se o negócio é viável.
Em outras palavras, certifique-se de que há chances de sucesso e público para seu produto ou se você está tentando vender ar condicionado à um esquimó.
6 – Inove, sempre!
Quem sabe inovar e usar a criatividade sai na frente nesse momento. Se você já tinha todo o planejamento para abrir uma padaria, que tal nesse momento investir em entregar pães à domicílio, uma vez que é um produto muito consumido e às pessoas estão evitando ao máximo sair de casa?
Conclusão
O ponto de vista e o modo de olhar todo o cenário é o que vai decidir se abrir um negócio nesse momento é furada ou oportunidade.
Por isso, essa semana no nosso PodCast Fala Empreendedor, convidamos o Luiz Felipe Grossi (www.instagram.com/grossiknows), fera em empreendedorismo para falar mais sobre o assunto e dar dicas para quem quer empreender em momento de recessão econômica.
Tem muitos segredos e exemplos práticos pra você.
Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Esperamos você lá!
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