Investir recursos para atrair clientes novos ou manter clientes antigos é uma dúvida que paira na cabeça de muitos empreendedores que estão começando.
Sem uma base fixa de clientes, é claro que no primeiro momento o importante é atrair uma carteira fiel para criar um grupo de compradores que façam o negócio rodar.
Para quem já está há um tempo no mercado, provavelmente tem um bom fluxo de clientes fixos, mas nem sempre estes compram com a periodicidade necessária para que o negócio lucre.
Sendo assim, ambas as situações são extremamente necessárias para um negócio sobreviver.
Entenda mais como ambas as etapas se complementam e porque as duas são de igual importância.
Atrair Novos Clientes
De acordo com o consultor de Marketing e referência na área Philip Kotler: “Conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter clientes atuais”.
Gastamos muito dinheiro investindo em marketing, estrutura física, produtos diferenciados, visando atrair o máximo de clientes novos e esquecemos o mais importante que é fidelizar aqueles que já consomem da marca.
O ideal é que haja um equilíbrio de esforços.
Atrair novos clientes é primordial para aumentar a cartela da empresa, aumentar as vendas e consequentemente os lucros.
Mas o ideal é saber em qual momento essa deve ser a prioridade e em qual momento a prioridade é a fidelização dos clientes. Até mesmo porque, para que haja um cliente a ser fidelizado, é preciso que haja pessoas vindo até a empresa.
Nessa etapa, o marketing de massa, a publicidade e investir em conteúdo são o foco.
No post de semana passada, falamos sobre Inside Sales, a técnica de atrair o cliente até a empresa, que diminui os custos fixos e aumenta a produtividade.
Uma vez que o trabalho de captação externa foi feito, é a hora de mostrar ao cliente o diferencial da sua empresa.
Manter Clientes Antigos
Não há marketing melhor para uma empresa do que um cliente que volta.
Quando um cliente retorna e adquire novamente seu produto, significa que você tem algum diferencial e de alguma forma está saindo na frente da concorrência.
E um cliente fiel demonstra satisfação dos compradores em relação aos produtos e serviços e passa credibilidade e confiança na marca.
E não tem segredo para manter cliente e fazer com que ele seja fiel a marca.
Primeiramente, mostre por quê seu produto é melhor que o da concorrência e o que sua empresa tem a oferecer que é mais vantajoso para aquela pessoa.
Depois de identificar o problema, quebrar a objeção e finalizar a venda, os outros passos são os mais fáceis.
Basta um bom atendimento, um bom pós-venda e estar aberto a atendê-lo sempre como se fosse a primeira vez que ele vai a loja.
O resto é automático.
Além disso, um cliente que gosta de uma marca será o primeiro a indicá-la a terceiros quando tiver oportunidade. E aí, menos custos para atrair clientes novos.
Conclusão
Analise a situação da sua empresa, os meses em que há mais picos de venda e os meses em que a situação dá uma estagnada e trace um plano para equilibrar as duas situações.
Assim há uma otimização de tempo, melhor produtividade e evita-se gastos desnecessários.
Essa semana o episódio do nosso PodCast fala sobre esses dois temas.
Abordamos sobre os principais pontos de ambas as etapas e como agir em cada uma!
Então corre pras nossas plataformas e vem aprender mais! Esperamos você lá!
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