Branding e Design são termos que andam lado a lado quando falamos em marca e posicionamento.
Isso porque um não existe sem o outro, eles se complementam e quando bem trabalhados, fazem com que marcas se tornem mais do que um nome, mas uma referência e um status.
Alguns exemplos são marcas como a Apple, Nike, Mc Donalds..
Em outras palavras, o consumidor que paga caro em um Iphone, não está comprando apenas um celular, mas sim toda a experiência envolvida em ter um produto Apple e o status que isso agrega.
Continue lendo para entender melhor esses conceitos e como eles andam juntos.
Branding: Construindo Uma Marca Forte
Quando você resolve virar empresário e abrir um negócio, a primeira coisa a ser definida é a sua marca.
E é aí que qualquer detalhe pode fazer a diferença.
O Branding é todo o processo de construir a marca, desde a definição do nome, passando pela logo, identidade visual, missão, visão e valores.
Uma marca bem estruturada, se fixa na memória dos consumidores e é o que garante o sucesso.
O processo de branding é basicamente criar uma personalidade para a sua marca.
A We Do Logos por exemplo, transforma sonhos em projetos através do design, tudo feito de forma online e fácil.
Mas não é de um dia pro outro que a marca se constrói, ao longo do tempo e passando por etapas ela vai sendo construída até se firmar no mercado.
E uma das etapas mais importantes para que isso aconteça, é o design. Saiba por que.
Design: Dando Forma à Sua Marca
Uma vez definido o nome, o produto a ser vendido e qual é o público que a sua marca pretende alcançar, é hora de dar forma a tudo isso.
E aí entra o design, mais especificamente, a identidade visual.
Pensa em uma marca, qualquer marca. Qual foi a primeira coisa que veio a sua cabeça? A logo, certo?
Entendeu a importância do design para a marca? Da mesma forma, ao ler a frase “Uma boa ideia”, eu tenho certeza que você lembrou da marca por trás dela.
Todo esse processo, quando criado por um profissional experiente e capacitado, faz com que a marca se venda sozinha. Que são os casos que eu citei acima!
Conclusão
Branding e Design se complementam e pode até ser que a sua marca se sustente por um tempo com apenas um desses conceitos.
Mas para ter uma marca posicionada e que venda, é primordial que ambos os conceitos sejam trabalhados juntos.
Por isso, essa semana no nosso PodCast Fala Empreendedor, convidamos o Guilherme Oliveira, head de Branding do grupo alento, dono de marcas como Billy The Grill, Vizinhando e Naa para falar mais sobre o assunto.
Tem muitas dicas, segredos e exemplos práticos pra você.
Então vai lá em alguma das nossas plataformas! Esperamos você lá!
E não esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e compartilhar com os amigos para levar nosso conhecimento cada vez mais longe!