top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

8 dicas para criar cartão de visita de fotógrafo

Quando um profissional dessa área pensa em fazer um cartão de visita de fotógrafo, sabe que está com uma grande responsabilidade em suas mãos. Afinal, precisará mostrar aos seus clientes, por meio desse material de divulgação, que tem um ótimo bom gosto e senso estético.

Imagine alguém que está procurando um especialista em fotografia para eternizar algumas imagens de momentos  importantes de sua vida, como um casamento ou uma formatura, e recebe um cartão de visita de fotógrafo em material de baixa qualidade, com um layout de gosto duvidoso, imagens mal escolhidas e cores que não combinam…


Realmente, um bom fotógrafo pode até perder grandes oportunidades de negócio se não souber caprichar na identidade visual de seu cartão de visita!

Na verdade, existem 2 pontos que devem ser cuidadosamente estudados na hora de fazer um cartão de visita para fotógrafo:

  1. Cuidados com impressão e produção.

  2. Layout, cores e elementos visuais.

Veja a seguir nossas dicas sobre estes dois assuntos e saiba tudo que precisa saber para conseguir um bom cartão de visita para fotógrafos.  

8 dicas para fazer cartão de visita de fotógrafo

Vamos começar com dicas de produção, isto é: que materiais usar, papel, gramatura etc. Depois, veja as dicas para criar uma arte incrível para um cartão de visita para fotografia.

4 dicas para produção de cartão de visita de fotógrafo

1- Gramatura

Um bom cartão de visitas deve ser rígido e firme, sem se dobrar nem amassar facilmente. Por isso, a gramatura recomendada é de 200 mg/m2. Esta especificação garantirá um cartão resistente e com boa durabilidade.

2- Que papel escolher

O papel mais indicado é o couché fosco. O couché com brilho acaba ficando um pouco “pesado” e com um aspecto de peça de varejo. Outra opção usada é o papel vergê. No entanto, ele dá uma ar mais tradicional e antiquado, que pode não se relacionar muito bem com as atividades de um fotógrafo. Por fim, papéis artesanais ou reciclados também são uma opção, mais personalizada. Apenas fique atento para a impressão, pois estes papéis têm um tom que pode interferir nas cores, e cuidado com o preço que costuma ser mais caro.

3- Tamanho do cartão de visitas

Aqui não existe muito segredo. As dimensões padrão têm as medidas de 9 cm por 5 cm. Mas sempre é possível inovar, fazer cartões quadrados, mais estreitos etc. Apenas tome cuidado para que eles não fiquem grandes demais e difíceis de guardar no bolso ou tão pequenos que as pessoas os percam.

4- Acabamentos

Existem 3 tipos de acabamentos muito usados e que podem ser empregados em conjunto ou separados, dependendo do seu orçamento e de seu gosto pessoal:

  1. Cantos arredondados: dão um ar mais moderno ao cartão, podendo ser todos os cantos arredondados, 3, 2 ou apenas um, como achar melhor.

  2. Laminação fosca: confere uma textura acetinada ao cartão de visita, além de proporcionar uma leve impermeabilidade.

  3. Aplicação de verniz UV de reserva: uma leve camada de brilho sutil é aplicada em pontos estratégicos do cartão, como no logotipo ou nome do fotógrafo.

Saber produzir seus materiais de comunicação é muito importante em qualquer tipo de negócio. Um exemplo disso é nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Depois que investiram em sua identidade visual, produzindo materiais de qualidade como logotipo, cardápio, uniformes e embalagens, entre outros, notaram sensível aumento nas vendas, chegando a 80%.

Assista ao depoimentos dos proprietários:


4 dicas de criação para cartão de visita de fotógrafo

5- Símbolos da fotografia

Não existe exatamente um símbolo da fotografia. Você pode usar câmeras estilizadas, sorrisos, molduras de porta-retratos, lâmpadas de flash e diversas outras ideias. Rolos de filme caíram em desuso com advento das câmeras digitais, mas pode ser exatamente este o seu diferencial. E já que é para fazer um símbolo, porque não criar seu logotipo de uma vez?

6- Logotipo para cartão de visita

Ao contratar um designer profissional você poderá contar com alguém que domina a maneira correta de reunir elementos harmonicamente para criar um símbolo de sua empresa. Da mesma forma que o cartão de visita, cores e tipografias serão empregados na construção da logomarca.

7- Tipografia

Os tipos de letras usados têm muito a dizer sobre sua empresa, inclusive quando usados em um cartão de visita de fotografia. Uma das características mais marcantes das tipografias são as serifas, aqueles tracinhos que arrematam a letras e que têm origem na Roma antiga, por isso passam uma ideia de tradição e conhecimento. Letras inclinadas, chamadas itálicas, dão a impressão de movimento e velocidade; letras grossas (bold) tendem a se relacionar com solidez e modernidade; enquanto letras de traços finos (ligth) se associam com precisão e leveza.

8- Cores do seu cartão

É muito comum associar cores com sentimentos e isso deve ser levado em conta na hora de fazer seu cartão de visita.

Preto é a cor da exclusividade e da elegância, o branco da pureza e da paz, o vermelho indica perigo e paixão, o azul tradição e confiança, o verde juventude e abundância, o amarelo luz e riqueza, o laranja calor e aconchego e assim por diante.

Faça seu cartão de visita de fotógrafo e já crie um logotipo:


Confira toda qualidade de nossos designers acessando este projeto de criação de logo e cartão de visita para fotógrafo em que foram enviadas 27 opções de logo e cartão de visita para o fotógrafo Rafael Gagliano, por 13 de nossos profissionais de criação.

Se você pretende fazer um cartão de visita de fotografia, um folder, ou criar um layout de site e muitos outros materiais, cadastre-se na maior plataforma de criação da América Latina e aproveite todas essas vantagens:


Para isso, faça seu pedido de material, decida o prazo, quanto quer pagar e em poucas horas você já estará recebendo as primeiras opções de arte. Ai,  pode pedir quantas alterações quiser. Além disso, temos um compromisso com você: satisfação total ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Veja mais sobre a We Do Logos:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page