Muitas cores e elementos lúdicos fazem parte de grande parte dos produtos direcionados para crianças. Assim como com os materiais escolares e itens de uso pessoal, com o cartão de visita infantil isso não é diferente. O universo dos artigos infantis é permeado por fantasia, criatividade e imaginação e nada faz mais sentido do que expressar isso em todos os itens que são oferecidos para eles.
Todas essas características devem aparecer também naquilo que se encarrega de levar aos pequenos e a seus pais os serviços de que eles podem desfrutar. Uma loja de roupas para crianças, por exemplo, pode ter um cartão de visita infantil, que ofereça suas informações básicas de contato ao mesmo tempo em que é atrativo para as crianças e para suas preferências visuais. Escolas, papelarias, lojas de brinquedos e outros estabelecimentos também podem usar o cartão de visita infantil para fazer a divulgação de seus produtos e serviços.
Mas não só as empresas que precisam de cartões de visitas. Se você quer deixar os dados de seus filhos com colegas de escola, professores particulares ou mesmo oferecer uma espécie de convite em aberto para dias de brincadeiras, o cartão de visita infantil é uma excelente opção. Além disso, ele também pode ser colocado nos pertences das crianças para promover a sua identificação, sendo ótimas possibilidades para serem colocados em malas e mochilas.
Confira abaixo cinco dicas para criar um cartão de visita infantil perfeito e obter um modelo que irá cair no gosto da criançada.
5 dicas para criar um bom cartão de visita infantil
Use personagens famosos
Sua empresa atende crianças de uma faixa etária específica? Pense nos personagens famosos que os pequenos dessa idade gostam. Fique atento aos direitos autorais sobre os personagens e não tenha medo de usar personagens parecidos com eles (não copiados!) ou genéricos em seu cartão de visitas. Vale a pena ainda escolher aqueles que se relacionem de alguma forma com o escopo da sua empresa. Uma loja de roupas para meninas, por exemplo, pode usar imagens de princesas de contos de fadas para fazer uma alusão com suas fantasias e adereços. Já uma escola de natação para crianças, por exemplo, pode ter um tema aquático, como personagens lembrando golfinhos ou outros animais marinhos.
O mesmo vale na hora de criar um cartão de visita infantil para seu filho ou filha. Qual seu personagem preferido? Utilize sua imagem ou alguns elementos complementares para deixar o layout do cartão ainda mais criativo e interessante aos olhos da criança e de seus colegas.
Que tal criar mascotes personalizados?
Pense na paleta de cores
Sair do tradicional “rosa para meninas, azul para meninos” pode ser uma excelente opção para deixar o cartão de visitas ainda mais criativo. Isso não significa que essas cores não possam ser usadas, mas pensar fora desse parâmetro pode render excelentes opções gráficas, sobretudo para empresas. Grande parte das marcas não trabalham com produtos específicos para apenas um gênero e, mesmo que trabalhem, é preciso pensar que nem todos os pequenos gostam dessas cores.
Uma boa opção para estabelecer as cores do seu cartão de visita infantil é usar uma paleta baseada em um tema específico, como um jogo de cores primárias no cartão de visitas de uma papelaria escolar, por exemplo. Usar tons menos usuais também pode ser uma boa pedida – tonalidades envelhecidas e com ares retrô pode ser uma possibilidade.
Escolha fontes criativas
Usar fontes que remetam à infância são sempre uma boa opção para um cartão de visitas infantil. Fontes que se assemelham à letra cursiva típica dos tempos de alfabetização são uma ótima escolha, já que deixam o cartão com um ar mais pessoal e atencioso.
Se o cartão for a apresentação da própria criança e você quiser fazer uma peça única, que tal usar a própria caligrafia da criança em alguns trechos? Peça para que o pequeno escreva as palavras e mostre a imagem para o profissional fazer a adaptação. Usar desenhos feitos pela criança também é uma opção interessante.
Considere um papel personalizado
Da mesma forma que os outros elementos, o papel pode ajudar a compor um cartão mais singelo ou mais personalizado. Materiais com aparência envelhecida são ótimos para modelos mais clássicos, enquanto as cores fortes e chamativas são opções mais divertidas e modernas. Como a própria criança poderá ter contato com o cartão, é importante que ele seja de um papel resistente e que seus escritos não borrem ou se percam com facilidade em caso de serem molhados ou entrarem em contato com outros materiais.
Escolha um profissional capacitado
Depois de definir suas preferências, você precisa escolher o profissional ou empresa que fará a arte do cartão. A menos que você mesmo saiba como fazer ou tenha alguma pessoa de confiança para o trabalho, é preciso procurar alguém para fazer a arte gráfica. Uma boa opção para fazer essa seleção é optar por algum site de concorrência criativa, no qual você cadastra seus dados e seu briefing e recebe orçamentos e portfólios de profissionais. A modalidade, também conhecida como crowdsourcing, permite que você tenha contato com profissionais de qualidade e preços acessíveis.
Se você ou sua empresa pretende criar um cartão de visitas infantil, ou mesmo logotipos e sites, pode contar com a maior plataforma de criação da América Latina, a We Do Logos, e conseguir materiais de alta qualidade e com ótimos preços: clique aqui !
Você faz seu pedido, define preço e prazo e já recebe, rapidamente, as primeiras opções de artes para pedir quantas alterações quiser, até ficar do jeito que você imaginou!
Dê uma olhada em alguns exemplos de logos e cartões de visita, entre outros materiais, criados pela We Do Logos para o público infantil: Logos e Cartões de Visita Infantis.