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Como abrir uma agência de viagens e entre nesse lucrativo mercado

Pesquisa recente mostra que em 2016, estrangeiros deixaram US$ 6,024 bilhões no Brasil fazendo turismo, enquanto os brasileiros gastaram quase US$ 15 bilhões em viagens internacionais. O cenário, portanto, ainda é bom para quem quer empreender e descobrir como abrir uma agência de viagens pode ser uma excelente ideia.

Neste post, você vai saber como abrir uma agência de viagens e turismo. Sua estrutura, o processo de legalização, organização, necessidade de selos como o IATA e um pouco mais sobre o mercado que tende a ganhar fôlego em 2018.


Como abrir uma agência de viagens: tudo que você precisa saber

O mercado

Identificar oportunidades e reconhecer a concorrência são dois dos quesitos a serem descobertos ao estudar o mercado para avançar no seu negócios com menos riscos.

Por isso mesmo, é imprescindível justamente fazer uma pesquisa de mercado. Ela deve ser elaborada pelo empresário para estudar fatores como:

  1. Concorrência

  2. Público-alvo

  3. Cultura (comportamento e hábitos)

  4. Expectativas das pessoas em relação a uma agência de viagens.

  5. Preços praticados por agências concorrentes

  6. Produtos e serviços a serem oferecidos pela agência

A pesquisa, portanto, fornecerá informações necessárias para prever dificuldades, apontará o público predominante e também poderá antever novas ideias de negócios abrindo espaço para oportunidades para driblar crises e desenvolver ofertas mais próximas das demandas do mercado.

A estratégia para conhecer o mercado de turismo também é traçada com intuito de estar longe das ameaças de mercado e mais perto das oportunidades de negócios. Veja quais são elas:

Ameaças

  1. Serviços online que dispensam a intermediação de uma agência, como hotéis companhias aéreas, sites para compras de bilhetes turísticos, entre outros

  2. Carga tributária alta ao legalizar o negócio

  3. Taxa de câmbio oscilante

  4. Falta de qualificação profissional para a área

Oportunidades

  1. Investimento no calendário turístico no Brasil, aumentando o incentivo para viagens nacionais

  2. Mudanças de hábitos da população que valoriza mais a experiência de viajar do que adquirir bens de consumo

  3. Promoções e ofertas de parcelamento para viagens nacionais e internacionais

Estrutura e equipamentos

É necessário um espaço mínimo de 15m² para receber 2 funcionários e armazenar materiais de divulgação, além de mesa, cadeira, computador e impressora.

A agência pode ser instalada em sala comercial com 1 banheiro, ter boa iluminação e decoração que inspire viagens. Na prática, seguem algumas ideias de equipamentos para o espaço.

Equipamentos:

  1. Mesa com gaveta

  2. Sofá para atendimento em espera

  3. Computador

  4. Impressora com scanner

  5. Armários

  6. Telefone

  7. Cadeira

  8. Calculadora

  9. Mapa

  10. Roteiros turísticos

  11. Cartazes com anúncios de viagens

  12. Software para automação. Útil para emissão de boletos e passagens e criação de roteiros. Os mais usados são Amadeus e Reserve.

Não há uma regra que exclua itens em uma agência, mas é necessário bom senso e conhecer bem o segmento de atuação para não deixar faltar nada na rotina de trabalho.

Setores do turismo

O setor de turismo é vasto, traz opções variadas de produtos e serviços no mercado. O empreendedor pode decidir trabalhar com um mix deles, mas é preciso focar para se tornar referência no segmento escolhido e atingir o público certo.

Uma agência de viagem pode atuar nos seguintes ramos:

  1. Promoção de excursões, passeios, viagens e faturar através da venda comissionada ou intermediação de passagens individuais ou coletivas

  2. Recepção e transferência de turistas

  3. Operação de viagens e excursões individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários

  4. Representação de empresas transportadoras, empresas de hospedagem outras prestadoras de serviços turísticos

  5. Obtenção e legalização de documentos para viajantes

  6. Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, esportivos, culturais e outros

  7. Transporte turístico de superfície

  8. Agenciamento de carga

  9. Prestação de serviços para congressos, convenções, feiras e eventos similares

  10. Operações de câmbio manual, de acordo com as instruções relacionadas ao assunto pelo Banco Central do Brasil

Organização de uma agência de viagens

A agência pode oferecer serviços de apoio ao turista antes e também durante uma viagem. Neste contexto, são 4 tipos de turismos que podem ser explorados:

  1. Turismo de lazer

  2. Turismo de eventos

  3. Turismo de negócios

  4. Turismo gastronômico

Equipe

Uma agência de pequeno porte atende com um agente de viagem e um gerente, função ocupada geralmente pelo dono. Seguem suas atribuições:

Agente de Viagens

  1. Experiência técnica de agenciamento: comunicação, comercialização e venda de produtos da agência

  2. Imprescindível ter domínio de línguas estrangeiras

Gerente

  1. Domínio de línguas estrangeiras

  2. Informar-se das tendências do mercado

  3. Foco no planejamento e coordenação do negócio e de funcionários

  4. Domínio em finanças

  5. Conhecimento em tecnologia e sistemas para gerenciar a agência

  6. Focado em atingir metas

Legalização: é preciso IATA para abrir agência de viagem?

Como abrir uma agência de viagens requer o mesmo processo legal de empresas de maior porte, o empresário deverá fazer a legalização com ajuda do seu contador, sabendo que será preciso toda a documentação exigida por órgãos do município e governo federal.

Portanto, após escolher um nome, patentear a marca no Instituto de Propriedade Industrial (INPI) é hora de colocar a empresa no mercado, a partir de um CNPJ.

Não tem como abrir uma agência de viagens sem obter o IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Os empreendedores devem se cadastrar na instituição e tornar-se um membro. Um dos benefícios ao associar-se ao IATA é obter certificação para a venda passagens em nome de companhias aéreas, entre outros serviços. Se essa for a ideia, entre no site do IATA para ver os pré-requisitos e custos da associação.

Segue o passo a passo de como abrir uma agência de viagens e turismo e se formalizar:

  1. Solicitar CNPJ na Receita Federal

  2. Solicitar Inscrição Estadual na Receita Federal

  3. Solicitar o alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda da cidade onde a agência será instalada

  4. Cadastrar a empresa no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS)

Custos

Os custos vão depender basicamente do porte da agência, quantidade de funcionários e das contas fixas a pagar. Para ter uma ideia, seguem alguns itens que farão parte da rotina de qualquer agência de viagem de turismo.

  1. Salários e encargos

  2. Tributos, impostos, contribuições e taxas

  3. Aluguel, taxa de condomínio, segurança

  4. Água, Luz, Telefone e acesso à internet

  5. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários

  6. Recursos para manutenções da loja

  7. Contabilidade

  8. Propaganda e Publicidade da empresa

  9. Despesas com vendas

Investimentos

Saber como abrir uma agência de viagens também envolve estar a par do valor desse investimento. Levando em consideração a lista de equipamentos (computador, armários, mesa, cadeira e outros itens descritos acima) e também o custo de capital, a quantia pode variar entre R$ 40 mil a R$ 50 mil.

Divulgação

Divulgação é a alma do negócio. De nada vale aprender como abrir uma agência de viagens e turismo sem que os serviços sejam conhecidos do público. Portanto, a ideia é reservar parte do investimento para publicidade para divulgação.

Há várias formas eficientes de divulgar uma agência de viagens de pequeno porte (até 10 funcionários), por exemplo:

  1. Panfletos e flyers

  2. Anúncios na internet (redes sociais e Google)

  3. Uso de banners e cartazes em frente de loja

  4. Patrocínio ou apoio a um evento, que permita visibilidade da sua marca e divulgação dos serviços.

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