Pesquisa recente mostra que em 2016, estrangeiros deixaram US$ 6,024 bilhões no Brasil fazendo turismo, enquanto os brasileiros gastaram quase US$ 15 bilhões em viagens internacionais. O cenário, portanto, ainda é bom para quem quer empreender e descobrir como abrir uma agência de viagens pode ser uma excelente ideia.
Neste post, você vai saber como abrir uma agência de viagens e turismo. Sua estrutura, o processo de legalização, organização, necessidade de selos como o IATA e um pouco mais sobre o mercado que tende a ganhar fôlego em 2018.
Como abrir uma agência de viagens: tudo que você precisa saber
O mercado
Identificar oportunidades e reconhecer a concorrência são dois dos quesitos a serem descobertos ao estudar o mercado para avançar no seu negócios com menos riscos.
Por isso mesmo, é imprescindível justamente fazer uma pesquisa de mercado. Ela deve ser elaborada pelo empresário para estudar fatores como:
Concorrência
Público-alvo
Cultura (comportamento e hábitos)
Expectativas das pessoas em relação a uma agência de viagens.
Preços praticados por agências concorrentes
Produtos e serviços a serem oferecidos pela agência
A pesquisa, portanto, fornecerá informações necessárias para prever dificuldades, apontará o público predominante e também poderá antever novas ideias de negócios abrindo espaço para oportunidades para driblar crises e desenvolver ofertas mais próximas das demandas do mercado.
A estratégia para conhecer o mercado de turismo também é traçada com intuito de estar longe das ameaças de mercado e mais perto das oportunidades de negócios. Veja quais são elas:
Ameaças
Serviços online que dispensam a intermediação de uma agência, como hotéis companhias aéreas, sites para compras de bilhetes turísticos, entre outros
Carga tributária alta ao legalizar o negócio
Taxa de câmbio oscilante
Falta de qualificação profissional para a área
Oportunidades
Investimento no calendário turístico no Brasil, aumentando o incentivo para viagens nacionais
Mudanças de hábitos da população que valoriza mais a experiência de viajar do que adquirir bens de consumo
Promoções e ofertas de parcelamento para viagens nacionais e internacionais
Estrutura e equipamentos
É necessário um espaço mínimo de 15m² para receber 2 funcionários e armazenar materiais de divulgação, além de mesa, cadeira, computador e impressora.
A agência pode ser instalada em sala comercial com 1 banheiro, ter boa iluminação e decoração que inspire viagens. Na prática, seguem algumas ideias de equipamentos para o espaço.
Equipamentos:
Mesa com gaveta
Sofá para atendimento em espera
Computador
Impressora com scanner
Armários
Telefone
Cadeira
Calculadora
Mapa
Roteiros turísticos
Cartazes com anúncios de viagens
Software para automação. Útil para emissão de boletos e passagens e criação de roteiros. Os mais usados são Amadeus e Reserve.
Não há uma regra que exclua itens em uma agência, mas é necessário bom senso e conhecer bem o segmento de atuação para não deixar faltar nada na rotina de trabalho.
Setores do turismo
O setor de turismo é vasto, traz opções variadas de produtos e serviços no mercado. O empreendedor pode decidir trabalhar com um mix deles, mas é preciso focar para se tornar referência no segmento escolhido e atingir o público certo.
Uma agência de viagem pode atuar nos seguintes ramos:
Promoção de excursões, passeios, viagens e faturar através da venda comissionada ou intermediação de passagens individuais ou coletivas
Recepção e transferência de turistas
Operação de viagens e excursões individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários
Representação de empresas transportadoras, empresas de hospedagem outras prestadoras de serviços turísticos
Obtenção e legalização de documentos para viajantes
Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, esportivos, culturais e outros
Transporte turístico de superfície
Agenciamento de carga
Prestação de serviços para congressos, convenções, feiras e eventos similares
Operações de câmbio manual, de acordo com as instruções relacionadas ao assunto pelo Banco Central do Brasil
Organização de uma agência de viagens
A agência pode oferecer serviços de apoio ao turista antes e também durante uma viagem. Neste contexto, são 4 tipos de turismos que podem ser explorados:
Turismo de lazer
Turismo de eventos
Turismo de negócios
Turismo gastronômico
Equipe
Uma agência de pequeno porte atende com um agente de viagem e um gerente, função ocupada geralmente pelo dono. Seguem suas atribuições:
Agente de Viagens
Experiência técnica de agenciamento: comunicação, comercialização e venda de produtos da agência
Imprescindível ter domínio de línguas estrangeiras
Gerente
Domínio de línguas estrangeiras
Informar-se das tendências do mercado
Foco no planejamento e coordenação do negócio e de funcionários
Domínio em finanças
Conhecimento em tecnologia e sistemas para gerenciar a agência
Focado em atingir metas
Legalização: é preciso IATA para abrir agência de viagem?
Como abrir uma agência de viagens requer o mesmo processo legal de empresas de maior porte, o empresário deverá fazer a legalização com ajuda do seu contador, sabendo que será preciso toda a documentação exigida por órgãos do município e governo federal.
Portanto, após escolher um nome, patentear a marca no Instituto de Propriedade Industrial (INPI) é hora de colocar a empresa no mercado, a partir de um CNPJ.
Não tem como abrir uma agência de viagens sem obter o IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Os empreendedores devem se cadastrar na instituição e tornar-se um membro. Um dos benefícios ao associar-se ao IATA é obter certificação para a venda passagens em nome de companhias aéreas, entre outros serviços. Se essa for a ideia, entre no site do IATA para ver os pré-requisitos e custos da associação.
Segue o passo a passo de como abrir uma agência de viagens e turismo e se formalizar:
Solicitar CNPJ na Receita Federal
Solicitar Inscrição Estadual na Receita Federal
Solicitar o alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda da cidade onde a agência será instalada
Cadastrar a empresa no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS)
Custos
Os custos vão depender basicamente do porte da agência, quantidade de funcionários e das contas fixas a pagar. Para ter uma ideia, seguem alguns itens que farão parte da rotina de qualquer agência de viagem de turismo.
Salários e encargos
Tributos, impostos, contribuições e taxas
Aluguel, taxa de condomínio, segurança
Água, Luz, Telefone e acesso à internet
Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários
Recursos para manutenções da loja
Contabilidade
Propaganda e Publicidade da empresa
Despesas com vendas
Investimentos
Saber como abrir uma agência de viagens também envolve estar a par do valor desse investimento. Levando em consideração a lista de equipamentos (computador, armários, mesa, cadeira e outros itens descritos acima) e também o custo de capital, a quantia pode variar entre R$ 40 mil a R$ 50 mil.
Divulgação
Divulgação é a alma do negócio. De nada vale aprender como abrir uma agência de viagens e turismo sem que os serviços sejam conhecidos do público. Portanto, a ideia é reservar parte do investimento para publicidade para divulgação.
Há várias formas eficientes de divulgar uma agência de viagens de pequeno porte (até 10 funcionários), por exemplo:
Panfletos e flyers
Anúncios na internet (redes sociais e Google)
Uso de banners e cartazes em frente de loja
Patrocínio ou apoio a um evento, que permita visibilidade da sua marca e divulgação dos serviços.
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