Quer saber como abrir uma loja de lingerie? Pois então confira o post de hoje, que concentra as grandes dicas para quem está de olho nesse segmento que fatura mais de U$ 30 bilhões no mundo inteiro!
Como abrir uma loja de lingerie no Brasil
Não é apenas Brasil afora que o mercado de roupas íntimas está em expansão. Só dentro do Brasil existem mais de 3,5 mil confecções de norte a sul do País.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, lojas de lingerie correspondem a um faturamento anual de R$ 2,6 bilhões. Cifras suficientes para colocar novos empreendedores interessados em como abrir uma loja de lingerie, com certeza!
Isso sem mencionar o fato que o segmento cresce, em média, 10% ao ano — número maior que a média de crescimento do PIB brasileiro. Ou seja: o momento de aprender como abrir uma loja de lingerie é este!
A busca pela localização ideal
Como em todo negócio, a loja de lingerie também deve ser acomodada em uma região onde se concentre o seu público-alvo — ou, ao menos, fácil acesso para o consumidor.
Mas o empreendedor que quer saber como abrir uma loja de lingerie deve pensar no seguinte:
Loja de lingerie com venda no varejo: é recomendável a procura por pontos em ruas ou avenidas com grande tráfego de pessoas, e com ampla visualização da sua fachada. Shoppings e galerias também são bons pontos.
Loja de lingerie no atacado: aqui, embora a localização seja um diferencial, o empreendedor deve focar em áreas onde existam comércios que possam se interessar pelos seus produtos.
Vale ressaltar que, para lojas mistas (atacado e varejo), o foco da localização deve ser no seu público-alvo principal, adequando-se à demanda e procura de ambos os tipos de consumidor.
A exigência legal para montar uma loja
Como em todo comércio, uma loja de roupa íntima também deve seguir alguns procedimentos legais, como:
Registro da empresa na Junta Comercial.
Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ).
Registro na Secretaria Estadual de Fazenda.
Registro na Prefeitura do município de atuação, para o alvará de funcionamento ser emitido.
Enquadramento na Entidade Sindical Patronal.
Cadastro junto à Caixa Econômica Federal (no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”).
Registro junto ao Corpo de Bombeiros Militar.
Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.
Por fim, o empreendedor deve focar suas atenções no alvará de licença sanitária. Em âmbito federal, a licença é concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Licenças estaduais e municipais, por sua vez, são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.
A infraestrutura de uma loja de roupa íntima
Claro que cada loja de lingerie possui a sua particularidade, mas, dificilmente, a infraestrutura dela foge de um padrão específico.
A rigor, alguns espaços são fundamentais às lojas de roupas íntimas, como os dedicados à:
Exposição dos produtos.
Atendimento e vendas.
Estoque/depósito
Áreas financeira e administrativa.
Aqui, cabe uma dica ao abrir a sua loja de lingerie: privilegie o espaço de exposição dos produtos, bem como não se esqueça de garantir a entrada de luz natural ou de projetos luminotécnicos, valorizando tanto o ambiente quanto os seus produtos.
Lojas de roupas íntimas para mulheres, homens e crianças também podem ser divididas de maneira que cada público se dirija à área de sua preferência, facilitando o tráfego pela loja.
A área pessoal e os equipamentos necessários
Está em dúvida de quantos profissionais contratar, enquanto descobre como abrir uma loja de lingerie? Então vamos facilitar para você!
Tudo varia do tamanho do seu empreendimento, logicamente, mas foque suas atenções no fato de que você precisará de:
Vendedores.
Estoquistas.
Auxiliares administrativos.
Caixas.
Gerentes.
Calcule a quantidade de acordo com o espaço à disposição e o tempo médio de atendimento, para que nenhum vendedor fique muito tempo ocioso, e que nenhum cliente tenha o seu atendimento prolongado em esperas.
Sobre a parte de equipamentos, privilegie o investimento em araras, espelhos, provadores, estantes, prateleiras e manequins.
Na parte tecnológica, móveis característicos de escritórios, como mesas, cadeiras, arquivos, computadores e acesso a uma linha telefônica e à internet.
Confira também: 5 Dicas e muitas ideias de sacolas para lojas personalizadas
Aprendendo como abrir uma loja de lingerie: não esqueça do nome!
Essas são as etapas principais para quem deseja saber como abrir uma loja de lingerie!
Agora, é a sua vez. Sente-se com os seus parceiros e comece a tracejar as estratégias para o que virá a ser o seu próprio negócio!
Por falar nisso, você já criou o nome para sua loja de lingerie?
Dê uma olhada nesta opções de nomes criadas pata loja de lingerie pelo redatores da We Do Logos. Este projeto era para uma loja de nicho, focada em tamanhos maiores. No total foram enviadas nada menos que 63 sugestões de nomes por 18 de nossos redatores. Veja alguns desses nomes e seus slogans:
Donna Gê – tamanhos especiais para mulheres especiais
Tamanho G – lingerie e moda prais para as grandes mulheres
Sensual G – intimidade para todas
Lindonna – nós amamos como você é
Bonitonna – em casa e na praia!
Dasgê – linda como você!
Confira aqui mais nomes enviados para esta loja de lingerie.
Precisa pensar no nome para sua loja de lingerie? Então comece agora mesmo seu projeto clicando neste link: criar nome para minha loja de lingerie.
Veja também: Dicas de nomes para lojas de roupas femininas