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Como abrir uma loja de roupas femininas e se destacar no mercado de moda

Setor que mais apresenta alta nos negócios de moda, a venda de roupas para mulheres pode ser uma oportunidade de ouro para novos empreendedores. E se você tem talento para o ramo, deve estar pensando em como abrir uma loja de roupas femininas e obter sucesso.

Segundo o Sebrae, conhecer bem o ramo e fazer um planejamento de negócio é o ponta-pé inicial para que o empreendimento dê certo e fuja das estatísticas de falência em menos de um ano após sua abertura.



Os motivos certos para abrir loja de roupas femininas

Faz toda a diferença para o sucesso do negócio que os empreendedores interessados em como abrir uma loja de roupas femininas gostem realmente do setor, se envolvam no projeto e mergulhem no ramo de moda.

Focar somente no dinheiro, no quanto de lucro um empreendimento trará, é a motivação errada para abrir um negócio e pode colocar tudo a perder. É imprescindível entender que o crescimento representa a conseqüência natural de uma gestão empresarial bem-sucedida.

Gosta do setor de moda e quer aprender como abrir uma loja de roupas femininas? Veja 5 dicas abaixo. Elas incluem orientações sobre maquinários, estrutura, recursos humanos e até a regulamentação junto aos órgãos responsáveis.

Dicas para abrir uma loja de roupas femininas

1- Selecione produtos

Fase importante do negócio, selecionar produtos de moda é a parte imprescindível antes de abrir as portas e colocar a loja no mercado. Quem costuma realizar essa tarefa é a própria dona ou dono do empreendimento.

É necessário pensar no público-alvo e não no gosto pessoal para escolher as peças que serão vendidas na loja. Tipos e estilos de roupas, estampas, tecidos, caimentos, tamanhos entre outros critérios devem ser considerados nesta etapa.

Vale lembrar que no ramo de moda a comercialização de roupas está associada a fatores como estações do ano, clima, tendências, entre outras motivações que são poderosos estímulos de vendas. O empreendedor deve estar atento ao setor.

2- Equipamentos e estrutura

Uma loja física precisa oferecer condições viáveis de trabalho para funcionários, clientes e também para a operação do escritório, que inclui tarefas como receber mercadorias, fazer e receber pagamentos.

A lista básica de maquinários inclui:

  1. Vitrine para exposição dos produtos;

  2. Mínimo de 2 Manequins;

  3. Cabides;

  4. Araras;

  5. Prateleiras;

  6. Balcão de atendimento;

  7. Armários para embalagens e estoques diversos

  8. Puffs;

  9. Computador;

  10. Software de gestão;

  11. Ar condicionado.

Já a estrutura deve contar com espaço físico de no mínimo 20m² e 1 banheiro. São necessários 1 vendedor, 1 caixa de loja e 1 estoquista, responsável por receber estoques, organizar roupas encontrar e armazenar peças.

É importante pensar em uma decoração que favoreça os produtos vendidos e na criação de uma ambiente harmônico que vá agradar os clientes, gerando  um clima propício para a permanência dos consumidores na loja.

3- Custos

Dependendo do porte da empresa, será necessário capital mínimo de R$ 6 mil reais para suprir custos fixos mensais, como contas a pagar (aluguel, luz, telefone, internet, funcionários, estoque) e valores voláteis (como consertos de peças e maquinários).

O valor citado não inclui o capital de giro, que considera o montante necessário para a operação da loja enquanto o empreendimento não gera lucro. Segundo o Sebrae, o capital de giro deve corresponder a 6 meses do funcionamento da loja, considerando todos os seus gastos.

Os preços de cada item dos maquinários variam entre cidades. Por isso, fazer uma pesquisa em sua cidade é importante para descobrir custos mais próximos da realidade de sua região.

Segue a lista para ter uma ideia dos custos fixos que é preciso arcar e sem os quais não tem como abrir uma loja de roupas femininas:

  1. Salários e encargos;

  2. Tributos, impostos, taxas;

  3. Aluguel;

  4. Água, luz, telefone e internet;

  5. Material de limpeza;

  6. Contador (não é necessário para MEI);

  7. Publicidade/Divulgação;

  8. Embalagens.

4- Regulamentação

Abrir uma loja de roupas femininas está incluído nas atividades de um Microempreendedor Individual (MEI), o processo de regulamentação é simplificado. Não é necessário contador, por exemplo, e os tributos são pagos em uma taxa única pelo Simples Nacional.

Na categoria MEI, entretanto, o teto de faturamento anual permitido é de R$ 81 mil, não podendo ultrapassar, R$ 6.750 mensais. Ou seja, o faturamento do MEI será mais restrito, sendo indicado para iniciantes no setor.

Caso o faturamento aumente, é possível, entretanto, migrar de MEI para outra categoria como ME (Microempresário), a fim de faturar valores mais altos.

Siga o passo a passo para requerer o cadastro de pessoa jurídica da empresa:

  1. CNPJ requerido no site da Receita Federal;

  2. Alvará requerido na Secretaria de Fazenda do Município;

  3. Cadastro no INSS (caso for contratar funcionários);

  4. Registro da marca feito no Instituto de Propriedade Industrial (INPI).


5- Como atrair clientes

Sabemos que uma loja de roupas funciona em horário comercial, algumas até aos sábados e domingos, como é o caso de lojas instaladas em shopping centers. Mas a resposta sobre como abrir uma loja de roupas femininas vai além de ter as portas abertas de um estabelecimento.

É preciso manter os clientes, vendendo mais, e conquistar novos consumidores. Esse processo é diário, exige estratégias mais sólidas para fazer a empresa crescer.

Primeiramente, deve ser feita uma divulgação com folhetos e panfletos para tornar a loja conhecida e atrair o público-alvo e adotar práticas de marketing já conhecidas do mercado. Elas são responsáveis por garantir o sucesso do estabelecimento.

  1. Fazer boa divulgação nos arredores da loja;

  2. Oferecer atendimento cordial, simpático e interessado;

  3. Atender o cliente com pré-venda e pós-venda satisfatório;

  4. Oferecer boa estrutura de loja (com ar condicionado, loja limpa e agradável);

  5. Trazer preço competitivo.

Aprendeu como abrir uma loja de roupas femininas? Paixão, boa gerência, capacidade para escolher bem os produtos e conhecer bem o público-alvo são segredos extras para obter o sucesso! Boa sorte e bons negócios!


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