Muitas vezes, os empreendedores se veem em um beco sem saída que os separa de seus objetivos em desenvolver a sua empresa.
E, aí, entram em uma espiral de tentativas frustradas para apontar e encontrar culpados quando, na verdade, o problema pode estar na condução do próprio negócio.
Isso porque muitos não se planejam adequadamente, apontando metas e objetivos irreais, mesmo quando sequer foi feito um planejamento sobre como atingir metas de vendas.
Consequentemente, os resultados tardam ou nunca aparecem. Por isso, que tal analisar, conosco, 4 dicas para você aprender como atingir metas de vendas?
Como atingir metas de vendas
Além de ter uma boa noção de como andam seus negócios sempre, para definir metas de vendas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e atingíveis, estar a frente de tudo e saber motivar a equipe é fundamental.
Veja como fazer isso de forma ágil e prática.
1- Planeje metas atingíveis
Quer saber de algo extremamente desmotivador para a sua força de vendas? Deparar-se com metas inatingíveis ou que não condizem com a realidade do seu negócio.
Pense, agora, e perceba que você se sentiria da mesma maneira caso estivesse no lugar dos seus vendedores. Qual é o propósito de se esforçar quando não há perspectiva alguma em alcançar as metas de vendas propostas?
O primeiro passo, portanto, é fazer uma avaliação do mercado, da concorrência e dos resultados que a sua empresa tem acumulado nos últimos meses. Estude estes dados e trace projeções realistas.
Dessa maneira, fica fácil colocar na ponta do lápis objetivos palpáveis que vão se converter, gradativamente, em resultados. Ainda mais porque a sua equipe também vai passar a comprar a ideia e contribuir com mais afinco e motivação para ultrapassar os próprios resultados, ao verem que isso realmente é possível.
Veja também: Espantando a crise: 6 ideias para aumentar as vendas
2- Seja o epicentro da mudança
Você, como líder, deve ser o reflexo motivacional de sua equipe. Portanto, com as metas atingíveis estabelecidas, reúna-se com todos e apresente os caminhos estratégicos para chegar aos resultados projetados.
Não apenas isso: assuma a dianteira e direcione cada um de sua equipe ao melhor caminho. Quando você os estimula, eles correm atrás dos mesmos objetivos e resultados que você.
Do contrário, nenhum vendedor vai acompanhar você ao longo dessa trajetória para atingir metas de vendas. Por isso, deixe bem claro:
O que os seus vendedores precisam fazer
Quais qualidades, habilidades e competências eles devem desenvolver
Quais atitudes e Ações eles podem abandonar ou desenvolver melhor
O líder é centro de toda mudança em uma empresa e deve ser o exemplo. Assuma esse papel e perceba como atingir metas de vendas passa, primeiramente, pela sua crença pessoal e dedicação ao projeto.
3- Planeje, identifique e priorize
No início deste artigo, encenamos um cenário em que as metas são rascunhadas sem cuidado e as ações para atingi-las são fruto do desespero e do despreparo.
Evitar essa situação, entretanto, é muito simples. Para isso, basta analisar, primeiramente, quais são os objetivos que você busca para o seu negócio.
Assim que definidos, esclareça-os para a sua equipe. Aproveite e faça uso da Metodologia do Quando e Como —que é a projeção daquilo que você quer e quando você quer — para colocar o plano em prática.
Isto é, não basta dizer o que, é preciso explicar quando e como, por exemplo:
O que: aumentar as vendas em 10 %
Quando: durante as férias escolares
Como: promoção de descontos progressivos e palestras de treinamento aos vendedores
Em seguida, avalie com a sua equipe quais são as prioridades para descobrir como atingir as metas de vendas estipuladas, apontando os desafios e oportunidades nesse processo.
Por fim, coloque tudo no papel e desafie as suas próprias ideias. Procure desacreditá-las e, a cada gargalo no processo produtivo encontrado, crie um plano de ação para erradicá-lo.
Isso ajuda a colocar as suas metas em um plano mais seguro em que quando, como e o que fazer ficam evidentes para todos!
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4- Incentive e promova o comprometimento coletivo
Você já deve ter percebido que aprender como atingir metas de vendas não é um processo solitário e, tampouco, impensado.
Por isso, se a mudança começa com você, ela se estende posteriormente para os grandes instrumentos necessários para atingir metas de vendas: os vendedores.
É importante, então, mostrar o quanto eles são fundamentais nesse processo. O comprometimento é o combustível dessa jornada, sendo importante manter cada membro focado e com os mesmos objetivos em mente.
Vale, ainda, trabalhar o seu papel como líder e ser participativo em todas as etapas do processo. Isso significa o desenvolvimento de um processo de avaliação e monitoramento da campanha.
Com isso, vocês todos sabem o que tem sido feito, o que pode ser melhorado e quais foram os acertos. Sem falar que o feedback para os colaboradores é fundamental para que eles também se aperfeiçoem e você tenha, a cada mês, profissionais cada vez mais empenhados!
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