Como criar slogans criativos pode parecer um desafio para alguns empresários. Mas a verdade é que o empreendedor que conhece bem seu negócio já está com meio caminho andado. O segredo aqui é não se meter a fazer um trabalho que esteja além de suas habilidades.
Não que você não seja capaz de saber como criar um slogan criativo, pode até conseguir. Mas existem profissionais especializados nesse trabalho que podem ajudar sua empresa a conseguir os melhores resultados, com agilidade e mais assertividade.
E em tempos de crise, acertar na primeira vez é muito importante. Não desperdice tempo, esforços e recursos se você pode conseguir auxílio profissional de qualidade para executar uma tarefa tão importante como criar slogans criativos. Já pensou se depois de algumas semanas você percebe que não está funcionando? Aí terá que mudar tudo, muitas vezes depois de já ter impresso materiais, enviado e-mails marketing, atualizado seu site e outras providências que custaram um certo investimento.
Já sei o que você está pensando: Mas quanto custa esse serviço? Como criar um slogan criativo com o auxílio de um bom profissional sem pagar um preço excessivo?
Temos a resposta para essa pergunta e mais: além de te mostrar como criar slogans criativos com um custo extremamente acessível usando sites de concorrência criativa, vamos dar dicas sobre as funções e o que você deve ter em mente ao criar slogans.
Aprender como criar slogans criativos pode impulsionar incrivelmente o seu negócio!
Veja o que o Blog Mundo do Marketing comentou sobre este assunto: Decolar.com e Hotel Urbano adotam mesmo slogan
Saiba mais sobre como criar slogans criativos
Entenda melhor o que é exatamente um slogan, quais suas funções e características.
1- O que é slogan?
Slogan é uma frase curta, normalmente usada logo depois do nome da marca, para esclarecer melhor ao consumidor o posicionamento de um produto, serviço ou marca. Isto é: esclarecer ao consumidor o que ele está adquirindo ao comprar aquela oferta e quais benefícios serão entregues.
Curiosidade: Alguns afirmam que o termo slogan vem da palavra do idioma gaélico “sluagh-ghairm”, significando “grito de guerra”. Passou a ser usado pelos vendedores de rua até chegar ao marketing moderno.
Veja alguns exemplos de slogans:
Doril
Tomou Doril, a dor sumiu.
Fica claro para o público que se trata de um analgésico. Perceba que Doril também pode ser usado para baixar a febre, mas não foi este o foco do slogan, que sempre deve ser único, evitando-se mais de um benefício no mesmo slogan. Além disso, a linguagem popular do slogan já indica “implicitamente” que se trata de um remédio de custo acessível e que não necessita de receita para ser comprado.
Tylenol
Cuidando de você e de sua família.
Neste caso o slogan é muito mais amplo, sem perder o foco: cuidar da família. É mais emocional, remete aos cuidados com o bebê, que tem produtos Tylenol específicos (em gotas), com os adolescentes, que se machucam nos esportes, com o marido que está estressado e tem dor de cabeça ou dor muscular depois do futebol e muitos outros pontos de contato com a família, com produtos desenvolvidos especialmente para todas as idades.
Está vendo quanta coisa pode ser conseguida ao se fazer corretamente algo tão importante como criar um slogan criativo?
Aposte nas mais diferentes ideias na hora de criar slogans criativos!
2- Funções do slogan
Se você está querendo saber como criar um slogan criativo é porque seu negócio já tem um nome. Possivelmente um logotipo também. Se não tiver o logotipo, pode ser até melhor, facilitando a tarefa de incorporar o slogan de forma mais harmônica com o nome de sua marca no logotipo.
Portanto, a criar o slogan, tenha em mente suas funções:
Resumir um benefício de sua oferta:
De uma forma criativa, fácil de entender e de memorizar.
Criar identificação e encantar o consumidor com a frase:
Muitas vezes parte do público adora um slogan, repete por aí, mas não compra o produto. E isso não é necessariamente um problema. Um exemplo disso é o famoso slogan da Caninha 51: – Uma boa ideia! Era uma frase comum na boca de todo mundo (mesmo de quem não consumia o produto) ajudando a divulgar a marca e torná-la mais conhecida e procurada nos pontos de venda.
Chamar atenção:
Um slogan deve levar o público a querer saber mais sobre o produto ou sobre o anúncio que se segue a ele.
3- Como criar slogans criativos – características
Fácil de entender:
Slogans complicados, com palavras difíceis de pronunciar ou que não fazem parte do vocabulário do seu público não funcionarão de forma adequada.
Fácil de lembrar:
Um recurso muito usado para isso são as rimas, como no caso do Doríl. Outro é incorporar palavras com sentido duplo (sempre positivo) que traduzem benefícios do produto, como o famoso: Nescau: energia que dá gosto. Neste caso, “dá gosto” é uma expressão popular que quer dizer algo como “dá um sentimento de bem-estar de tão bom que é”. Ao mesmo tempo, se passa a mensagem sobre o sabor agradável do achocolatado, que dá gosto ao leite.
Curto:
Entre 3 e 6 palavras costuma ser a média para um slogan não ficar longo demais.
Enfático e direto:
Ir direto ao ponto, sem criar dúvidas ou condicionais.
Ser simpático
Percebeu como os slogans mais lembrados sempre parecem positivos e alegres, sem ser arrogantes? A Coca-cola é mestre nisso, criando um slogan novo quase que anualmente, mas sempre simpáticos, como estes: Coca-cola é isso aí, Coca-cola dá mais vida, Emoção pra valer, Gostoso é viver e Abra a felicidade.
Ter ritmo:
Bons slogans tem um ritmo quase musical ao pronunciarmos a frase. É por isso que alguns slogans, quando traduzidos, perdem a força e acabam sendo usados no mundo todo em seu idioma original. É o caso de um slogan da Nike que marcou época: Just do it. Imagine se esse slogan fosse usado assim em português: apenas faça isso… não, não ia rolar…
Slogans também são um patrimônio de sua empresa e podem ser plagiados, sabia? Veja como se proteger neste post: Como registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio
Como criar slogans criativos através de sites de concorrência
Estes sites conectam profissionais freelancers de comunicação com empresários que precisam de nomes para empresa, slogans, logotipos, folders, email marketings e muitos outros materiais de comunicação.
Como são milhares de profissionais que recebem seu pedido, a quantidade de sugestões enviadas é enorme, trazendo muita criatividade.
O We Do Logos é o site pioneiro no Brasil em concorrência criativa e atualmente é o maior da América Latina, com mais de 85 mil designers cadastrados.
Ao cadastrar seu pedido de slogan no site você já define um preço (obedecendo critérios mínimos). Em 24 horas já estará recebendo dezenas de sugestões para avaliar, pedir alterações, ajustes e escolher aquela que considerar a melhor.
Em pouco tempo você terá um excelente slogan em suas mãos por um preço bastante acessível, que você poderá pagar em 10 vezes no cartão. E mais: se não gostar de nenhuma opção enviada, pode pedir seu dinheiro de volta!