Identidade visual: entenda o que é, importância e como criar

identidade visual

Sabe quando você está assistindo alguma coisa e vem uma sensação do tipo: “Nossa, isso parece ser propaganda de tal marca”, e logo em seguida surge a logo do produto na tela e era exatamente o que você pensou. Isso é basicamente a identidade visual agindo na sua forma mais eficiente.

É inevitável ver algo nas cores vermelha e amarela e de cara não associar com Mc Donalds, isso porque, a identidade da marca vem sendo trabalhada a tantos anos que está no imaginário popular.

Mas calma, não é preciso ser um desses gigantes do comércio para construir uma identidade visual, basta ter um design único e saber aplicá-lo a cada tipo de mídia.

Então, venha entender um pouco mais do que é e principalmente como construir uma identidade visual marcante para o seu negócio.

Boa leitura.

O que é identidade visual?

O conceito básico de identidade visual é a construção de conjuntos gráficos que definem a sua marca e a distingue das demais, e isso vai muito além das logos e cores utilizadas.

A forma como você apresenta os valores e a personalidade do seu negócio, faz parte de uma boa identidade visual, por isso, antes mesmo de buscar quais elementos vão compor a sua marca, é importante entender como você deseja ser percebido.

Se você quer que sua empresa passe uma imagem alegre e divertida, será uma abordagem, ou, se quer passar a imagem mais séria e organizada, o visual terá que ser condizente a isso.

Dessa forma, todas as peças gráficas, desde a logo até o website da sua empresa, deverão ser pensados para expor esse tipo de imagem que seu negócio quer demonstrar.

Para que serve a identidade visual?

O primeiro passo é ser essa materialização da personalidade da sua empresa, e aos poucos, a identidade visual começa a se tornar um elemento que distingue sua marca dos concorrentes, fixando elementos na cabeça do consumidor.

É como as três listras na lateral de uma calça, que só de bater o olho já sabemos que se trata de uma roupa da Adidas, pois isso foi sendo construído no imaginário popular.

Além dos elementos terem que ser bem reconhecíveis, a repetição e constância é o que ajuda a colocar a sua marca na mente dos consumidores, portanto construir a identidade visual leva tempo, mas se começar direito, as coisas serão mais fáceis.

E o melhor começo é sem dúvidas um logo impactante, que já traga consigo toda a personalidade do seu negócio, então é fundamental ter a marca ideal para sua empresa.

Em busca da logo perfeita para sua empresa? A We do Logos pode te ajudar!

Qual a importância de uma identidade visual?

Imagine que sua marca tem um estilo próprio de design que é replicado em todas as mídias, sempre adaptando para funcionar direito em cada uma delas.

Assim, uma pessoa que ver rapidamente uma propaganda sua em um outdoor, por exemplo, eventualmente vai ser impactado por uma outra peça gráfica sua numa rede social, e terá aquela sensação de já ter visto aquilo em algum lugar.

Esse tipo de acontecimento cria automaticamente uma relação de familiaridade na mente desse consumidor em potencial, e na maioria das vezes ele ainda nem viu a sua logo ou seu produto, mas o impacto visual já chamou a atenção dele.

Hoje em dia, por conta das redes sociais, estamos sendo bombardeados por marcas a todo instante, então é cada vez mais difícil ser memorável na mente dos consumidores.

Justamente por isso que está cada vez mais necessário construir uma boa identidade visual, que te separe da concorrência de forma criativa e eficiente.

identidade visual material

Quais as diferenças entre identidade visual, marca e branding?

A grosso modo, podemos dizer que a marca e o branding são ferramentas utilizadas na construção de uma identidade visual, porém, na prática, devemos considerar outras coisas para diferenciar cada uma delas.

Via de regra, tudo vai partir da marca, e então, a construção do entorno é que vai levar a formação de uma identidade visual reconhecível.

Portanto, vamos entender cada um desses conceitos antes de seguirmos.

Identidade visual

Como já falamos, a identidade visual é o conjunto dos elementos gráficos e visuais que se associam a uma marca, e partem diretamente da filosofia e personalidade da empresa.

Por isso que antes mesmo de pensar em marca, branding ou identidade visual, o objetivo da sua empresa tem que estar muito claro, e seus valores bem estabelecidos para que esses elementos venham a complementar o perfil.

Marca

É comum quando falamos de marca, nós associarmos diretamente a logo, mas na verdade não é exatamente assim.

A logo é a representação visual de uma marca, porém, o valor está mais atrelado aos sentimentos que a empresa desperta no público.

Por exemplo, na história de fundação do Mc Donalds, contada no filme “Fome de Poder”, deixa claro que no fim das contas, a marca que dá nome a empresa, que no caso é o sobrenome dos criadores, era muito mais valiosa que os arcos amarelos que formam o “M”.

Isso mostra que independente da logo ou das cores, a marca já estava muito bem estabelecida, por todo o conceito que estava envolvido.

Inclusive, as logos costumam ser alteradas ao longo dos anos, pois os valores e personalidades das empresas vão mudando de acordo com o tempo, pois a visão de mundo vai se expandindo, no entanto, a marca sempre permanece a mesma.

identidade visual material gráfico

Branding

Por fim chegamos ao branding, que é um conceito amplo, mas que podemos resumir em uma técnica para reforçar a marca.

Por exemplo, uma propaganda que fala o quanto seu produto é bom e pode resolver determinado problema, é algo que busca um resultado, que no caso é fazer o consumidor se interessar e comprar.

No entanto, se a propaganda visa falar de algo relacionado aos valores da sua empresa, como alguma ação beneficente, ou algo que ajude a preservação do meio ambiente, isso tem como foco reforçar a imagem da sua marca, e no caso, é o que chamamos de branding.

Portanto, dentro da ideia de construir uma identidade visual que transmita os valores do seu negócio, a estratégia de branding é uma das maneiras mais eficientes de fazer isso.

Quais os benefícios de uma identidade visual?

Ser reconhecido em várias mídias com uma única olhada sem dúvidas é o resultado da construção de uma boa identidade visual, mas não é só isso que ela pode agregar a sua empresa.

Fazendo de uma forma profissional, essa identidade pode transmitir outros atributos do seu negócio que serão fundamentais para destacar sua marca num mercado tão competitivo que temos hoje em dia.

Confira os benefícios de uma identidade visual bem feita:

Credibilidade a marca e identificação

Essa coesão visual e transmissão dos valores da marca, além de ser um fator que fixa o conceito da sua empresa na mente dos consumidores, também passa muita credibilidade.

Ver que uma empresa é coerente com sua comunicação visual, passa a sensação de organização, e se internamente é organizado assim, é um bom sinal de que o produto ou serviço também será eficiente.

Por isso que quando falamos dessa construção de marca e de identidade visual, temos que pensar em todas as áreas da sua empresa, para que estejam alinhadas e voltadas para o mesmo objetivo.

Mais profissionalismo

Uma empresa que se preocupa em ter coerência visual, automaticamente é percebida como uma estrutura bem mais profissional.

Uma logo bem pensada, que cores que demonstram a personalidade da empresa e uma comunicação impactante, de cara mostram que a empresa é comprometida com a qualidade.

Isso, na mente dos consumidores, será interpretado como um bom sinal, pois se olham algo que parece mal feito, ou no mínimo não tem conexão com outros materiais que ele já viu, isso demonstra a falta de compromisso.

Então, não basta ser profissional, tem que demonstrar isso, e nada melhor que fazer de forma visual e altamente reconhecível pelo cliente em potencial.

O que não pode faltar na identidade visual?

A primeira coisa que a identidade visual da sua empresa precisa ter é uma referência clara a sua marca, ou seja, a sua logo. 

Nos exemplos mais a frente veremos isso funcionando na prática, mas é importante que a identidade visual se conecte com a personalidade da comunicação.

Se sua empresa é moderna e divertida, os elementos têm que mostrar isso para que na primeira olhada os consumidores possam identificar.

Com isso em mente, entenda que uma identidade visual impacta e deixa marcas na mente dos clientes.

identidade visual briefing

Como criar uma identidade visual de uma empresa em 4 passos

1. Comece pelo briefing

Bastante usado no mundo da publicidade e do design, o briefing é a peça-chave de qualquer projeto. Na verdade, ele é até mais do que isso e pode ser o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de qualquer criação.

Que fique bem claro: não há como criar uma identidade visual de uma empresa sem um bom briefing!

Como uma espécie de entrevista, o briefing é um documento usado para levantar pontos importantes para a produção de alguma coisa, seja um site, uma campanha ou, no caso que estamos abordando agora, uma identidade visual.

Sem deixar passar nenhuma característica importante para empresa, as respostas obtidas por meio deste documento devem deixar claro a forma como a marca se posiciona, como ela quer se posicionar e ser vista.

Essas respostas ajudam — e muito! — o processo de criação:

  • Por que a empresa precisa de uma identidade visual?
  • Como você descreveria os seus produtos/serviços?
  • Quais são os seus principais concorrentes?
  • Como a empresa se difere dos concorrentes?
  • Qual a faixa etária do seu público-alvo?

Além disso, um bom briefing também aborda questões relacionadas à produção daquela identidade visual, como:

  • A empresa tem alguma cor que deve ser usada ou que precise ser evitada?
  • Quais são as palavras que podem ser usadas para definir a empresa?
  • Qual o prazo e o orçamento disponíveis?

Depois de ler tudo isso, fica ainda mais claro como criar uma identidade visual de uma empresa sem fazer um bom briefing seria impossível.  Mas viu como são perguntas fáceis? 

Agora com as respostas em mãos fica ainda menos complicado seguir para a próxima etapa.

identidade visual braistorming

2. Faça um brainstorm

Apesar de ser um termo bastante associado ao mundo da publicidade, o brainstorm é algo que todo mundo já fez algum dia sem saber o que estava fazendo e que é de suma importância para qualquer projeto.

Do inglês “tempestade de ideias”, o brainstorm é, assim como o nome sugere, um momento em que são coletadas diversas ideias (das mais sofisticadas até as mais esdrúxulas), de diversas pessoas para solucionar um problema.

Pense em quando você se juntou com seus amigos tarde da noite para decidir qual seria o próximo bar, ou quando se reuniu com a família para resolver qual seria a nova cor da sala (ou qual marca de TV comprar). Isso foi, de certa maneira, um brainstorm.

No caso de projetos como a criação de uma identidade visual de uma empresa, a técnica é bastante importante para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que, de acordo com o que foi levantado até então, reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.

No entanto, como essa fase é composta por várias possibilidades, é importante ser efetivo na hora do brainstorm e, para isso, existem algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

3. Defina fonte, cor e estilo

Com tudo em mãos, é a hora de dar uma cara para aquilo que foi rabiscado até agora. E encontrar as melhores formas de fazer isso não é uma tarefa fácil, por isso, é sempre importante deixar esse trabalho na mão de um profissional experiente, afinal, é a sua empresa que está em jogo aqui.

Porém, isso não quer dizer que você precisa confiar cegamente no trabalho da equipe.

Você precisa entender um pouco do que deve ser feito para conseguir julgar melhor as escolhas e o desenvolvimento do projeto, por isso, listamos alguns pontos que você pode observar quanto à fonte, cor e estilo da sua identidade visual.

identidade visual font

Fonte

Fontes serifadas, compostas por traços e extensões no final das letras, passam uma mensagem de sofisticação e tradicionalismo, por isso, se o seu segmento for mais jovem e moderno, talvez não seja uma boa ideia usar alguma dessas.

Por outro lado, as fontes sem serifa demonstram clareza, trazendo um conceito com mais respiro e não combinam muito com modelos de negócios mais sóbrios.

Outro ponto importante a ser levado em conta é se a sua identidade será vista mais vezes na web ou em lugares físicos.

Caso a sua marca e sua papelaria tenham maior uso em lojas e pontos comerciais físicos, fontes serifadas costumam dar uma melhor leitura do que aquelas não serifadas, mais indicadas para o ambiente online.

identidade visual cor

Cor

Criar uma boa paleta de cores para a sua identidade visual é um dos trabalhos mais importantes e com maior representatividade comercial para a sua empresa.

Capazes de criar sensações e despertar sentimentos, as cores são bastante poderosas e, por isso, devem ser estudadas antes de serem aplicadas.

Cada uma delas representa algo diferente dependendo do lugar e até da época do ano.

Apesar disso, existe uma base de significados mais simples que pode ser levada em consideração na hora de pensar na melhor cor para a sua marca. Confira.

Vermelho: paixão, perigo, energia.

Amarelo: luz, calor, otimismo.

Laranja: alegria, sucesso, vitalidade.

Verde: saúde, liberdade, esperança.

Cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade

Preto: elegância, formalidade, força.

Saiba mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Forma

Assim como as cores, as formas também têm seus significados distintos e devem ser explorados de acordo com os conceitos daquela marca.

E por serem mais do que apenas linhas, é muito importante que elas conversem corretamente com os valores e a visão da sua empresa.

Saiba de antemão os simbolismos de algumas formas:

Quadrados: racionalidade, impessoalidade, neutralidade e objetividade.

Círculo: absoluto, infinito, ilimitado, atemporal e inteireza

Triângulo: crescimento, divindade, harmonia e proporção.

Além dessas definições, existem outras para os efeitos aplicados às formas geométricas, como, por exemplo, a inclinação, que pode passar a ideia de agilidade ou movimento — é bastante usada em marcas relacionadas a transporte ou esportes.

4. Reúna as informações e contrate um profissional ou terceirize a criação

Se você já tem em mente o que deseja para expor os valores e filosofia da sua empresa, é hora de passar essas informações para quem entende do assunto e vai saber transformar essas ideias em uma verdadeira obra de arte em forma de logo que será o pilar base da sua identidade visual.

Vale a pena ter um profissional para fazer a criação, ou melhor, uma empresa, que de preferência tenha no seu portfólio segmentos variados e cases de sucesso para que você tenha certeza que a construção da sua marca estará em boas mãos.

Foi se o tempo que bastava o nome da sua empresa feito em WordArt para competir no mercado, hoje em dia o impacto visual é determinante para a escolha dos consumidores, então, ter um logo profissional é dar o primeiro passo para destacar sua empresa nas mídias.

O que é identidade visual nas redes sociais?

O mundo digital é revolucionário e frenético, e sua empresa já não pode ficar de fora disso de maneira alguma, ao mesmo tempo que não dá para entrar de qualquer jeito.

Os posts, a capa, a imagem de perfil, a linguagem utilizada, são tudo formas de reforçar a identidade visual da sua marca nas redes sociais, com algumas características que podem ainda oferecer mais diversidade.

Os seus posts precisam ter uma coesão visual com a marca e com os materiais impressos, como cartões de visita e papel timbrado, e além disso, os vídeos postados em stories, são uma forma moderna e atual de ampliar o alcance, então o padrão visual precisa ser mantido.

Também é fundamental considerar que cada rede social tem um público diferente, e apesar de ser mais prático replicar o mesmo post em todas as redes, pode ser mais eficiente ter uma estratégia adequada para cada plataforma.

Como aplicar a Identidade Visual de sua empresa?

Depois que sua marca estiver bem definida e a identidade visual refletir bem tudo que você queira comunicar, é hora de começar a expor as peças de artes para o seu público,

O que falamos das redes sociais, vale para outros meios de comunicação também, pois quando você entende quem é a persona do seu negócio, a sua comunicação é muito mais assertiva e em cada local pode expor uma peça diferente que terá mais impacto naquele público alvo.

Isso também nos leva a outro ponto que é são os formatos, pois cada um deles pode oferecer características especiais, pois por exemplo, as redes sociais permitem vídeos, então, criar peças com a identidade visual animada para vídeos, pode ser uma maneira eficiente de conquistar a atenção dos consumidores.

Exemplos de identidade visual

Muita gente ainda hoje confunde identidade visual com o logotipo, e como já ficou claro, o conceito vai muito além disso.

Na verdade, a identidade visual serve justamente para que o consumidor reconheça a sua marca antes mesmo de ver a logo, como por exemplo num outdoor a distância.

Elementos gráficos, cores bem definidas e uma fonte clara, podem mostrar que se trata do seu produto ou serviço bem antes do logo dar as caras.

Para exemplificar, separamos três exemplos de identidade visual de marcas famosas que passaram por redesigns recentes e estão sensacionais:

animal planet identidade visual
(Fonte: Behance)

Após anos com a mesma marca, o Animal Planet resolveu repaginar seu logo com aquela fonte verde clássica, e partiu para algo mais moderno, com uma simbologia que funciona bem para TV mas também tem o impacto para as redes sociais.

O símbolo com curvas bem arredondadas compondo um elefante, deixou a marca bem mais divertida com um pegada jovem, que vai de encontro a ideia de renovar a audiência do canal.

apple identidade visual
(Fonte: Behance)

A Apple dispensa comentários com relação ao seu design, afinal até os seus produtos físicos seguem uma linha de identidade visual de vanguarda que mesmo sem ver a maçãzinha você já sabe que está vendo um produto Apple.

O minimalismo é a tônica principal da identidade visual da Apple, ao mesmo tempo que utilizam imagens impactantes que compõem um design matador.

ultragaz comunicação visual
(Fonte: Behance)

Finalizando com um exemplo brasileiro que a gente convive no dia a dia que é a modernização da marca Ultragaz.

O logo anterior era com uma fonte bem quadrada, toda em caixa alta com um azul extremamente saturado, o que com o tempo ficou ultrapassada.

A repaginação colocou a fonte em caixa baixa e desenvolveu elementos que vão funcionar muito melhor no ambiente digital, inclusive com a adição de um personagem em 3D para ser a cara das campanhas.

O uso de curvas também oferece muito mais movimento e faz com que a marca se conecte a um público mais jovem, que provavelmente está saindo de casa e vai precisar utilizar gás para cozinhar.

Quanto custa a criação de uma identidade visual?

Qualidade leva tempo ou custa caro, ou os dois, então é difícil cravar um valor para a criação de uma identidade visual.

Designers iniciantes podem trabalhar com preços mais baixos, porém a entrega pode não ser de tão alto nível.

Já um trabalho realmente único e impactante como vimos nos exemplos acima, pode acreditar que tiveram um alto custo, porém essa marca vai perdurar por anos e trazer muito retorno e reconhecimento para as empresas.

Mas calma, antes de pensar em preços, temos a seguir a solução que está no meio do caminho, entregando altíssima qualidade por um custo beneficio bem acessível, pois estamos falando de vários planos de contratação, e algum deles vai caber no seu orçamento.

Como a We do Logos pode me ajudar com a identidade visual?

Identidade visual é uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma empresa, basta dar uma olhada em quem domina o mercado, para ver o quanto a comunicação deles é marcante.

E isso não é por acaso, pois em meio a revolução digital dos smartphones e redes sociais, a competição ficou ainda maior, então só vai se destacar quem tem diferencial para oferecer.

Mas, ninguém vai se interessar pelo seu produto ou serviço, se ele não saltar aos olhos do potencial cliente, seja nas redes sociais, nas propagandas de TV ou até outdoors, e para isso, aposte num serviço profissional.

Na We Do Logos, desenvolvemos uma solução sensacional para construção da identidade visual da sua empresa, partindo da criação de um nome marcante, passando por um logo perfeito e complementando com sites, slogans e demais peças gráficas.

Apostamos em montar um time gigante, com os melhores designers do mercado, para aliar uma entrega de qualidade altíssima, numa velocidade boa, porque sabemos que você não tem tempo a perder.

Além de tudo, simplificamos o processo, pois nossa criação de artes consiste em 5 passos, começando pela escolha do plano, e não se preocupe, temos opções para todos os orçamentos.

Depois de escolher o plano, vamos para etapas de briefing onde colhemos todas as informações relevantes para que nosso time consiga entregar opções condizentes com a proposta da sua marca.

Sério, depois do briefing, em algumas horas você já recebe opções de artes e pode solicitar os ajustes que desejar.

Afinal, ninguém conhece sua marca melhor do que você mesmo, então nossa equipe trabalha junto contigo e por isso conseguimos entregar sempre ótimos resultados em identidade visual, e temos muitos cases e clientes satisfeitos que não nos deixam mentir.

Não perca mais tempo e tenha a identidade visual perfeita para seu negócio com a We do Logos!

Conclusão

A identidade visual sempre foi algo que destacava as melhores empresas na percepção dos consumidores, mas hoje em dia, com internet e redes sociais, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para quem quer competir em alto nível.

Lembre-se que a sua marca vai perdurar por anos, então, começar a construir uma comunicação visual coerente e coesa é um passo importante e que deve ser iniciado o quanto antes.

Se você já possui uma logo e até tem algumas peças gráficas, analise se estão alinhadas com o perfil e com os valores da sua empresa, e claro, se visualmente elas combinam entre si.

Se a resposta for sim, é um bom sinal e podemos te ajudar a aprimorar ainda mais. 

Agora, se a resposta for não, passou da hora de profissionalizar ou terceirizar a comunicação visual da sua empresa, e para fazer isso da forma mais assertiva, comece conhecendo os planos da We Do Logos, com certeza algum deles tem a entrega ideal que sua empresa precisa.

Nosso time irá rapidamente desenvolver a logo perfeita, criando a base necessária para construção de uma identidade visual impactante que vai cativar clientes e posicionar sua empresa entre os principais players do mercado.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.